Financiamento da educação profissional e tecnológica: Programa Brasil Profissionalizado
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23606 |
Resumo: | SILVA, Francisca Natália da; LIMA, Erika Roberta Silva de; SILVA, Lenina Lopes Soares; CACHO, Mylenna Vieira. Financiamento da educação profissional e tecnológica: Programa Brasil Profissionalizado. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 120-133, 2015. |
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Financiamento da educação profissional e tecnológica: Programa Brasil ProfissionalizadoVocational and technological education funding: professionalized Brazil programFinanciamento da educaçãoEducação profissionalPrograma Brasil profissionalizadoSILVA, Francisca Natália da; LIMA, Erika Roberta Silva de; SILVA, Lenina Lopes Soares; CACHO, Mylenna Vieira. Financiamento da educação profissional e tecnológica: Programa Brasil Profissionalizado. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 120-133, 2015.In the formulation, management and implementation of policies and educational programs, the systematization of resources is an indispensable condition. In this article, the funding of vocational education is discussed with emphasis on the Professionalized Brazil Program as public policy of vocational education. The following questions guide the discussion: How does the financing of Vocational Education in Brazil occur? What educational policies fall into this category? Once the Professionalized Brazil Program is a Vocational Education funding policy, how has it being implemented in the country? What are the similarities and differences between this public policy and the others focusing on professional education, implemented in Brazil in the XXI century? The theme is grounded in Oliveira (2012), Ramos (2012), Grabowski; Ribeiro (2010), Kuenzer; Grabowski (2006), Grabowski (2010) and Nascimento (2012). In addition to the literature review, a research was conducted at the Indicators Management Platform (PGI) of Brazil, which presents the historical series provided by sectoral bodies. Indicators of the publication of Government Budget from 2003 to 2010 were found in the research as to the financing of Vocational Education. After the analysis, the results indicate that the distribution of the Vocational Education fundings occurs mainly through policies and government programs. Moreover, it was found that there is not a percentage of resources and perennial sources to be invested in the implementation of policies and programs of this type.No processo de formulação, gestão e implementação de políticas e programas educacionais, a sistematização de recursos faz-se condição indispensável. Neste artigo, discute-se o financiamento da Educação Profissional com ênfase no Programa Brasil Profissionalizado como política pública de Educação Profissional. Os seguintes questionamentos orientam a discussão: Como ocorre o financiamento da Educação Profissional no Brasil? Quais políticas educacionais enquadram-se nessa categoria? Sendo o Programa Brasil Profissionalizado uma política de financiamento da Educação Profissional, como vem sendo implementada no país? Quais as semelhanças e divergências dessa política pública em relação às demais, com foco na Educação Profissional, implantadas no Brasil no século XXI? A fundamentação da temática pauta-se em Oliveira (2012), Ramos (2012), Grabowski e Ribeiro (2010), Kuenzer e Grabowski (2006), Grabowski (2010) e Nascimento (2012). Além da revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa na Plataforma de Gestão de Indicadores (PGI) do Brasil que apresenta as séries históricas fornecidas pelos órgãos setoriais. Na pesquisa foram localizados indicadores de publicação do Balanço de Governo do período de 2003 a 2010 referentes ao financiamento da Educação Profissional. Após a análise, os resultados sinalizam que a distribuição do financiamento da Educação Profissional acontece principalmente por meio de políticas e programas de governo. Além disso, identifica-se que não existe um percentual de recursos e fontes perenes para serem investidos na implementação das políticas e programas dessa modalidade.Revista Labor2017-06-26T13:31:02Z2017-06-26T13:31:02Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSilva, F. N.; Lima, E. R. S.; Silva, L. L. S.; Cacho, M. V. (2015)1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23606Silva, Francisca Natália daLima, Erika Roberta Silva deSilva, Lenina Lopes SoaresCacho, Mylenna Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:42:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23606Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:26.626539Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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