HISTÓRICO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Eloisa Varela Cardoso de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: AZEVEDO, Márcio Adriano de, CACHO, Mylenna Vieira, MEDEIROS, Dayvyd Lavaniery Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/412
Resumo: O presente trabalho tem por escopo apresentar o histórico, as perspectivas e os desafios do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, uma política pública de educação, executada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para a realização do trabalho em tela, optou-se por alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica e a análise documental. Como recorte de pesquisa em andamento no mestrado acadêmico em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento de ações educacionais vinculadas as realidades dos Projetos de Assentamentos Federais.
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Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: 2009. ______. Decreto n. 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília: 2010. ______. II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2015. CALDART, Roseli Salete. Elementos para Construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: MÔNICA CASTAGNA MOLINA; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). (Brasil). Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo (Org.). Por uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do campo. Brasília: Nead, 2004. p. 13-52. CARVALHO, Georgina N. K.; REIS, Neila Silva; HAGE, Salomão Mufarrej. 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IN: SANTOS, Clarice Aparecida dos; MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). Memória e História do PRONERA: Contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2010. SANTOS, Clarice Aparecida O PRONERA e as Políticas Públicas de Educação do Campo – Uma reflexão em perspectiva para subsidiar o futuro. IN: SANTOS, Clarice Aparecida dos; MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). Memória e História do PRONERA: Contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2010. SILVA, Maria do Socorro. Da Raiz à Flor: Produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In: BRASIL. Mônica Castagna Molina. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Educação do Campo e Pesquisa: Questões para reflexão. Brasília: Nead, 2006. p. 60-93.2358-8829http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/412O presente trabalho tem por escopo apresentar o histórico, as perspectivas e os desafios do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, uma política pública de educação, executada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para a realização do trabalho em tela, optou-se por alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica e a análise documental. Como recorte de pesquisa em andamento no mestrado acadêmico em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento de ações educacionais vinculadas as realidades dos Projetos de Assentamentos Federais.This work is to present the historical scope, prospects and challenges of the program National Education in Agrarian Reform - PRONERA, a public policy education, performed by Ministry of Agrarian Development - MDA, through the National Institute of Colonization and Reform Land - INCRA. To carry out the work in question, it chose some theoretical and methodological procedures, as the literature review and document analysis. As research into crop progress in the academic master's degree in Professional Education of the Federal Institute of Education, Science and Rio Grande do Norte technology - IFRN, covering aspects related to development actions Educational linked the realities of Settlements Federal Projects.Submitted by Mylenna Vieira Cacho (mylenna.vieira@ifrn.edu.br) on 2015-12-29T14:09:00Z No. of bitstreams: 1 II CONEDU - Eloisa, Márcio, Mylenna, Dayvyd.pdf: 434331 bytes, checksum: e958b93447ef19b166e2b87459ae9119 (MD5)Approved for entry into archive by Jose Yvan Pereira Leite (jyp.leite@ifrn.edu.br) on 2015-12-30T13:06:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 II CONEDU - Eloisa, Márcio, Mylenna, Dayvyd.pdf: 434331 bytes, checksum: e958b93447ef19b166e2b87459ae9119 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-30T13:06:53Z (GMT). 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