O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/539 |
Resumo: | O presente trabalho é uma síntese da tese de doutoramento do autor, cujo objeto de estudo foi a constituição da disciplina Desenho na Educação Profissional brasileira entre os anos de 1909 e 1937 na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal se inicia com a criação da instituição e termina com a sua reconfiguração, que alterou a concepção de formação profissional a ser nela realizada. Alicerçados no método de interpretação histórica segundo Jörn Rüsen e inseridos nos domínios historiográficos da nova História Cultural em interface com a História da Educação, nos situamos na História das Disciplinas Escolares a partir da obra de André Chervel e das noções de representação, práticas, apropriação e circulação de ideias oriundas de Roger Chartier. Observamos que a disciplina Desenho se constituiu e reconfigurou ao longo do tempo a partir da circulação das ideias existentes sobre os seus saberes relacionados à formação de mão-de-obra, sempre justificando-se como base da formação para o trabalho, inicialmente aliada aos conhecimentos geométricos, porém com o surgimento de novos atores com protagonismo no campo da Educação Profissional brasileira, a disciplina passa por uma alteração de seu status, passando a ter seu protagonismo dividido e realocado junto a disciplina Trabalhos Manuais. |
id |
SBHMAT_3a161df49b56eea5b28fe00db027f53a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/539 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937)Desenho.Disciplinas Escolares.Educação Profissional.Escola de Aprendizes Artífices.O presente trabalho é uma síntese da tese de doutoramento do autor, cujo objeto de estudo foi a constituição da disciplina Desenho na Educação Profissional brasileira entre os anos de 1909 e 1937 na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal se inicia com a criação da instituição e termina com a sua reconfiguração, que alterou a concepção de formação profissional a ser nela realizada. Alicerçados no método de interpretação histórica segundo Jörn Rüsen e inseridos nos domínios historiográficos da nova História Cultural em interface com a História da Educação, nos situamos na História das Disciplinas Escolares a partir da obra de André Chervel e das noções de representação, práticas, apropriação e circulação de ideias oriundas de Roger Chartier. Observamos que a disciplina Desenho se constituiu e reconfigurou ao longo do tempo a partir da circulação das ideias existentes sobre os seus saberes relacionados à formação de mão-de-obra, sempre justificando-se como base da formação para o trabalho, inicialmente aliada aos conhecimentos geométricos, porém com o surgimento de novos atores com protagonismo no campo da Educação Profissional brasileira, a disciplina passa por uma alteração de seu status, passando a ter seu protagonismo dividido e realocado junto a disciplina Trabalhos Manuais.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/539Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-182447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/539/444Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juan Carlo da Cruz 2023-12-13T16:26:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/539Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) |
title |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) |
spellingShingle |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) Silva, Juan Carlo da Cruz Desenho. Disciplinas Escolares. Educação Profissional. Escola de Aprendizes Artífices. |
title_short |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) |
title_full |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) |
title_fullStr |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) |
title_sort |
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937) |
author |
Silva, Juan Carlo da Cruz |
author_facet |
Silva, Juan Carlo da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juan Carlo da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho. Disciplinas Escolares. Educação Profissional. Escola de Aprendizes Artífices. |
topic |
Desenho. Disciplinas Escolares. Educação Profissional. Escola de Aprendizes Artífices. |
description |
O presente trabalho é uma síntese da tese de doutoramento do autor, cujo objeto de estudo foi a constituição da disciplina Desenho na Educação Profissional brasileira entre os anos de 1909 e 1937 na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal se inicia com a criação da instituição e termina com a sua reconfiguração, que alterou a concepção de formação profissional a ser nela realizada. Alicerçados no método de interpretação histórica segundo Jörn Rüsen e inseridos nos domínios historiográficos da nova História Cultural em interface com a História da Educação, nos situamos na História das Disciplinas Escolares a partir da obra de André Chervel e das noções de representação, práticas, apropriação e circulação de ideias oriundas de Roger Chartier. Observamos que a disciplina Desenho se constituiu e reconfigurou ao longo do tempo a partir da circulação das ideias existentes sobre os seus saberes relacionados à formação de mão-de-obra, sempre justificando-se como base da formação para o trabalho, inicialmente aliada aos conhecimentos geométricos, porém com o surgimento de novos atores com protagonismo no campo da Educação Profissional brasileira, a disciplina passa por uma alteração de seu status, passando a ter seu protagonismo dividido e realocado junto a disciplina Trabalhos Manuais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/539 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/539/444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-18 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463434100736 |