Evasão no ensino à distância: um estudo de caso no curso de segurança do trabalho no campus São Gonçalo do Amarante – RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/376 |
Resumo: | É notável o crescimento quantitativo pelo qual passaram nos últimos anos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por todo o Brasil. No estado do Rio Grande do Norte não foi diferente. Ao se discutir as problemáticas da Instituição, encontramos a evasão como um problema a ser considerado. Especialmente, no âmbito do IFRN, que trabalha em modalidades, de ensino técnico, tão distintas, a saber: Técnico Integrado, Subsequente presencial e a distância e o PROEJA. Desta forma, em se tratando de públicos variados, selecionamos o Ensino a Distância no qual será estudado os motivos do abandono e das reprovações que, talvez, sejam gerados pela i) desmotivação dos alunos e/ou professores ii) falta de demanda do mercado em absorver os estudantes ou iii) deficiência na base educacional desses alunos ou por outros tantos possíveis motivos. O Ensino a Distância-EaD, apesar de ser caracterizado como um sistema formal de educação, possui vertentes da educação não-formal. Sabe-se que este modelo é bem mais flexível que o modelo formal, além de basear-se na motivação intrínseca dos estudantes, que procuram a aprendizagem por conta própria. Importante, também, analisar até onde o sistema informal de educação, que refere-se as demais aprendizagens não organizadas, pode interferir nesse tipo de ensino. Para realização deste estudo, algumas ferramentas, tais como a avaliação institucional, podem e devem ser usadas para a identificação dos problemas e a adoção de melhorias, bem como a realização de entrevistas com os alunos que abandonaram e/ou reprovaram. Segundo o SINAES, a Avaliação Institucional é bem complexa e necessita da participação de todos os segmentos participantes da Instituição: servidores, discentes, alunos egressos e representantes da sociedade civil. A avaliação é preciso ser concebida de forma humana e política. Os recursos de avaliação serão questionários específicos para cada um dos segmentos e metodologias qualitativas quando necessário. O objetivo é que cada membro da Instituição a avalie a partir de sua inserção específica e seja, também, desse modo, avaliado, quando for o caso. Em uma pesquisa acadêmica, faz-se necessário que o projeto tenha uma relevância social e científica satisfatória. Nesse sentido, a relevância social deste estudo encontra-se em proporcionar à população uma maior permanência na escola. Quanto à relevância científica, espera-se que o estudo seja uma ferramenta norteadora para as tomadas de decisões no âmbito escolar, auxiliando alunos, professores e gestores no dia a dia de uma organização escolar. |
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O Ensino a Distância-EaD, apesar de ser caracterizado como um sistema formal de educação, possui vertentes da educação não-formal. Sabe-se que este modelo é bem mais flexível que o modelo formal, além de basear-se na motivação intrínseca dos estudantes, que procuram a aprendizagem por conta própria. Importante, também, analisar até onde o sistema informal de educação, que refere-se as demais aprendizagens não organizadas, pode interferir nesse tipo de ensino. Para realização deste estudo, algumas ferramentas, tais como a avaliação institucional, podem e devem ser usadas para a identificação dos problemas e a adoção de melhorias, bem como a realização de entrevistas com os alunos que abandonaram e/ou reprovaram. Segundo o SINAES, a Avaliação Institucional é bem complexa e necessita da participação de todos os segmentos participantes da Instituição: servidores, discentes, alunos egressos e representantes da sociedade civil. A avaliação é preciso ser concebida de forma humana e política. Os recursos de avaliação serão questionários específicos para cada um dos segmentos e metodologias qualitativas quando necessário. O objetivo é que cada membro da Instituição a avalie a partir de sua inserção específica e seja, também, desse modo, avaliado, quando for o caso. Em uma pesquisa acadêmica, faz-se necessário que o projeto tenha uma relevância social e científica satisfatória. Nesse sentido, a relevância social deste estudo encontra-se em proporcionar à população uma maior permanência na escola. Quanto à relevância científica, espera-se que o estudo seja uma ferramenta norteadora para as tomadas de decisões no âmbito escolar, auxiliando alunos, professores e gestores no dia a dia de uma organização escolar.Submitted by Andre Luiz Ferreira de Oliveira (andre.oliveira@ifrn.edu.br) on 2015-11-23T10:24:52Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA(167).docx: 301384 bytes, checksum: 06e02e9ce2a8ccbde1ba922f34f33c34 (MD5)Approved for entry into archive by Jose Yvan Pereira Leite (jyp.leite@ifrn.edu.br) on 2015-11-23T11:18:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA(167).docx: 301384 bytes, checksum: 06e02e9ce2a8ccbde1ba922f34f33c34 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-23T11:18:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA(167).docx: 301384 bytes, checksum: 06e02e9ce2a8ccbde1ba922f34f33c34 (MD5) Previous issue date: 2013-12Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação. Universidade do Minho. 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