O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Júnior, Marcelino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1455
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, de caráter exploratório-descritivo, respaldado em fontes bibliográficas secundárias tem como objetivo avaliar os impactos advindos da água de lastro, (água oriunda dos mares, lançada e recebida, pelas embarcações no modal aquaviário) na dinâmica do comércio exterior. Diversos foram os autores, organizações, documentos e normatizações, que embasaram essa pesquisa, a citar: Bourdieu e Wacquant (2002); Hayeck (1987);Giddens (2000); Herz; Hoffmann, (2004); Keohane (2005);  Bruno (2017); Brunkhorst (2011); Galito, (2011); Thorthensen  (1998); Appleyard et. al (2010); Mendonça (2013); Seitenfus (2004); Zambobi et.al (2015); Obregón e Fabriz (2015); Serafin e Henkes (2013); Carmo (2006); ONU (2017); Globallast (2016); IMO (2017); Camacho (2007); Mead (1995); Dye (1984); Frey (2000); Souza (2006); Cury ((2005); Soares (2004), NORMAM (2014); Land (2003); Zanella (2010); Sousa, (2002). Múltiplos aspectos são abordados, tais como a dinâmica do comércio internacional: do cenário global à atualidade; a Organização Mundial do Comércio na atual conjuntura; O comércio exterior e as ações mitigadoras dos fenômenos impactantes ao ecossistema marinho (ambiente natural dos mares, por onde navegam as embarcações no transporte internacional). Das diferentes possíveis conclusões destacam-se as imprescindíveis correlações entre o comércio internacional e a sustentabilidade sócio-econômico-ambiental. Isto porque as relações de comércio entre as nações, intensamente vinculadas ao ambiente aquaviário dependerão da sua preservação. Sendo assim, conclui-se que a preservação ambiental e a integração econômica por meio do modal aquaviário dependerão de inúmeros elementos, dentre os quais, as normatizações supranacionais, resguardadas as regulamentações inerentes a cada Estado-Nação. Para tal integração protagonizam esse cenário diversos organismos, tais como a Organização Marítima Internacional. Dentre as copiosas constatações, por fim conclui-se que deve haver transversalidade nas relações do comércio internacional, da manutenção da biota e dos ecossistemas. Isto porque para haver desenvolvimento prescinde impacto ambiental danoso.
id IFRN_0b2eb4418f2b2191fc968cb6ea5752dc
oai_identifier_str oai:localhost:1044/1455
network_acronym_str IFRN
network_name_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
repository_id_str
spelling 2018-02-26T12:45:58Z2018-02-26T12:45:58Z2017-12-15FERNANDES JÚNIOR, Marcelino. O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional. 38 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduado em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1455O presente trabalho de conclusão de curso, de caráter exploratório-descritivo, respaldado em fontes bibliográficas secundárias tem como objetivo avaliar os impactos advindos da água de lastro, (água oriunda dos mares, lançada e recebida, pelas embarcações no modal aquaviário) na dinâmica do comércio exterior. Diversos foram os autores, organizações, documentos e normatizações, que embasaram essa pesquisa, a citar: Bourdieu e Wacquant (2002); Hayeck (1987);Giddens (2000); Herz; Hoffmann, (2004); Keohane (2005);  Bruno (2017); Brunkhorst (2011); Galito, (2011); Thorthensen  (1998); Appleyard et. al (2010); Mendonça (2013); Seitenfus (2004); Zambobi et.al (2015); Obregón e Fabriz (2015); Serafin e Henkes (2013); Carmo (2006); ONU (2017); Globallast (2016); IMO (2017); Camacho (2007); Mead (1995); Dye (1984); Frey (2000); Souza (2006); Cury ((2005); Soares (2004), NORMAM (2014); Land (2003); Zanella (2010); Sousa, (2002). Múltiplos aspectos são abordados, tais como a dinâmica do comércio internacional: do cenário global à atualidade; a Organização Mundial do Comércio na atual conjuntura; O comércio exterior e as ações mitigadoras dos fenômenos impactantes ao ecossistema marinho (ambiente natural dos mares, por onde navegam as embarcações no transporte internacional). Das diferentes possíveis conclusões destacam-se as imprescindíveis correlações entre o comércio internacional e a sustentabilidade sócio-econômico-ambiental. Isto porque as relações de comércio entre as nações, intensamente vinculadas ao ambiente aquaviário dependerão da sua preservação. Sendo assim, conclui-se que a preservação ambiental e a integração econômica por meio do modal aquaviário dependerão de inúmeros elementos, dentre os quais, as normatizações supranacionais, resguardadas as regulamentações inerentes a cada Estado-Nação. Para tal integração protagonizam esse cenário diversos organismos, tais como a Organização Marítima Internacional. Dentre as copiosas constatações, por fim conclui-se que deve haver transversalidade nas relações do comércio internacional, da manutenção da biota e dos ecossistemas. Isto porque para haver desenvolvimento prescinde impacto ambiental danoso.This exploratory-descriptive, completion of course work supported by secondary bibliographic sources, aims to evaluate the impact of ballast water (water from the seas, launched and received by vessels in the waterway model) in the dynamics of foreign trade. Several authors, organizations, documents and regulations have supported this research, including: Bourdieu and Wacquant (2002); Hayeck (1987), Giddens (2000); Herz; Hoffmann, (2004); Keohane (2005); Bruno (2017); Brunkhorst (2011); Galito, (2011); Thorthensen (1998); Appleyard et. al (2010); Mendonça (2013); Seitenfus (2004); Zambobi et al, (2015); Obregón and Fabriz (2015); Serafin and Henkes (2013); Carmo (2006); Onu (2017); Globallast (2016); IMO (2017); Camacho (2007); Mead (1995); Dye (1984); Frey (2000); Souza (2006); A lot of aspects are addressed, such as the dynamics of international trade: from the global scenario to the present day , the World Trade Organization in the current conjuncture, the foreign trade and the mitigating actions of the phenomena impacting the marine ecosystem (sea’s natural enviroment where are international ships).Of the several possible conclusions stand out the indispensable correlations between the international trade and the socio-economic-environmental sustainability. Because this, the nation’s relationships of commerce are linked with sea’s environment preservation. In this way, it will be concluded that environmental preservation and economic integration by means of waterway modalities will depend on supranational regulations, subject to the inherent regulations, also each nation-state. For this integration, several organizations, such as the International Maritime Organization Among the various findings, it is finally concluded that there must be transversality in the relations of international trade, the maintenance of biota and ecosystems. This is because in development actions, no harmful environmental impact will be.Submitted by Elisangela Cabral de Meireles (elisangela.meireles@ifrn.edu.br) on 2018-01-12T14:55:33Z No. of bitstreams: 1 Monografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdf: 724298 bytes, checksum: e2832b4f18757c6665e3d17c415ec42d (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Nascimento Augusto Dutra Alves (tatiana.dutra@ifrn.edu.br) on 2018-02-26T12:45:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdf: 724298 bytes, checksum: e2832b4f18757c6665e3d17c415ec42d (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-26T12:45:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdf: 724298 bytes, checksum: e2832b4f18757c6665e3d17c415ec42d (MD5) Previous issue date: 2017-12-15porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralComércio ExteriorComércio ExteriorTransporte InternacionalÁgua de lastroInternational TradeInternational TransportBallast WaterO comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMeireles, Elisangela CabralCV: http://lattes.cnpq.br/3718867142827154Guerra, Lenin Cavalcanti BritoCV: http://lattes.cnpq.br/4855963921757968Araújo, Renato Samuel BarbosaCV: http://lattes.cnpq.br/8844681795357306CV: http://lattes.cnpq.br/5320873230154531Fernandes Júnior, Marcelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILMonografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdf.jpgMonografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4761http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/4/Monografia+Marcelino+corrigida+para+MEMORIA.pdf.jpgf3fbbefdcf34482eaf8cdd63f2d2e3feMD54TEXTMonografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdf.txtMonografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdf.txtExtracted texttext/plain71525http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/3/Monografia+Marcelino+corrigida+para+MEMORIA.pdf.txt76b6a21e85f37135bf65447efbb5b721MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMonografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdfMonografia Marcelino corrigida para MEMORIA.pdfapplication/pdf724298http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/1/Monografia+Marcelino+corrigida+para+MEMORIA.pdfe2832b4f18757c6665e3d17c415ec42dMD511044/14552018-02-26 10:00:11.023oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2018-02-26T13:00:11Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
title O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
spellingShingle O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
Fernandes Júnior, Marcelino
Comércio Exterior
Comércio Exterior
Transporte Internacional
Água de lastro
International Trade
International Transport
Ballast Water
title_short O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
title_full O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
title_fullStr O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
title_full_unstemmed O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
title_sort O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional
author Fernandes Júnior, Marcelino
author_facet Fernandes Júnior, Marcelino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meireles, Elisangela Cabral
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv CV: http://lattes.cnpq.br/3718867142827154
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv CV: http://lattes.cnpq.br/4855963921757968
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araújo, Renato Samuel Barbosa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv CV: http://lattes.cnpq.br/8844681795357306
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv CV: http://lattes.cnpq.br/5320873230154531
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Júnior, Marcelino
contributor_str_mv Meireles, Elisangela Cabral
Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
Araújo, Renato Samuel Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comércio Exterior
topic Comércio Exterior
Comércio Exterior
Transporte Internacional
Água de lastro
International Trade
International Transport
Ballast Water
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Exterior
Transporte Internacional
Água de lastro
International Trade
International Transport
Ballast Water
description O presente trabalho de conclusão de curso, de caráter exploratório-descritivo, respaldado em fontes bibliográficas secundárias tem como objetivo avaliar os impactos advindos da água de lastro, (água oriunda dos mares, lançada e recebida, pelas embarcações no modal aquaviário) na dinâmica do comércio exterior. Diversos foram os autores, organizações, documentos e normatizações, que embasaram essa pesquisa, a citar: Bourdieu e Wacquant (2002); Hayeck (1987);Giddens (2000); Herz; Hoffmann, (2004); Keohane (2005);  Bruno (2017); Brunkhorst (2011); Galito, (2011); Thorthensen  (1998); Appleyard et. al (2010); Mendonça (2013); Seitenfus (2004); Zambobi et.al (2015); Obregón e Fabriz (2015); Serafin e Henkes (2013); Carmo (2006); ONU (2017); Globallast (2016); IMO (2017); Camacho (2007); Mead (1995); Dye (1984); Frey (2000); Souza (2006); Cury ((2005); Soares (2004), NORMAM (2014); Land (2003); Zanella (2010); Sousa, (2002). Múltiplos aspectos são abordados, tais como a dinâmica do comércio internacional: do cenário global à atualidade; a Organização Mundial do Comércio na atual conjuntura; O comércio exterior e as ações mitigadoras dos fenômenos impactantes ao ecossistema marinho (ambiente natural dos mares, por onde navegam as embarcações no transporte internacional). Das diferentes possíveis conclusões destacam-se as imprescindíveis correlações entre o comércio internacional e a sustentabilidade sócio-econômico-ambiental. Isto porque as relações de comércio entre as nações, intensamente vinculadas ao ambiente aquaviário dependerão da sua preservação. Sendo assim, conclui-se que a preservação ambiental e a integração econômica por meio do modal aquaviário dependerão de inúmeros elementos, dentre os quais, as normatizações supranacionais, resguardadas as regulamentações inerentes a cada Estado-Nação. Para tal integração protagonizam esse cenário diversos organismos, tais como a Organização Marítima Internacional. Dentre as copiosas constatações, por fim conclui-se que deve haver transversalidade nas relações do comércio internacional, da manutenção da biota e dos ecossistemas. Isto porque para haver desenvolvimento prescinde impacto ambiental danoso.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-26T12:45:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-26T12:45:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES JÚNIOR, Marcelino. O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional. 38 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduado em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1455
identifier_str_mv FERNANDES JÚNIOR, Marcelino. O comércio exterior e a sustentabilidade ambiental: os impactos advindos da água de lastro no transporte marítimo internacional. 38 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduado em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv IFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Natal - Central
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
collection Repositório Institucional Memoria (IFRN)
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/4/Monografia+Marcelino+corrigida+para+MEMORIA.pdf.jpg
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/3/Monografia+Marcelino+corrigida+para+MEMORIA.pdf.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/2/license.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1455/1/Monografia+Marcelino+corrigida+para+MEMORIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3fbbefdcf34482eaf8cdd63f2d2e3fe
76b6a21e85f37135bf65447efbb5b721
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e2832b4f18757c6665e3d17c415ec42d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv memoria@ifrn.edu.br
_version_ 1809748220177285120