A importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nino, Alexandre Antonio dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71341
Resumo: Este trabalho analisou a importância que o Porto Seco Rodoviário tem para a cidade de Uruguaiana, seus reflexos positivos para empregabilidade da população e para a arrecadação municipal, também verificou que qualquer desajuste na política do comércio bilateral Brasil-Argentina influencia diretamente no movimento de cargas e na comunidade local. Foram realizadas pesquisas e visitas aos órgãos representativos dos diversos atores envolvidos no Comércio e no Transporte Internacional para o aprofundamento do tema e um estudo da legislação que regula o setor. O MERCOSUL foi criado em 1991, e foi determinante para o crescimento do comércio bilateral entre Brasil e a Argentina, alcançando hoje cifras superiores a trinta e dois bilhões de dólares, colocando a Argentina como segunda parceira comercial do Brasil, somente atrás dos Estados Unidos da América. Pela proximidade dos principais centros produtores e consumidores de ambos os países, que variam de 1500 à 2900 Km, o modal de transporte escolhido foi o rodoviário. A cidade de Uruguaiana por sua posição geográfica e estratégica foi a que mais se beneficiou do incremento do Transporte Internacional de Cargas e do Comércio exterior entre os países. Análises apontam que hoje no município de Uruguaiana, quase dez mil pessoas trabalham em função do comércio exterior ou do transporte de carga, o que representa 10,78% da PEA (População Economicamente Ativa) do município, gerando novas oportunidades de emprego, propiciando a criação de curso de formação na área e movimentando a economia do Cidade. Estimativas dos órgãos envolvidos apontam para uma arrecadação de impostos federais na cidade próxima a um bilhão de reais, somente com o comércio exterior e o transporte internacional. Como não existe comércio exterior sem um transporte internacional efetivo, competitivo e confiável, o mesmo cresceu na mesma proporção que o comércio exterior, sendo que a principal modalidade ainda é o rodoviário. Anualmente cruzam por Uruguaiana mais de 150.000 veículos de carga, levando ou trazendo mercadorias da Argentina e do Chile, e em pequena escala do Uruguai, Peru e Bolívia. O Transporte internacional é um grande negócio em Uruguaiana, são mais de cento e setenta empresas de transporte, e destas, sessenta e nove tem escritórios ou representação na cidade. Uruguaiana possui 1573 caminhões tratores, tipo carretas, usados no Transporte Internacional, emplacados na cidade. Em números absolutos é a quinta maior frota deste tipo de veículos no estado e a quinquagésima no Brasil, mas é a primeira em números percentuais do Rio Grande do Sul, ou seja, um caminhão trator para cada grupo de 80 habitantes. O Porto Seco Rodoviário é administrado pela empresa Elog, e abriga em seu interior todas as organizações necessárias para o pleno funcionamento do Comércio e do Transporte Internacional, está instalado numa área de 167.000 metros quadrados e tem capacidade para estacionamento com segurança, para até 880 caminhões simultaneamente. Seus concorrentes são o Porto Seco Ferroviário, localizado a menos de 1 km e o CUF (Centro Unificado de Fronteira) em São Borja, distante 180Km de Uruguaiana. A cidade de Uruguaiana não tem políticas públicas voltadas para o setor de transporte e não são criados incentivos para que mais empresas de transporte estabeleçam-se no município. Os poucos cursos profissionais existentes são de iniciativas do SEST-SENAT ou do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.
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Pela proximidade dos principais centros produtores e consumidores de ambos os países, que variam de 1500 à 2900 Km, o modal de transporte escolhido foi o rodoviário. A cidade de Uruguaiana por sua posição geográfica e estratégica foi a que mais se beneficiou do incremento do Transporte Internacional de Cargas e do Comércio exterior entre os países. Análises apontam que hoje no município de Uruguaiana, quase dez mil pessoas trabalham em função do comércio exterior ou do transporte de carga, o que representa 10,78% da PEA (População Economicamente Ativa) do município, gerando novas oportunidades de emprego, propiciando a criação de curso de formação na área e movimentando a economia do Cidade. Estimativas dos órgãos envolvidos apontam para uma arrecadação de impostos federais na cidade próxima a um bilhão de reais, somente com o comércio exterior e o transporte internacional. Como não existe comércio exterior sem um transporte internacional efetivo, competitivo e confiável, o mesmo cresceu na mesma proporção que o comércio exterior, sendo que a principal modalidade ainda é o rodoviário. Anualmente cruzam por Uruguaiana mais de 150.000 veículos de carga, levando ou trazendo mercadorias da Argentina e do Chile, e em pequena escala do Uruguai, Peru e Bolívia. O Transporte internacional é um grande negócio em Uruguaiana, são mais de cento e setenta empresas de transporte, e destas, sessenta e nove tem escritórios ou representação na cidade. Uruguaiana possui 1573 caminhões tratores, tipo carretas, usados no Transporte Internacional, emplacados na cidade. Em números absolutos é a quinta maior frota deste tipo de veículos no estado e a quinquagésima no Brasil, mas é a primeira em números percentuais do Rio Grande do Sul, ou seja, um caminhão trator para cada grupo de 80 habitantes. O Porto Seco Rodoviário é administrado pela empresa Elog, e abriga em seu interior todas as organizações necessárias para o pleno funcionamento do Comércio e do Transporte Internacional, está instalado numa área de 167.000 metros quadrados e tem capacidade para estacionamento com segurança, para até 880 caminhões simultaneamente. Seus concorrentes são o Porto Seco Ferroviário, localizado a menos de 1 km e o CUF (Centro Unificado de Fronteira) em São Borja, distante 180Km de Uruguaiana. A cidade de Uruguaiana não tem políticas públicas voltadas para o setor de transporte e não são criados incentivos para que mais empresas de transporte estabeleçam-se no município. Os poucos cursos profissionais existentes são de iniciativas do SEST-SENAT ou do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.Este estudio examinó la importancia de la Carretera Puerto Seco tiene para la ciudad de Uruguaiana, su impacto positivo para la empleabilidad y para los ingresos tributarios municipales, también encontró que cualquier desajuste en la política entre Brasil y Argentina comercio bilateral directamente influye en el movimiento de carga y en la comunidad local. Se realizaron encuestas y visitas a los órganos de representación de los diversos actores involucrados en el Comercio Internacional y Transporte para la profundización del tema y un estudio de la legislación que regula el sector. El MERCOSUR fue creado en 1991, y fue crucial para el crecimiento del comercio bilateral entre Brasil y Argentina, alcanzando cifras de hoy en día superior a treinta y dos millones de dólares, colocando a la Argentina como el segundo socio comercial de Brasil, sólo por detrás de los Estados Unidos de América . La proximidad de los principales centros productores y consumidores de ambos países, que van desde 1500 hasta 2900 km, el medio de transporte elegido fue el camino. La ciudad de Uruguaiana por su posición geográfica estratégica y fue la más beneficiada por el incremento en el Transporte Internacional de Carga y Comercio Exterior entre los países. Análisis indican que hoy en día la ciudad de Uruguaiana, cerca de diez mil personas trabajan de acuerdo con el tráfico o el transporte de carga, lo que representa 10,78% de la PEA (Población Económicamente Activa) en la ciudad, generando nuevas oportunidades de empleo, siempre que el la creación de cursos de formación en el área y mover la economía de la ciudad. Las estimaciones de los órganos que apuntan a un ingreso fiscal federal en la ciudad, junto a mil millones de dólares, sólo con el comercio exterior y transporte internacional. Como no hay comercio sin un efectivo transporte marítimo internacional, competitiva y fiable, ha crecido en proporción al comercio exterior, y el modo primario sigue siendo el camino. Anualmente cruz por Uruguaiana más de 150.000 vehículos de carga, llevando o trayendo productos de Argentina y Chile, y la escala pequeña de Uruguay, Perú y Bolivia. El transporte internacional es un gran problema en Uruguaiana son más de ciento setenta empresas de transporte, y de éstos, el sesenta y nueve tiene oficinas o representación en la ciudad. Uruguaiana tiene 1573 cabezas tractoras, remolques tipo, utilizados en el transporte internacional, emplacados en la ciudad. En números absolutos es la quinta más grande de la flota de vehículos de este tipo en el estado y cincuenta en Brasil, pero es el primero de los números porcentuales de Rio Grande do Sul, o un camión tractor por cada grupo de 80 residentes. El Camino Puerto Seco está gestionado por la empresa Elog, y alberga en su interior todas las organizaciones necesarias para un funcionamiento totalmente Comercio y Transporte Internacional, está instalado en un área de 167.000 metros cuadrados y tiene capacidad para garantizar aparcamiento con capacidad para 880 camiones simultáneamente. Sus competidores son Porto Seco Rail, situado a menos de 1 km y CUF (Centro Unificado de Frontera) en San Borja, a 180 kilómetros de distancia de Uruguaiana. La ciudad cuenta con políticas públicas Uruguaiana para el sector del transporte y no se crea más incentivos para que las empresas de transporte para establecer aquí, los cursos de formación profesional son pocas las iniciativas existentes SESC-Senat o la Unión de Agentes Aduanales.application/pdfporLogísticaTransporte internacionalComércio exteriorUruguaiana (RS)LogísticaComercio exteriorTransporte internacionalA importância do transporte internacional para a cidade de Uruguaianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000870918.pdf000870918.pdfTexto completoapplication/pdf1000538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/1/000870918.pdf0603e44daa673821b8db41c76521c177MD51TEXT000870918.pdf.txt000870918.pdf.txtExtracted Texttext/plain91022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/2/000870918.pdf.txt931c954647f858feb4a87c1e44350b43MD52THUMBNAIL000870918.pdf.jpg000870918.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71341/3/000870918.pdf.jpg59f80a19b0156b001471240482e3067bMD5310183/713412018-10-17 07:32:25.585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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