Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo estudar como prospectar clientes potenciais em âmbito internacional para produtos lácteos. Por meio de estudos anteriores e do caso da empresa Tapuio, notou-se que a principal razão em prospectar clientes está na expansão dos negócios. Para alcançar o objetivo traçado, buscou-se informações sobre o macroambiente de marketing e sobre prospecção. Como não havia dados específicos sobre a exportação e importação de queijos de búfala, trabalhou-se apenas com a descrição generalizada. Como resultado, foi elaborado um modelo de prospecção internacional para clientes potenciais constituído por oito etapas para a exportação deste produto. Com base no levantamento de informações via internet, a Argentina e o Chile foram escolhidos como mercados potenciais. Foram analisados os macroambientes destes países com o propósito de encontrar empresas importadoras e/ou distribuidoras que possam ter interesse em trabalhar com o queijo de búfala. O modelo selecionou como alvo 50 empresas, das quais tivemos retorno de três em uma semana, duas possuindo interesse e uma sem interesse em comercializar o queijo. Diante do resultado, conclui-se que o método proposto é eficiente e o grau de sua eficiência dependerá do tipo de abordagem escolhida pela empresa. |
id |
IFRN_85175d322bf84e6715b6f36017746655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1044/1523 |
network_acronym_str |
IFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-06-21T18:02:30Z2018-06-21T18:02:30Z2017-11-17BEZERRA, Ezilly Rayanne da Silva. Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio. 2017, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523O presente estudo tem como objetivo estudar como prospectar clientes potenciais em âmbito internacional para produtos lácteos. Por meio de estudos anteriores e do caso da empresa Tapuio, notou-se que a principal razão em prospectar clientes está na expansão dos negócios. Para alcançar o objetivo traçado, buscou-se informações sobre o macroambiente de marketing e sobre prospecção. Como não havia dados específicos sobre a exportação e importação de queijos de búfala, trabalhou-se apenas com a descrição generalizada. Como resultado, foi elaborado um modelo de prospecção internacional para clientes potenciais constituído por oito etapas para a exportação deste produto. Com base no levantamento de informações via internet, a Argentina e o Chile foram escolhidos como mercados potenciais. Foram analisados os macroambientes destes países com o propósito de encontrar empresas importadoras e/ou distribuidoras que possam ter interesse em trabalhar com o queijo de búfala. O modelo selecionou como alvo 50 empresas, das quais tivemos retorno de três em uma semana, duas possuindo interesse e uma sem interesse em comercializar o queijo. Diante do resultado, conclui-se que o método proposto é eficiente e o grau de sua eficiência dependerá do tipo de abordagem escolhida pela empresa.The purpose of this research is to study the best way to find prospective clients at the international level for dairy products. Through previous studies and the case of Tapuio company, it was noticed the main focus of prospecting clients is on business expansion. For achieving the mapped goal, information was gathered about the macro environment of marketing and about prospection. As it was not possible to find specific data about import and export of buffalo’s cheese, it was used the generalized term. Therefore, a model of international prospecting was elaborated for finding prospective clients with eight simple steps to export buffalo’s cheese. Based on the information collection using the internet, Argentina and Chile were selected as prospective markets. Their macro environments were analyzed in order to find importers/distributors that might have interest of working with this type of cheese. Following the steps of the model, 50 companies were selected in which three responded with a period of one week, two out of those three companies have interest of working with this product and one showed no interest. Thus, it is concluded that the proposed model is efficient and its efficiency level will depend on the approach used by the companies.Submitted by Melquiades Pereira de Lima Junior (melquiades.pereira@ifrn.edu.br) on 2018-04-16T17:43:54Z No. of bitstreams: 1 Prospecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf: 800033 bytes, checksum: c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454 (MD5)Approved for entry into archive by Roberta Jeronimo da Silva (roberta.jeronimo@ifrn.edu.br) on 2018-06-21T18:02:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Prospecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf: 800033 bytes, checksum: c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-21T18:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Prospecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf: 800033 bytes, checksum: c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454 (MD5) Previous issue date: 2017-11-17porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralMercadologiaAdministraçãoMarketingMacroambienteProspecção internacionalMozarela de búfalaMacro environmentInternational prospectingBuffalo mozzarellaModelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLima Junior, Melquiades Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9184398019066167Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes daSouza, Sérgio Luiz Baena dehttp://lattes.cnpq.br/5957135272244013Bezerra, Ezilly Rayanne da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.jpgProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4253http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/4/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.jpgc855b7d69686a4a1df04dd61804e1495MD54TEXTProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.txtProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdf.txtExtracted texttext/plain96923http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/3/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.txt491188e3095846f33a845876d0f5d9fdMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdfProspecção internacional - Ezilly Bezerra (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso com a ata de defesaapplication/pdf800033http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/1/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdfc84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454MD511044/15232018-06-21 15:30:13.129oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2018-06-21T18:30:13Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio |
title |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio |
spellingShingle |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva Mercadologia Administração Marketing Macroambiente Prospecção internacional Mozarela de búfala Macro environment International prospecting Buffalo mozzarella |
title_short |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio |
title_full |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio |
title_fullStr |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio |
title_full_unstemmed |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio |
title_sort |
Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio |
author |
Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva |
author_facet |
Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima Junior, Melquiades Pereira de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9184398019066167 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, Sérgio Luiz Baena de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5957135272244013 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Ezilly Rayanne da Silva |
contributor_str_mv |
Lima Junior, Melquiades Pereira de Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Souza, Sérgio Luiz Baena de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Mercadologia Administração |
topic |
Mercadologia Administração Marketing Macroambiente Prospecção internacional Mozarela de búfala Macro environment International prospecting Buffalo mozzarella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Macroambiente Prospecção internacional Mozarela de búfala Macro environment International prospecting Buffalo mozzarella |
description |
O presente estudo tem como objetivo estudar como prospectar clientes potenciais em âmbito internacional para produtos lácteos. Por meio de estudos anteriores e do caso da empresa Tapuio, notou-se que a principal razão em prospectar clientes está na expansão dos negócios. Para alcançar o objetivo traçado, buscou-se informações sobre o macroambiente de marketing e sobre prospecção. Como não havia dados específicos sobre a exportação e importação de queijos de búfala, trabalhou-se apenas com a descrição generalizada. Como resultado, foi elaborado um modelo de prospecção internacional para clientes potenciais constituído por oito etapas para a exportação deste produto. Com base no levantamento de informações via internet, a Argentina e o Chile foram escolhidos como mercados potenciais. Foram analisados os macroambientes destes países com o propósito de encontrar empresas importadoras e/ou distribuidoras que possam ter interesse em trabalhar com o queijo de búfala. O modelo selecionou como alvo 50 empresas, das quais tivemos retorno de três em uma semana, duas possuindo interesse e uma sem interesse em comercializar o queijo. Diante do resultado, conclui-se que o método proposto é eficiente e o grau de sua eficiência dependerá do tipo de abordagem escolhida pela empresa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-21T18:02:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-21T18:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, Ezilly Rayanne da Silva. Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio. 2017, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Ezilly Rayanne da Silva. Modelo de prospecção internacional de clientes potenciais: o caso Tapuio. 2017, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017. |
url |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
IFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Natal - Central |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN) instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
collection |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/4/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.jpg http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/3/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf.txt http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/2/license.txt http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1523/1/Prospec%C3%A7%C3%A3o+internacional+-+Ezilly+Bezerra+%281%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c855b7d69686a4a1df04dd61804e1495 491188e3095846f33a845876d0f5d9fd 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c84bab70e02bbb0b4a50e6b4c5a52454 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
memoria@ifrn.edu.br |
_version_ |
1809748220936454144 |