Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar na educação profissional: triangulando indicadores no IFRN e no IFSULDEMINAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Giselle Rodrigues dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1488
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar é considerado o principal programa de alimentação do Brasil e é uma política pública reconhecida como uma das mais relevantes e longevas. Pela sua recente efetivação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, empreendeu-se um estudo com o objetivo de avaliar o processo de implementação desse Programa no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com enfoque nos indicadores sociais previstos pelo Programa (2009-2016). Foi utilizada para a pesquisa um tipo de avaliação denominada avaliação por triangulação de métodos, tendo como matriz a dimensão de análise Alimentação Escolar acompanhada de suas respectivas variáveis, de um mapa de indicadores observando as suas propriedades desejáveis e de instrumentos. A interação com os agricultores familiares regionais e a compra da agricultura familiar foram ações mais fáceis para a Instituição Sul Mineira, em virtude, em parte, de seu longo histórico relacionado aos cursos das Ciências Agrárias. Também existe uma melhor interação entre os setores dessa Instituição em virtude das comissões que foram constituídas para a execução das chamadas públicas. Via de regra, os dados educacionais apresentam uma melhor descrição no IFSULDEMINAS que no IFRN e até mesmo em relação às médias nacionais. Nos campi nos quais não existe responsável técnico pelo Programa, seja no IFSULDEMINAS seja no IFRN, a dimensão educativa, efetivada pelas ações de educação alimentar e nutricional, ou não é ou é esporadicamente executada. O IFSULDEMINAS também apresenta uma melhor gestão da verba repassada pelo FNDE em relação ao IFRN, pois apresenta um percentual inferior ao do segundo quanto à devolução de recursos ao Ministério da Educação considerando toda a série histórica pesquisada: 8,6% para a Instituição Sul Mineira contra 10,08% para a potiguar. Embora o perfil socioeconômico dos alunos do IFSULDEMINAS seja mais favorável que o dos alunos do IFRN, a oferta de refeições mediante o PNAE é maior na primeira, alavancada pela expressiva contribuição das fazendas escolas nos campi que possui unidade produtiva. Por fim, essas Instituições, apesar de ressaltarem o aspecto formativo integral do aluno, não implementam o Programa o relacionando às diversas dimensões da vida do discente.
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Pela sua recente efetivação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, empreendeu-se um estudo com o objetivo de avaliar o processo de implementação desse Programa no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com enfoque nos indicadores sociais previstos pelo Programa (2009-2016). Foi utilizada para a pesquisa um tipo de avaliação denominada avaliação por triangulação de métodos, tendo como matriz a dimensão de análise Alimentação Escolar acompanhada de suas respectivas variáveis, de um mapa de indicadores observando as suas propriedades desejáveis e de instrumentos. A interação com os agricultores familiares regionais e a compra da agricultura familiar foram ações mais fáceis para a Instituição Sul Mineira, em virtude, em parte, de seu longo histórico relacionado aos cursos das Ciências Agrárias. Também existe uma melhor interação entre os setores dessa Instituição em virtude das comissões que foram constituídas para a execução das chamadas públicas. Via de regra, os dados educacionais apresentam uma melhor descrição no IFSULDEMINAS que no IFRN e até mesmo em relação às médias nacionais. Nos campi nos quais não existe responsável técnico pelo Programa, seja no IFSULDEMINAS seja no IFRN, a dimensão educativa, efetivada pelas ações de educação alimentar e nutricional, ou não é ou é esporadicamente executada. O IFSULDEMINAS também apresenta uma melhor gestão da verba repassada pelo FNDE em relação ao IFRN, pois apresenta um percentual inferior ao do segundo quanto à devolução de recursos ao Ministério da Educação considerando toda a série histórica pesquisada: 8,6% para a Instituição Sul Mineira contra 10,08% para a potiguar. Embora o perfil socioeconômico dos alunos do IFSULDEMINAS seja mais favorável que o dos alunos do IFRN, a oferta de refeições mediante o PNAE é maior na primeira, alavancada pela expressiva contribuição das fazendas escolas nos campi que possui unidade produtiva. Por fim, essas Instituições, apesar de ressaltarem o aspecto formativo integral do aluno, não implementam o Programa o relacionando às diversas dimensões da vida do discente.The National School Meal Program is considered the main food program in Brazil and it is a public policy recognized as one of the most relevant and long lasting. Due to its recent implementation in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, a study was carried out with the objective of evaluating the implementation process of this Program within the framework of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) and Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), focusing on the social indicators foreseen by the Program (2009- 2016). It was used for the research a type of evaluation called evaluation by triangulation of methods, having as a matrix the dimension of School Feeding analysis accompanied by its respective variables, a map of indicators observing its desirable properties and instruments. Interaction with regional family farmers and the purchase of family agriculture were easier actions for the southern Minas Gerais Institution, due in part to their long history related to agricultural science courses. There is also a better interaction between the sectors of this institution due to the commissions that were set up for the execution of public calls. As a rule, educational data are better described in IFSULDEMINAS than in IFRN and even in relation to national averages. In the campus where there is no technical responsibility for the Program, whether in the IFSULDEMINAS or in the IFRN, the educational dimension, carried out by the actions of food and nutritional education, is not or is sporadically executed. IFSULDEMINAS also presents a better management of the funds provided by the FNDE in relation to the IFRN, since it presents a lower percentage than the second one regarding the devolution of resources to the Ministry of Education, taking into account all the historical series researched: 8.6% for the South Minas Gerais Institution against 10.08% for the potiguar. Although the socioeconomic profile of the IFSULDEMINAS students is more favorable than that of the IFRN students, the supply of meals through the PNAE is greater in the first one, leveraged by the significant contribution of the school farms in the campus that have a productive unit. Finally, these Institutions, despite emphasizing the integral formative aspect of the student, do not implement the Program relating it to the different dimensions of the student's life.Submitted by Maria Ilza da Costa (maria.ilza@ifrn.edu.br) on 2018-04-27T15:57:13Z No. of bitstreams: 1 Gizelle Rodrigues dos Santos - dissertação final.pdf: 3524124 bytes, checksum: 03b409fb7737573059a5d9af5d3233f1 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Ilza da Costa (maria.ilza@ifrn.edu.br) on 2018-04-27T16:04:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gizelle Rodrigues dos Santos - dissertação final.pdf: 3524124 bytes, checksum: 03b409fb7737573059a5d9af5d3233f1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-27T16:04:11Z (GMT). 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