O SINAES nos institutos federais: adequação e pertinência no âmbito da avaliação institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Marcia Amaral Corrêa de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ramos, Josiane Carolina Soares, Okuyama, Fabio Yoshimitsu, Nunes, Jaqueline Gomes, Pio, Gabrielli da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1256
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) surgem como uma nova proposta educacional, com o compromisso de unir a construção de conhecimentos à transformação da sociedade. Esse caráter inovador dos IFs decorre das especificidades de sua identidade institucional, caracterizado pela oferta curricular verticalizada da educação, a partir da educação básica, passando pelo ensino técnico, formação inicial e continuada até os níveis superiores. Esta complexidade de organização dos IFs cria a necessidade de diferenciarem-se das universidades, pois estas especificidades produzem sua identidade singular. Atualmente o SINAES é a política que avalia e regulamenta as instituições que ofertam educação superior. Esse estudo busca identificar os desencontros entre o SINAES e os IFs no âmbito da avaliação. A análise parcial da pesquisa mostra a existência de lacunas em cinco das dez dimensões avaliativas propostas pelo SINAES, apontando a urgência da reflexão no conceito de verticalização, para que os instrumentos de avaliação atendam às singularidades dos IFs.
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Esse estudo busca identificar os desencontros entre o SINAES e os IFs no âmbito da avaliação. A análise parcial da pesquisa mostra a existência de lacunas em cinco das dez dimensões avaliativas propostas pelo SINAES, apontando a urgência da reflexão no conceito de verticalização, para que os instrumentos de avaliação atendam às singularidades dos IFs.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação ProfissionalInstitutos FederaisSINAESAvaliação institucionalRegulaçãoGestão da educação públicaO SINAES nos institutos federais: adequação e pertinência no âmbito da avaliação institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3Moraes, Marcia Amaral Corrêa deRamos, Josiane Carolina SoaresOkuyama, Fabio YoshimitsuNunes, Jaqueline GomesPio, Gabrielli da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILO SINAES NOS INSTITUTOS FEDERAIS ADEQUAÇÃO E PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.pdf.jpgO SINAES NOS INSTITUTOS FEDERAIS ADEQUAÇÃO E PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6310http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1256/4/O+SINAES+NOS+INSTITUTOS+FEDERAIS+ADEQUA%C3%87%C3%83O+E+PERTIN%C3%8ANCIA+NO+%C3%82MBITO+DA+AVALIA%C3%87%C3%83O+INSTITUCIONAL.pdf.jpg6ea35891dffbc8932f1a0f74f97528fdMD54TEXTO SINAES NOS INSTITUTOS FEDERAIS ADEQUAÇÃO E PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.pdf.txtO SINAES NOS INSTITUTOS FEDERAIS ADEQUAÇÃO E PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.pdf.txtExtracted texttext/plain33039http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1256/3/O+SINAES+NOS+INSTITUTOS+FEDERAIS+ADEQUA%C3%87%C3%83O+E+PERTIN%C3%8ANCIA+NO+%C3%82MBITO+DA+AVALIA%C3%87%C3%83O+INSTITUCIONAL.pdf.txtd39cff9e3616b7125028e41360e350a2MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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