Ensino médio integrado à educação profissional: a implementação do Programa Brasil Profissionalizado em Mossoró/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Natália
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/845
Resumo: Esta dissertação objetiva analisar a implementação do Programa Brasil Profissionalizado em Mossoró/RN como uma política pública de articulação entre o Ensino Médio e a Educação Profissional em duas escolas estaduais da Rede de Ensino de Mossoró/RN. Neste sentido, ampara-se na concepção metodológica de avaliação por análise de implementação e orienta-se pelas seguintes questões: Em qual contexto foi criado o Programa Brasil Profissionalizado? Quais as ações e medidas requeridas para viabilizar a implementação desse Programa nas escolas investigadas? Quais as condições materiais e pedagógicas ofertadas na implementação da proposta? Como são realizados o monitoramento e a avaliação da implementação da proposta? Como estão sendo articulados o Ensino Médio (integrado, concomitante e subsequente) e a Educação Profissional na implementação desse Programa nas escolas estaduais de Mossoró/RN? Para responder a essas perguntas, o percurso metodológico divide-se em três momentos: revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. O Programa justifica-se pela necessidade de expansão da oferta de Educação Profissional para a inclusão dos jovens nas atividades econômicas e sociais. Mas a análise sistematizada em torno das categorias (Políticas implementadas para a articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional, ações e medidas de implementação do Programa, condições materiais e pedagógicas, monitoramento e avaliação e possibilidades de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional na implementação do Programa) aponta para resultados que sinalizam o seguinte: alguns objetivos foram atingidos parcialmente, podendo-se citar como exemplo o objetivo de expandir o atendimento e melhorar a qualidade da oferta no que tange aos espaços físicos do ambiente das escolas, seja por construções ou reformas dessas escolas. No campo empírico, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, a implementação do Programa Brasil Profissionalizado deteve-se, principalmente, em ações de reforma e ampliação da estrutura física da escola, chegando ao final de 2015 sem ter funcionado nenhuma turma do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Sistema e Gás. Por outro lado, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, o Curso Técnico de Nível Médio em Segurança do Trabalho está em funcionamento, contudo apresenta algumas dificuldades como: falta de professores para atuarem nas disciplinas específicas, ausência da oferta de cursos de formação continuada e materiais didático- pedagógicos específicos para orientar as práticas desenvolvidas. Desse modo, o Programa pode ser considerado como mais uma política, direcionada à formação dos jovens no Brasil, fadada à descontinuidade em um futuro próximo, pelas condições apresentadas e discutidas neste trabalho.
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Como estão sendo articulados o Ensino Médio (integrado, concomitante e subsequente) e a Educação Profissional na implementação desse Programa nas escolas estaduais de Mossoró/RN? Para responder a essas perguntas, o percurso metodológico divide-se em três momentos: revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. O Programa justifica-se pela necessidade de expansão da oferta de Educação Profissional para a inclusão dos jovens nas atividades econômicas e sociais. Mas a análise sistematizada em torno das categorias (Políticas implementadas para a articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional, ações e medidas de implementação do Programa, condições materiais e pedagógicas, monitoramento e avaliação e possibilidades de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional na implementação do Programa) aponta para resultados que sinalizam o seguinte: alguns objetivos foram atingidos parcialmente, podendo-se citar como exemplo o objetivo de expandir o atendimento e melhorar a qualidade da oferta no que tange aos espaços físicos do ambiente das escolas, seja por construções ou reformas dessas escolas. No campo empírico, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, a implementação do Programa Brasil Profissionalizado deteve-se, principalmente, em ações de reforma e ampliação da estrutura física da escola, chegando ao final de 2015 sem ter funcionado nenhuma turma do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Sistema e Gás. Por outro lado, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, o Curso Técnico de Nível Médio em Segurança do Trabalho está em funcionamento, contudo apresenta algumas dificuldades como: falta de professores para atuarem nas disciplinas específicas, ausência da oferta de cursos de formação continuada e materiais didático- pedagógicos específicos para orientar as práticas desenvolvidas. Desse modo, o Programa pode ser considerado como mais uma política, direcionada à formação dos jovens no Brasil, fadada à descontinuidade em um futuro próximo, pelas condições apresentadas e discutidas neste trabalho.This work has the objective of analyzing the implementation of the program called Professionalized Brazil, in Mossoro/RN, as a public policy of articulation between Secondary School and professional education in two state schools from Mossoro’s state education network. In this sense, we are backed up by the methodological concept of assessment through implementation analysis which is guided by the following questions: Within what context was the program created? What actions and measures were required to facilitate the implementation of this program in the target schools? What are the material and pedagogical conditions offered in the implementation of the proposal? How are the monitoring and assessment of the implementation of the proposal carried out? How have the secondary school and the professional education been articulated in the implementation of this program in the state schools of Mossoro? In order to answer those questions, the methodological approach was organized in three stages: literature review, documental research and empirical research. The program is grounded by the need to expand the supply of professional education in order to include young people in the economic and social activities. But the systematic analysis of the categories (implemented policies for the articulation of the secondary school and the professional education, actions and measures to implement the program, material and pedagogical conditions, monitoring and assessment and possibilities of integrating the secondary school to the professional education in the implementation of the program) point to results that indicate the following: some objectives were partially achieved, as an example, the one that aims at expanding the service offered and improving the quality of the supply as to the physical space of schools, either by constructing new ones or reforming the existing units. In the empirical field, in the Jeronimo Rosado State School, the implementation of the program focused primarily in reform actions and expansion of the school's physical structure, yet by the end of 2015 there were not any new classes of the System and Gas Course implemented. On the other hand, at the Professor Abel Freire Coelho State School, the Occupational Safety Course is in operation, although it presents some difficulties as lack of professionals to teach some of the technical disciplines, lack of supply in the continuing education courses and of specific teaching-learning materials to guide the developed practices. Due to that, the program can be considered as a policy, aimed at training young people in Brazil, doomed to discontinuity in the near future, by the conditions presented and discussed in this work.Submitted by Patricia Regis Costa Silva (patricia.regis@ifrn.edu.br) on 2016-07-26T11:05:29Z No. of bitstreams: 1 Francisca Natália da Silva_ 24 de junho.pdf: 1414234 bytes, checksum: db31189f99999a32b26bfd31e6d2b5b0 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Regis Costa Silva (patricia.regis@ifrn.edu.br) on 2016-07-29T11:15:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisca Natália da Silva_ 24 de junho.pdf: 1414234 bytes, checksum: db31189f99999a32b26bfd31e6d2b5b0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-29T11:15:58Z (GMT). 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