As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabíola Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1125
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_22677ccdee6b9f648cc389c5ee7e00f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1125
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimentoAvaliaçãoAprendizagemMétodos AvaliativosEvaluationLearningAssessment MethodTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a conceituação da avaliação da aprendizagem Matemática e estratégias/métodos que possibilitam o exercício da avaliação como parte do processo de aprendizagem. Para tanto buscou-se primeiramente, por meio da pesquisa bibliográfica, desvincular o significado da avaliação do significado da prova objetiva e conceituar o termo avaliação da aprendizagem. Em seguida abordamos o princípio da avaliação formativa para apresentar três métodos de verificação da aprendizagem, que utilizam a escrita como estratégia avaliativa, como propostas para o trabalho docente, sendo eles: o relatório escrito, o portefólio e o mapa conceitual. Por fim apresentamos uma pesquisa informal feita com professores de Matemática, na qual buscou-se verificar opiniões em relação a importância da avaliação para o processo de aprendizagem da Matemática. Concluiu-se com o estudo que a avaliação ainda é entendida como momento em que medimos o conhecimento do aluno e que para o ensino de Matemática é importante considerarmos o processo da avaliação como uma oportunidade para a construção do conhecimento.The present research aims to present the conceptualization of the evaluation of mathematical learning and strategies / methods that allow the exercise of evaluation as part of the learning process. In order to do so, we first sought, through bibliographic research, unlink the significance of the evaluation of the meaning of objective test and to conceptualize the term evaluation of learning. Then approach the principle of formative assessment to present three methods of verification of learning, that use writing as an evaluative strategy, as proposals for the teaching work, being: the written report, the portfolio and the conceptual map. Finally we present an informal research done with teachers of mathematics, in which we sought to verify opinions regarding the importance of evaluation for the learning process of mathematics. It was concluded with the study that the evaluation is still understood as the moment in which we measured the student's knowledge and that for the teaching of mathematics it is important to consider the evaluation process as an opportunity for the construction of knowledge.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasFreitas, Sirley LeiteSantos, Fabíola Silva2024-08-21T15:08:17Z2024-08-21T15:08:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Fabíola Silva. As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento. 2019. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1125porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:21Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:21Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
title As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
spellingShingle As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
Santos, Fabíola Silva
Avaliação
Aprendizagem
Métodos Avaliativos
Evaluation
Learning
Assessment Method
title_short As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
title_full As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
title_fullStr As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
title_full_unstemmed As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
title_sort As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
author Santos, Fabíola Silva
author_facet Santos, Fabíola Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Sirley Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabíola Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Aprendizagem
Métodos Avaliativos
Evaluation
Learning
Assessment Method
topic Avaliação
Aprendizagem
Métodos Avaliativos
Evaluation
Learning
Assessment Method
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-08-21T15:08:17Z
2024-08-21T15:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Fabíola Silva. As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento. 2019. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1125
identifier_str_mv SANTOS, Fabíola Silva. As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento. 2019. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579769290752