Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ailton Dantas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506
Resumo: Este trabalho toma como viés temático a disciplina Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implantado no ano de 2005, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa nesse contexto. Neste estudo, o uso do adjetivo integrado é compreendido como revelador de uma formação escolar não assentada em perspectivas dicotômicas, sobretudo naquelas que evidenciam uma separação entre o conhecimento e o exercício profissional. Buscou-se aporte teórico nos debates da área de educação, sobre formação integrada, na visão de contemporaneidade de Bauman e na concepção bakhtiniana de linguagem. O corpus compõe-se de empiria de natureza quantitativa e qualitativa, obtida via aplicação de questionários com alunos e professores, além da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que se refere à disciplina Língua Portuguesa. O direcionamento metodológico é guiado pelo paradigma qualitativo inserido em uma perspectiva sócio-histórica, e elegeu como categoria de análise o conceito de vozes sociais. Os resultados indicam que a disciplina Língua Portuguesa, na perspectiva de integração com o mundo do trabalho, adquire, em maior ou menor grau, nos dizeres dos documentos oficiais e nos posicionamentos de alunos e professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN, um perfil cuja essência, longe de assumir características de um ensino instrumental redutor, requer uma concepção de linguagem que esteja em sintonia com o mundo do trabalho da sociedade contemporânea, uma sociedade cada vez mais aberta à pluralidade de opiniões e à ambivalência de sentidos.
id IFRN_657151b85d55a018f23c7fe57fcf62b3
oai_identifier_str oai:localhost:1044/1506
network_acronym_str IFRN
network_name_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
repository_id_str
spelling 2018-06-06T20:05:46Z2018-06-062018-06-06T20:05:46Z2018-06-06978-85-94137-07-4http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506Submitted by Darlyne Fontes Virginio (darlyne.fontes@ifrn.edu.br) on 2018-06-06T19:36:40Z No. of bitstreams: 1 Vozes em diálogo na escola.pdf: 1829500 bytes, checksum: e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430 (MD5)Approved for entry into archive by Darlyne Fontes Virginio (darlyne.fontes@ifrn.edu.br) on 2018-06-06T20:05:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vozes em diálogo na escola.pdf: 1829500 bytes, checksum: e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-06T20:05:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vozes em diálogo na escola.pdf: 1829500 bytes, checksum: e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430 (MD5) Previous issue date: 2018-06-06Este trabalho toma como viés temático a disciplina Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implantado no ano de 2005, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa nesse contexto. Neste estudo, o uso do adjetivo integrado é compreendido como revelador de uma formação escolar não assentada em perspectivas dicotômicas, sobretudo naquelas que evidenciam uma separação entre o conhecimento e o exercício profissional. Buscou-se aporte teórico nos debates da área de educação, sobre formação integrada, na visão de contemporaneidade de Bauman e na concepção bakhtiniana de linguagem. O corpus compõe-se de empiria de natureza quantitativa e qualitativa, obtida via aplicação de questionários com alunos e professores, além da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que se refere à disciplina Língua Portuguesa. O direcionamento metodológico é guiado pelo paradigma qualitativo inserido em uma perspectiva sócio-histórica, e elegeu como categoria de análise o conceito de vozes sociais. Os resultados indicam que a disciplina Língua Portuguesa, na perspectiva de integração com o mundo do trabalho, adquire, em maior ou menor grau, nos dizeres dos documentos oficiais e nos posicionamentos de alunos e professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN, um perfil cuja essência, longe de assumir características de um ensino instrumental redutor, requer uma concepção de linguagem que esteja em sintonia com o mundo do trabalho da sociedade contemporânea, uma sociedade cada vez mais aberta à pluralidade de opiniões e à ambivalência de sentidos.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilReitoriaLíngua portuguesaEducação profissionalEnsino médioConcepção dialógica de linguagemVozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookLima, Ailton Dantas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.jpgVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9301http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/3/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.jpg300206d9be8c4c0d3ae34bc7345a9367MD53TEXTVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.txtVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.txtExtracted texttext/plain323672http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/2/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.txt5b7711cd1d2f2347b4852a66edb1fa40MD52ORIGINALVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdfVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdfapplication/pdf1829500http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/1/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdfe1bf0777cb2f1c2362401003a7981430MD511044/15062020-08-25 16:08:39.465oai:localhost:1044/1506Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2020-08-25T19:08:39Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
title Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
spellingShingle Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
Lima, Ailton Dantas de
Língua portuguesa
Educação profissional
Ensino médio
Concepção dialógica de linguagem
title_short Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
title_full Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
title_fullStr Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
title_full_unstemmed Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
title_sort Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
author Lima, Ailton Dantas de
author_facet Lima, Ailton Dantas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ailton Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Educação profissional
Ensino médio
Concepção dialógica de linguagem
topic Língua portuguesa
Educação profissional
Ensino médio
Concepção dialógica de linguagem
description Este trabalho toma como viés temático a disciplina Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implantado no ano de 2005, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa nesse contexto. Neste estudo, o uso do adjetivo integrado é compreendido como revelador de uma formação escolar não assentada em perspectivas dicotômicas, sobretudo naquelas que evidenciam uma separação entre o conhecimento e o exercício profissional. Buscou-se aporte teórico nos debates da área de educação, sobre formação integrada, na visão de contemporaneidade de Bauman e na concepção bakhtiniana de linguagem. O corpus compõe-se de empiria de natureza quantitativa e qualitativa, obtida via aplicação de questionários com alunos e professores, além da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que se refere à disciplina Língua Portuguesa. O direcionamento metodológico é guiado pelo paradigma qualitativo inserido em uma perspectiva sócio-histórica, e elegeu como categoria de análise o conceito de vozes sociais. Os resultados indicam que a disciplina Língua Portuguesa, na perspectiva de integração com o mundo do trabalho, adquire, em maior ou menor grau, nos dizeres dos documentos oficiais e nos posicionamentos de alunos e professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN, um perfil cuja essência, longe de assumir características de um ensino instrumental redutor, requer uma concepção de linguagem que esteja em sintonia com o mundo do trabalho da sociedade contemporânea, uma sociedade cada vez mais aberta à pluralidade de opiniões e à ambivalência de sentidos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-06T20:05:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-06
2018-06-06T20:05:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 978-85-94137-07-4
identifier_str_mv 978-85-94137-07-4
url http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv IFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Reitoria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
collection Repositório Institucional Memoria (IFRN)
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/3/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.jpg
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/2/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/1/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 300206d9be8c4c0d3ae34bc7345a9367
5b7711cd1d2f2347b4852a66edb1fa40
e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv memoria@ifrn.edu.br
_version_ 1809748221074866176