Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31961 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a reprovação escolar no Ensino Médio profissional, especificamente no contexto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com coleta de dados em análise documental, pesquisa bibliográfica, entrevista com os gestores e aplicação de questionários a professores e estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstram que discentes e docentes atribuem principalmente aos alunos a responsabilidade pela reprovação escolar na instituição, embora saibamos que ela está relacionada a uma série de fatores. Conclui-se que vários aspectos devem ser abordados, visando melhorar o rendimento escolar dos estudantes, especialmente a necessidade de aprimorar o processo de acompanhamento pedagógico e torná-lo mais efetivo. |
id |
UFJF-7_4592bcec79a9a8d3b510fb337dddaaa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31961 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus IvaiporãReprovação escolarEducação ProfissionalInstituto Federal do ParanáEste trabalho tem como objetivo analisar a reprovação escolar no Ensino Médio profissional, especificamente no contexto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com coleta de dados em análise documental, pesquisa bibliográfica, entrevista com os gestores e aplicação de questionários a professores e estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstram que discentes e docentes atribuem principalmente aos alunos a responsabilidade pela reprovação escolar na instituição, embora saibamos que ela está relacionada a uma série de fatores. Conclui-se que vários aspectos devem ser abordados, visando melhorar o rendimento escolar dos estudantes, especialmente a necessidade de aprimorar o processo de acompanhamento pedagógico e torná-lo mais efetivo.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31961Pesquisa e Debate em Educação; v. 5 n. 1 (2015): Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais; 42-612237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31961/21194Silva, Tatiana Oliveira Couto Santos, Álisson de Almeida Cunha, Priscila Campos Magrone, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-06T14:57:25Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31961Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:33.470596Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã |
title |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã |
spellingShingle |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã Silva, Tatiana Oliveira Couto Reprovação escolar Educação Profissional Instituto Federal do Paraná |
title_short |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã |
title_full |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã |
title_fullStr |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã |
title_full_unstemmed |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã |
title_sort |
Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã |
author |
Silva, Tatiana Oliveira Couto |
author_facet |
Silva, Tatiana Oliveira Couto Santos, Álisson de Almeida Cunha, Priscila Campos Magrone, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Álisson de Almeida Cunha, Priscila Campos Magrone, Eduardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiana Oliveira Couto Santos, Álisson de Almeida Cunha, Priscila Campos Magrone, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reprovação escolar Educação Profissional Instituto Federal do Paraná |
topic |
Reprovação escolar Educação Profissional Instituto Federal do Paraná |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a reprovação escolar no Ensino Médio profissional, especificamente no contexto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com coleta de dados em análise documental, pesquisa bibliográfica, entrevista com os gestores e aplicação de questionários a professores e estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstram que discentes e docentes atribuem principalmente aos alunos a responsabilidade pela reprovação escolar na instituição, embora saibamos que ela está relacionada a uma série de fatores. Conclui-se que vários aspectos devem ser abordados, visando melhorar o rendimento escolar dos estudantes, especialmente a necessidade de aprimorar o processo de acompanhamento pedagógico e torná-lo mais efetivo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31961 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31961/21194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 5 n. 1 (2015): Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais; 42-61 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123499061248 |