Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523
Resumo: O presente estudo tem como objetivo estudar como prospectar clientes potenciais em âmbito internacional para produtos lácteos. Por meio de estudos anteriores e do caso da empresa Tapuio, notou-se que a principal razão em prospectar clientes está na expansão dos negócios. Para alcançar o objetivo traçado, buscou-se informações sobre o macroambiente de marketing e sobre prospecção. Como não havia dados específicos sobre a exportação e importação de queijos de búfala, trabalhou-se apenas com a descrição generalizada. Como resultado, foi elaborado um modelo de prospecção internacional para clientes potenciais constituído por oito etapas para a exportação deste produto. Com base no levantamento de informações via internet, a Argentina e o Chile foram escolhidos como mercados potenciais. Foram analisados os macroambientes destes países com o propósito de encontrar empresas importadoras e/ou distribuidoras que possam ter interesse em trabalhar com o queijo de búfala. O modelo selecionou como alvo 50 empresas, das quais tivemos retorno de três em uma semana, duas possuindo interesse e uma sem interesse em comercializar o queijo. Diante do resultado, conclui-se que o método proposto é eficiente e o grau de sua eficiência dependerá do tipo de abordagem escolhida pela empresa.
id IFRN_85175d322bf84e6715b6f36017746655
oai_identifier_str oai:localhost:1044/1523
network_acronym_str IFRN
network_name_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
repository_id_str
spelling 2018-06-21T18:02:30Z2018-06-21T18:02:30Z2017-11-17BEZERRA, Ezilly Rayanne da Silva. Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio. 2017, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523O presente estudo tem como objetivo estudar como prospectar clientes potenciais em âmbito internacional para produtos lácteos. Por meio de estudos anteriores e do caso da empresa Tapuio, notou-se que a principal razão em prospectar clientes está na expansão dos negócios. Para alcançar o objetivo traçado, buscou-se informações sobre o macroambiente de marketing e sobre prospecção. Como não havia dados específicos sobre a exportação e importação de queijos de búfala, trabalhou-se apenas com a descrição generalizada. Como resultado, foi elaborado um modelo de prospecção internacional para clientes potenciais constituído por oito etapas para a exportação deste produto. Com base no levantamento de informações via internet, a Argentina e o Chile foram escolhidos como mercados potenciais. Foram analisados os macroambientes destes países com o propósito de encontrar empresas importadoras e/ou distribuidoras que possam ter interesse em trabalhar com o queijo de búfala. O modelo selecionou como alvo 50 empresas, das quais tivemos retorno de três em uma semana, duas possuindo interesse e uma sem interesse em comercializar o queijo. Diante do resultado, conclui-se que o método proposto é eficiente e o grau de sua eficiência dependerá do tipo de abordagem escolhida pela empresa.The purpose of this research is to study the best way to find prospective clients at the international level for dairy products. Through previous studies and the case of Tapuio company, it was noticed the main focus of prospecting clients is on business expansion. For achieving the mapped goal, information was gathered about the macro environment of marketing and about prospection. As it was not possible to find specific data about import and export of buffalo’s cheese, it was used the generalized term. Therefore, a model of international prospecting was elaborated for finding prospective clients with eight simple steps to export buffalo’s cheese. Based on the information collection using the internet, Argentina and Chile were selected as prospective markets. Their macro environments were analyzed in order to find importers/distributors that might have interest of working with this type of cheese. Following the steps of the model, 50 companies were selected in which three responded with a period of one week, two out of those three companies have interest of working with this product and one showed no interest. Thus, it is concluded that the proposed model is efficient and its efficiency level will depend on the approach used by the companies.Submitted by Melquiades Pereira de Lima Junior (melquiades.pereira@ifrn.edu.br) on 2018-04-16T17:43:54Z No. of bitstreams: 1 Prospecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf: 800033 bytes, checksum: c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454 (MD5)Approved for entry into archive by Roberta Jeronimo da Silva (roberta.jeronimo@ifrn.edu.br) on 2018-06-21T18:02:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Prospecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf: 800033 bytes, checksum: c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-21T18:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Prospecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf: 800033 bytes, checksum: c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454 (MD5) Previous issue date: 2017-11-17porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralMercadologiaAdministraçãoMarketingMacroambienteProspecção internacionalMozarela de búfalaMacro environmentInternational prospectingBuffalo mozzarellaModelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLima Junior, Melquiades Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9184398019066167Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes daSouza, Sérgio Luiz Baena dehttp://lattes.cnpq.br/5957135272244013Bezerra, Ezilly Rayanne da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.jpgProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4253http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/4/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.jpgc855b7d69686a4a1df04dd61804e1495MD54TEXTProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.txtProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.txtExtracted texttext/plain96923http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/3/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.txt491188e3095846f33a845876d0f5d9fdMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdfProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso com a ata de defesaapplication/pdf800033http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/1/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdfc84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454MD511044/15232018-06-21 15:30:13.129oai:localhost:1044/1523Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2018-06-21T18:30:13Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
title Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
spellingShingle Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva
Mercadologia
Administração
Marketing
Macroambiente
Prospecção internacional
Mozarela de búfala
Macro environment
International prospecting
Buffalo mozzarella
title_short Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
title_full Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
title_fullStr Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
title_full_unstemmed Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
title_sort Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
author Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva
author_facet Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima Junior, Melquiades Pereira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9184398019066167
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Sérgio Luiz Baena de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5957135272244013
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva
contributor_str_mv Lima Junior, Melquiades Pereira de
Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da
Souza, Sérgio Luiz Baena de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Mercadologia
Administração
topic Mercadologia
Administração
Marketing
Macroambiente
Prospecção internacional
Mozarela de búfala
Macro environment
International prospecting
Buffalo mozzarella
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Macroambiente
Prospecção internacional
Mozarela de búfala
Macro environment
International prospecting
Buffalo mozzarella
description O presente estudo tem como objetivo estudar como prospectar clientes potenciais em âmbito internacional para produtos lácteos. Por meio de estudos anteriores e do caso da empresa Tapuio, notou-se que a principal razão em prospectar clientes está na expansão dos negócios. Para alcançar o objetivo traçado, buscou-se informações sobre o macroambiente de marketing e sobre prospecção. Como não havia dados específicos sobre a exportação e importação de queijos de búfala, trabalhou-se apenas com a descrição generalizada. Como resultado, foi elaborado um modelo de prospecção internacional para clientes potenciais constituído por oito etapas para a exportação deste produto. Com base no levantamento de informações via internet, a Argentina e o Chile foram escolhidos como mercados potenciais. Foram analisados os macroambientes destes países com o propósito de encontrar empresas importadoras e/ou distribuidoras que possam ter interesse em trabalhar com o queijo de búfala. O modelo selecionou como alvo 50 empresas, das quais tivemos retorno de três em uma semana, duas possuindo interesse e uma sem interesse em comercializar o queijo. Diante do resultado, conclui-se que o método proposto é eficiente e o grau de sua eficiência dependerá do tipo de abordagem escolhida pela empresa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-21T18:02:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-21T18:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Ezilly Rayanne da Silva. Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio. 2017, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523
identifier_str_mv BEZERRA, Ezilly Rayanne da Silva. Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio. 2017, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.
url http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv IFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Natal - Central
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Repositório Institucional Memoria (IFRN)
collection Repositório Institucional Memoria (IFRN)
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/4/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.jpg
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/3/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/2/license.txt
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/1/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c855b7d69686a4a1df04dd61804e1495
491188e3095846f33a845876d0f5d9fd
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv memoria@ifrn.edu.br
_version_ 1809748220936454144