Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246 |
Resumo: | O trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes. |
id |
UFCG_19ce0da2c6534b799d8be61f305fc6e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13246 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.Learning assessment: giving a new meaning to evaluative practice.Avaliação da aprendizagemPrática avaliativaLearning assessmentEvaluative practiceO trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SILVA, Michelly Braz da.2007-05-102020-07-13T14:59:14Z2020-07-132020-07-13T14:59:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T16:53:49Zoai:localhost:riufcg/13246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T16:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. Learning assessment: giving a new meaning to evaluative practice. |
title |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem Prática avaliativa Learning assessment Evaluative practice |
title_short |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
title_full |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. |
author |
SILVA, Michelly Braz da. |
author_facet |
SILVA, Michelly Braz da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Michelly Braz da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Prática avaliativa Learning assessment Evaluative practice |
topic |
Avaliação da aprendizagem Prática avaliativa Learning assessment Evaluative practice |
description |
O trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-10 2020-07-13T14:59:14Z 2020-07-13 2020-07-13T14:59:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246 SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246 |
identifier_str_mv |
SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892212439580672 |