Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506 |
Resumo: | Este trabalho toma como viés temático a disciplina Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implantado no ano de 2005, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa nesse contexto. Neste estudo, o uso do adjetivo integrado é compreendido como revelador de uma formação escolar não assentada em perspectivas dicotômicas, sobretudo naquelas que evidenciam uma separação entre o conhecimento e o exercício profissional. Buscou-se aporte teórico nos debates da área de educação, sobre formação integrada, na visão de contemporaneidade de Bauman e na concepção bakhtiniana de linguagem. O corpus compõe-se de empiria de natureza quantitativa e qualitativa, obtida via aplicação de questionários com alunos e professores, além da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que se refere à disciplina Língua Portuguesa. O direcionamento metodológico é guiado pelo paradigma qualitativo inserido em uma perspectiva sócio-histórica, e elegeu como categoria de análise o conceito de vozes sociais. Os resultados indicam que a disciplina Língua Portuguesa, na perspectiva de integração com o mundo do trabalho, adquire, em maior ou menor grau, nos dizeres dos documentos oficiais e nos posicionamentos de alunos e professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN, um perfil cuja essência, longe de assumir características de um ensino instrumental redutor, requer uma concepção de linguagem que esteja em sintonia com o mundo do trabalho da sociedade contemporânea, uma sociedade cada vez mais aberta à pluralidade de opiniões e à ambivalência de sentidos. |
id |
IFRN_657151b85d55a018f23c7fe57fcf62b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1044/1506 |
network_acronym_str |
IFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-06-06T20:05:46Z2018-06-062018-06-06T20:05:46Z2018-06-06978-85-94137-07-4http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506Submitted by Darlyne Fontes Virginio (darlyne.fontes@ifrn.edu.br) on 2018-06-06T19:36:40Z No. of bitstreams: 1 Vozes em diálogo na escola.pdf: 1829500 bytes, checksum: e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430 (MD5)Approved for entry into archive by Darlyne Fontes Virginio (darlyne.fontes@ifrn.edu.br) on 2018-06-06T20:05:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vozes em diálogo na escola.pdf: 1829500 bytes, checksum: e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-06T20:05:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vozes em diálogo na escola.pdf: 1829500 bytes, checksum: e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430 (MD5) Previous issue date: 2018-06-06Este trabalho toma como viés temático a disciplina Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implantado no ano de 2005, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa nesse contexto. Neste estudo, o uso do adjetivo integrado é compreendido como revelador de uma formação escolar não assentada em perspectivas dicotômicas, sobretudo naquelas que evidenciam uma separação entre o conhecimento e o exercício profissional. Buscou-se aporte teórico nos debates da área de educação, sobre formação integrada, na visão de contemporaneidade de Bauman e na concepção bakhtiniana de linguagem. O corpus compõe-se de empiria de natureza quantitativa e qualitativa, obtida via aplicação de questionários com alunos e professores, além da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que se refere à disciplina Língua Portuguesa. O direcionamento metodológico é guiado pelo paradigma qualitativo inserido em uma perspectiva sócio-histórica, e elegeu como categoria de análise o conceito de vozes sociais. Os resultados indicam que a disciplina Língua Portuguesa, na perspectiva de integração com o mundo do trabalho, adquire, em maior ou menor grau, nos dizeres dos documentos oficiais e nos posicionamentos de alunos e professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN, um perfil cuja essência, longe de assumir características de um ensino instrumental redutor, requer uma concepção de linguagem que esteja em sintonia com o mundo do trabalho da sociedade contemporânea, uma sociedade cada vez mais aberta à pluralidade de opiniões e à ambivalência de sentidos.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilReitoriaLíngua portuguesaEducação profissionalEnsino médioConcepção dialógica de linguagemVozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookLima, Ailton Dantas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.jpgVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9301http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/3/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.jpg300206d9be8c4c0d3ae34bc7345a9367MD53TEXTVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.txtVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdf.txtExtracted texttext/plain323672http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/2/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.txt5b7711cd1d2f2347b4852a66edb1fa40MD52ORIGINALVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdfVozes em diálogo na escola - EBOOK.pdfapplication/pdf1829500http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/1/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdfe1bf0777cb2f1c2362401003a7981430MD511044/15062020-08-25 16:08:39.465oai:localhost:1044/1506Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2020-08-25T19:08:39Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN |
title |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN |
spellingShingle |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN Lima, Ailton Dantas de Língua portuguesa Educação profissional Ensino médio Concepção dialógica de linguagem |
title_short |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN |
title_full |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN |
title_fullStr |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN |
title_full_unstemmed |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN |
title_sort |
Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRN |
author |
Lima, Ailton Dantas de |
author_facet |
Lima, Ailton Dantas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ailton Dantas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Educação profissional Ensino médio Concepção dialógica de linguagem |
topic |
Língua portuguesa Educação profissional Ensino médio Concepção dialógica de linguagem |
description |
Este trabalho toma como viés temático a disciplina Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implantado no ano de 2005, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa nesse contexto. Neste estudo, o uso do adjetivo integrado é compreendido como revelador de uma formação escolar não assentada em perspectivas dicotômicas, sobretudo naquelas que evidenciam uma separação entre o conhecimento e o exercício profissional. Buscou-se aporte teórico nos debates da área de educação, sobre formação integrada, na visão de contemporaneidade de Bauman e na concepção bakhtiniana de linguagem. O corpus compõe-se de empiria de natureza quantitativa e qualitativa, obtida via aplicação de questionários com alunos e professores, além da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que se refere à disciplina Língua Portuguesa. O direcionamento metodológico é guiado pelo paradigma qualitativo inserido em uma perspectiva sócio-histórica, e elegeu como categoria de análise o conceito de vozes sociais. Os resultados indicam que a disciplina Língua Portuguesa, na perspectiva de integração com o mundo do trabalho, adquire, em maior ou menor grau, nos dizeres dos documentos oficiais e nos posicionamentos de alunos e professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN, um perfil cuja essência, longe de assumir características de um ensino instrumental redutor, requer uma concepção de linguagem que esteja em sintonia com o mundo do trabalho da sociedade contemporânea, uma sociedade cada vez mais aberta à pluralidade de opiniões e à ambivalência de sentidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-06T20:05:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-06 2018-06-06T20:05:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506 |
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv |
978-85-94137-07-4 |
identifier_str_mv |
978-85-94137-07-4 |
url |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
IFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Reitoria |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN) instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
collection |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/3/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.jpg http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/2/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf.txt http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1506/1/Vozes+em+dia%CC%81logo+na+escola++-+EBOOK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
300206d9be8c4c0d3ae34bc7345a9367 5b7711cd1d2f2347b4852a66edb1fa40 e1bf0777cb2f1c2362401003a7981430 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
memoria@ifrn.edu.br |
_version_ |
1809748221074866176 |