A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Ísis Maísa Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/399
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.
id IFRO-1_1086907368711f2d9f3e44ec79e7c2d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/399
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologiaZoologiaJogos didáticosMetodologia e EnsinoZoologyDidactic GamesMethodology and TeachingTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.O presente trabalho faz referência às metodologias utilizadas nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia Ensino Médio para abordar o conteúdo de Zoologia, que ficaram obsoletos para os estudantes destes anos escolares, fazendo com que os professores precisam sempre buscar novas metodologias para atualizar o ensino desta disciplina que requer atenção pelo fato de possuir diversas nomenclaturas que não estão no vocabulário diário, o que torna esse conteúdo complexo. Portanto é necessário buscar novas formas de metodologias. O ato de brincar é uma forma de atividade social em que o indivíduo pensa, experimenta situações novas ou mesmo de seu cotidiano. A pesquisa em questão foi qualitativa e teve como objetivo realizar a análise de 10 artigos que abordam a utilização de jogos didáticos como metodologia para o ensino de Zoologia. A perquirição foi feita em sites como o Google Acadêmica, em periódicos CAPS, entre outros bem-conceituados. A análise realizada salientou que os jogos didáticos aplicados nestes estudos tiveram um bom desenvolvimento e uma boa aceitação pelos alunos e professores, resultados como uma ferramenta para auxiliar no ensino-aprendizagem na educação, contribuindo com conhecimento, socialização, criatividade e inovação das metodologias.The present work refers to the methodologies used in the disciplines of Science in Elementary School II and Biology in Secondary Education to address the content of Zoology, which have become obsolete for students of these school years, meaning that teachers must always seek new methodologies to update the teaching of this discipline that requires attention due to the fact that it has several nomenclatures that are not in the daily vocabulary, which makes this content complex. Therefore, it is necessary to seek new forms of methodologies. The act of playing is a form of social activity in which the individual thinks, experiences new situations or even everyday situations. The research in question was qualitative and aimed to carry out the analysis of 10 articles that address the use of didactic games as a methodology for teaching Zoology. The survey was carried out on sites such as Google Scholar, in CAPS journals, among other well-respected ones. The analysis carried out highlighted that the didactic games applied in these studies had a good development and a good acceptance by students and teachers, results as a tool to assist in teaching-learning in education, contributing with knowledge, socialization, creativity and innovation of methodologies.Campus Guajará-MirimLicenciatura em Ciências BiológicasSantos, Quézia Cristina de LimaAssunção, Ísis Maísa RodriguesCanamari, Rosenilda Teixeira Amaral2023-06-21T19:20:18Z2023-06-21T19:20:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfASSUNÇÃO, Ísis Maísa Rodrigues; CANAMARI, Rosenilda Teixeira Amaral. A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia. Orientador: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/399porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:10:20Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/399Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:10:20Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
title A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
spellingShingle A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
Assunção, Ísis Maísa Rodrigues
Zoologia
Jogos didáticos
Metodologia e Ensino
Zoology
Didactic Games
Methodology and Teaching
title_short A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
title_full A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
title_fullStr A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
title_full_unstemmed A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
title_sort A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
author Assunção, Ísis Maísa Rodrigues
author_facet Assunção, Ísis Maísa Rodrigues
Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral
author_role author
author2 Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Quézia Cristina de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Ísis Maísa Rodrigues
Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Zoologia
Jogos didáticos
Metodologia e Ensino
Zoology
Didactic Games
Methodology and Teaching
topic Zoologia
Jogos didáticos
Metodologia e Ensino
Zoology
Didactic Games
Methodology and Teaching
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-21T19:20:18Z
2023-06-21T19:20:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSUNÇÃO, Ísis Maísa Rodrigues; CANAMARI, Rosenilda Teixeira Amaral. A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia. Orientador: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/399
identifier_str_mv ASSUNÇÃO, Ísis Maísa Rodrigues; CANAMARI, Rosenilda Teixeira Amaral. A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia. Orientador: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580753903616