Uma abordagem da legislação federal na aplicação de políticas públicas de educação profissional de nível médio no contexto do IFPR – Campus Curitiba: impressões iniciais dos docentes
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Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1210 |
Resumo: | A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira, inicialmente atendendo aos menos favorecidos, aqueles que não tinham família e eram considerados desvalidos de sorte e, atualmente, tem como principal finalidade fazer a inserção no mundo do trabalho dos filhos das classes médias e proporcionar o desenvolvimento econômico do país. A Legislação Educacional que regula a Educação Profissional no Brasil, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, expressa essa finalidade, isto é, estabelece diretrizes para uma política pública de formação profissional, a formação de técnicos para o trabalho, onde se objetiva atender as exigências cada vez mais crescentes de um país que se encontra em desenvolvimento econômico. Nesta perspectiva, o trabalho aqui proposto analisa sob a égide do ponto de vista de um dos atores do processo educacional, os professores, que compõem o cenário educacional do IFPR – Campus Curitiba, suas percepções e impressões sobre a legislação educacional que embasa a formação de profissionais técnicos de nível médio. |
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A Legislação Educacional que regula a Educação Profissional no Brasil, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, expressa essa finalidade, isto é, estabelece diretrizes para uma política pública de formação profissional, a formação de técnicos para o trabalho, onde se objetiva atender as exigências cada vez mais crescentes de um país que se encontra em desenvolvimento econômico. Nesta perspectiva, o trabalho aqui proposto analisa sob a égide do ponto de vista de um dos atores do processo educacional, os professores, que compõem o cenário educacional do IFPR – Campus Curitiba, suas percepções e impressões sobre a legislação educacional que embasa a formação de profissionais técnicos de nível médio.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação ProfissionalEducação profissionalLegislaçãoPolíticas públicasInstituto Federal do Paraná - Campus CuritibaUma abordagem da legislação federal na aplicação de políticas públicas de educação profissional de nível médio no contexto do IFPR – Campus Curitiba: impressões iniciais dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article3Silva, Adriano Willian daLeal, Cleverson PereiraBurkarter, Ezequielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILUMA ABORDAGEM DA LEGISLAÇÃO FEDERAL NA APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DO IFPR – CAMPUS CURITIBA IMPRESSÕES INICIAIS DOS DOCENTES.pdf.jpgUMA ABORDAGEM DA LEGISLAÇÃO FEDERAL NA APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DO IFPR – CAMPUS CURITIBA IMPRESSÕES INICIAIS DOS DOCENTES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12303http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1210/4/UMA+ABORDAGEM+DA+LEGISLA%C3%87%C3%83O+FEDERAL+NA+APLICA%C3%87%C3%83O+DE+POL%C3%8DTICAS+P%C3%9ABLICAS+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+PROFISSIONAL+DE+N%C3%8DVEL+M%C3%89DIO+NO+CONTEXTO+DO+IFPR+%E2%80%93+CAMPUS+CURITIBA+IMPRESS%C3%95ES+INICIAIS+DOS+DOCENTES.pdf.jpgd8e57141fd88497c52b65fb16f70999eMD54TEXTUMA ABORDAGEM DA LEGISLAÇÃO FEDERAL NA APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DO IFPR – CAMPUS CURITIBA IMPRESSÕES INICIAIS DOS DOCENTES.pdf.txtUMA ABORDAGEM DA LEGISLAÇÃO FEDERAL NA APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DO IFPR – CAMPUS CURITIBA IMPRESSÕES INICIAIS DOS DOCENTES.pdf.txtExtracted texttext/plain40635http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1210/3/UMA+ABORDAGEM+DA+LEGISLA%C3%87%C3%83O+FEDERAL+NA+APLICA%C3%87%C3%83O+DE+POL%C3%8DTICAS+P%C3%9ABLICAS+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+PROFISSIONAL+DE+N%C3%8DVEL+M%C3%89DIO+NO+CONTEXTO+DO+IFPR+%E2%80%93+CAMPUS+CURITIBA+IMPRESS%C3%95ES+INICIAIS+DOS+DOCENTES.pdf.txtf9af444be89994dd9bd321a26ae8ce9fMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira, inicialmente atendendo aos menos favorecidos, aqueles que não tinham família e eram considerados desvalidos de sorte e, atualmente, tem como principal finalidade fazer a inserção no mundo do trabalho dos filhos das classes médias e proporcionar o desenvolvimento econômico do país. A Legislação Educacional que regula a Educação Profissional no Brasil, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, expressa essa finalidade, isto é, estabelece diretrizes para uma política pública de formação profissional, a formação de técnicos para o trabalho, onde se objetiva atender as exigências cada vez mais crescentes de um país que se encontra em desenvolvimento econômico. Nesta perspectiva, o trabalho aqui proposto analisa sob a égide do ponto de vista de um dos atores do processo educacional, os professores, que compõem o cenário educacional do IFPR – Campus Curitiba, suas percepções e impressões sobre a legislação educacional que embasa a formação de profissionais técnicos de nível médio. |
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