EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/329 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (PPGE) - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educacionais, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES/FURB). O presente artigo tem como objetivo identificar a concepção de Educação Alimentar e Nutricional de um Curso de Nutrição de uma Universidade de Santa Catarina, a partir do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. A pesquisa foi realizada em uma Universidade de Santa Catarina e os dados foram gerados por meio de entrevista semiestruturada com quatro sujeitos de pesquisa: duas coordenadoras e duas docentes do Curso de Nutrição. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os sujeitos de pesquisa estão se desvencilhando da educação tradicional e buscando praticar uma educação dialógica conforme preconiza o Marco de Referência. Para isto, precisam ressignificar seus conhecimentos de Educação Alimentar e Nutricional e incorporá-los em suas práticas. |
id |
UNIPLAC_e269391aa462535318de6939499ec03b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/329 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICOEducação Alimentar e Nutricional, Concepção tradicional, Concepção dialógica.Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (PPGE) - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educacionais, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES/FURB). O presente artigo tem como objetivo identificar a concepção de Educação Alimentar e Nutricional de um Curso de Nutrição de uma Universidade de Santa Catarina, a partir do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. A pesquisa foi realizada em uma Universidade de Santa Catarina e os dados foram gerados por meio de entrevista semiestruturada com quatro sujeitos de pesquisa: duas coordenadoras e duas docentes do Curso de Nutrição. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os sujeitos de pesquisa estão se desvencilhando da educação tradicional e buscando praticar uma educação dialógica conforme preconiza o Marco de Referência. Para isto, precisam ressignificar seus conhecimentos de Educação Alimentar e Nutricional e incorporá-los em suas práticas.Editora ICEPde Souza, Júlia GracielaSelpa Heinzle, Marcia Regina2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/329Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/329/163info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T18:21:52Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/329Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-07-30T18:21:52Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO |
title |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO de Souza, Júlia Graciela Educação Alimentar e Nutricional, Concepção tradicional, Concepção dialógica. |
title_short |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO |
title_full |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO |
title_sort |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ENTRE O TRADICIONAL E O DIALÓGICO |
author |
de Souza, Júlia Graciela |
author_facet |
de Souza, Júlia Graciela Selpa Heinzle, Marcia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Selpa Heinzle, Marcia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Júlia Graciela Selpa Heinzle, Marcia Regina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alimentar e Nutricional, Concepção tradicional, Concepção dialógica. |
topic |
Educação Alimentar e Nutricional, Concepção tradicional, Concepção dialógica. |
description |
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (PPGE) - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educacionais, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES/FURB). O presente artigo tem como objetivo identificar a concepção de Educação Alimentar e Nutricional de um Curso de Nutrição de uma Universidade de Santa Catarina, a partir do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. A pesquisa foi realizada em uma Universidade de Santa Catarina e os dados foram gerados por meio de entrevista semiestruturada com quatro sujeitos de pesquisa: duas coordenadoras e duas docentes do Curso de Nutrição. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os sujeitos de pesquisa estão se desvencilhando da educação tradicional e buscando praticar uma educação dialógica conforme preconiza o Marco de Referência. Para isto, precisam ressignificar seus conhecimentos de Educação Alimentar e Nutricional e incorporá-los em suas práticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/329 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/329/163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699213455360 |