Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Anna Raquel da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1472
Resumo: Este trabalho apresenta a utilização do Scratch - software educacional baseado em uma linguagem de blocos - e da Computação Desplugada como ferramentas de introdução ao Pensamento Computacional, considerando as contribuições pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem, identificadas por meio de um relato de experiências vivenciadas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Informática. Para a concepção deste trabalho foram realizadas duas oficinas, a primeira no ano de 2015 e a segunda em 2016, utilizando metodologias distintas. As oficinas aconteceram em uma escola pública estadual localizada na Zona Norte de Natal/RN, cujo público-alvo foram alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho é baseada na pesquisa-ação (LEWIN, 1946). Apresenta-se ainda uma análise comparativa das metodologias empregadas nas duas edições da oficina, entre as quais está a utilização da Hora do Código, e suas implicações nos projetos finais. Após analisar os resultados alcançados, considera-se que é possível introduzir o conceito de Pensamento Computacional no Ensino Médio, tendo em vista permitir que os alunos sejam atores no processo de ensino e aprendizagem, além de tornar as aulas dinâmicas e promover um espaço de descontração, mesmo quando exige-se concentração e raciocínio lógico para a resolução de problemas.
id IFRN_5ba6b4e544ff59e79cb9dbafbb1b5339
oai_identifier_str oai:localhost:1044/1472
network_acronym_str IFRN
network_name_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
repository_id_str
spelling 2018-04-03T17:00:56Z2018-04-03T17:00:56Z2017-12-20MARINHO, Anna Raquel da Silva. Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1472Submitted by Alba Sandyra Bezerra Lopes (alba.lopes@ifrn.edu.br) on 2018-03-20T23:33:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_AnnaRaqueldaSM_Final.pdf: 1613291 bytes, checksum: 48edb0969f7f7db21bd6ca6033b4fb86 (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti (vanessa.cavalcanti@ifrn.edu.br) on 2018-04-03T17:00:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_AnnaRaqueldaSM_Final.pdf: 1613291 bytes, checksum: 48edb0969f7f7db21bd6ca6033b4fb86 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-03T17:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_AnnaRaqueldaSM_Final.pdf: 1613291 bytes, checksum: 48edb0969f7f7db21bd6ca6033b4fb86 (MD5) Previous issue date: 2017-12-20Este trabalho apresenta a utilização do Scratch - software educacional baseado em uma linguagem de blocos - e da Computação Desplugada como ferramentas de introdução ao Pensamento Computacional, considerando as contribuições pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem, identificadas por meio de um relato de experiências vivenciadas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Informática. Para a concepção deste trabalho foram realizadas duas oficinas, a primeira no ano de 2015 e a segunda em 2016, utilizando metodologias distintas. As oficinas aconteceram em uma escola pública estadual localizada na Zona Norte de Natal/RN, cujo público-alvo foram alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho é baseada na pesquisa-ação (LEWIN, 1946). Apresenta-se ainda uma análise comparativa das metodologias empregadas nas duas edições da oficina, entre as quais está a utilização da Hora do Código, e suas implicações nos projetos finais. Após analisar os resultados alcançados, considera-se que é possível introduzir o conceito de Pensamento Computacional no Ensino Médio, tendo em vista permitir que os alunos sejam atores no processo de ensino e aprendizagem, além de tornar as aulas dinâmicas e promover um espaço de descontração, mesmo quando exige-se concentração e raciocínio lógico para a resolução de problemas.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - Zona NorteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAScratchComputação DesplugadaPensamento ComputacionalPIBIDEnsino MédioScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLopes, Alba Sandyra Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/2530210583057739Souza, Givanaldo Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/7293405724205132Lopes, Alba Sandrya BezerraSouza, Givanaldo Rocha deSilva Júnior, Francisco das Chagas daMoreira, Keila Cruzhttp://lattes.cnpq.br/0853044837235024Marinho, Anna Raquel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio.pdf.jpgScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4682http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/5/Scratch+e+computa%C3%A7%C3%A3o+desplugada+como+ferramenta+de+introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+pensamento+computacional+no+Ensino+M%C3%A9dio.pdf.jpgf21789741549f44dd7d355fae8f00306MD55TEXTScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio.pdf.txtScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio.pdf.txtExtracted texttext/plain100709http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/4/Scratch+e+computa%C3%A7%C3%A3o+desplugada+como+ferramenta+de+introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+pensamento+computacional+no+Ensino+M%C3%A9dio.pdf.txtdc42ef06262098984c1a9d7d6d2e7e8bMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio.pdfScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio.pdfapplication/pdf1613291http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/3/Scratch+e+computa%C3%A7%C3%A3o+desplugada+como+ferramenta+de+introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+pensamento+computacional+no+Ensino+M%C3%A9dio.pdf48edb0969f7f7db21bd6ca6033b4fb86MD531044/14722018-04-03 15:09:18.528oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2018-04-03T18:09:18Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
title Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
spellingShingle Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
Marinho, Anna Raquel da Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Scratch
Computação Desplugada
Pensamento Computacional
PIBID
Ensino Médio
title_short Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
title_full Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
title_fullStr Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
title_full_unstemmed Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
title_sort Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
author Marinho, Anna Raquel da Silva
author_facet Marinho, Anna Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2530210583057739
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Givanaldo Rocha de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7293405724205132
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Alba Sandrya Bezerra
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Givanaldo Rocha de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva Júnior, Francisco das Chagas da
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0853044837235024
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Anna Raquel da Silva
contributor_str_mv Lopes, Alba Sandyra Bezerra
Souza, Givanaldo Rocha de
Lopes, Alba Sandrya Bezerra
Souza, Givanaldo Rocha de
Silva Júnior, Francisco das Chagas da
Moreira, Keila Cruz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Scratch
Computação Desplugada
Pensamento Computacional
PIBID
Ensino Médio
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
Computação Desplugada
Pensamento Computacional
PIBID
Ensino Médio
description Este trabalho apresenta a utilização do Scratch - software educacional baseado em uma linguagem de blocos - e da Computação Desplugada como ferramentas de introdução ao Pensamento Computacional, considerando as contribuições pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem, identificadas por meio de um relato de experiências vivenciadas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Informática. Para a concepção deste trabalho foram realizadas duas oficinas, a primeira no ano de 2015 e a segunda em 2016, utilizando metodologias distintas. As oficinas aconteceram em uma escola pública estadual localizada na Zona Norte de Natal/RN, cujo público-alvo foram alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho é baseada na pesquisa-ação (LEWIN, 1946). Apresenta-se ainda uma análise comparativa das metodologias empregadas nas duas edições da oficina, entre as quais está a utilização da Hora do Código, e suas implicações nos projetos finais. Após analisar os resultados alcançados, considera-se que é possível introduzir o conceito de Pensamento Computacional no Ensino Médio, tendo em vista permitir que os alunos sejam atores no processo de ensino e aprendizagem, além de tornar as aulas dinâmicas e promover um espaço de descontração, mesmo quando exige-se concentração e raciocínio lógico para a resolução de problemas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-03T17:00:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-03T17:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARINHO, Anna Raquel da Silva. Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1472
identifier_str_mv MARINHO, Anna Raquel da Silva. Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv IFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Natal - Zona Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
collection Repositório Institucional Memoria (IFRN)
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/5/Scratch+e+computa%C3%A7%C3%A3o+desplugada+como+ferramenta+de+introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+pensamento+computacional+no+Ensino+M%C3%A9dio.pdf.jpg
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/4/Scratch+e+computa%C3%A7%C3%A3o+desplugada+como+ferramenta+de+introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+pensamento+computacional+no+Ensino+M%C3%A9dio.pdf.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/2/license.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1472/3/Scratch+e+computa%C3%A7%C3%A3o+desplugada+como+ferramenta+de+introdu%C3%A7%C3%A3o+ao+pensamento+computacional+no+Ensino+M%C3%A9dio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f21789741549f44dd7d355fae8f00306
dc42ef06262098984c1a9d7d6d2e7e8b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
48edb0969f7f7db21bd6ca6033b4fb86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv memoria@ifrn.edu.br
_version_ 1809748220805382144