Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Michelly Braz da.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246
Resumo: O trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes.
id UFCG_19ce0da2c6534b799d8be61f305fc6e9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13246
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.Learning assessment: giving a new meaning to evaluative practice.Avaliação da aprendizagemPrática avaliativaLearning assessmentEvaluative practiceO trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SILVA, Michelly Braz da.2007-05-102020-07-13T14:59:14Z2020-07-132020-07-13T14:59:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T16:53:49Zoai:localhost:riufcg/13246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T16:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
Learning assessment: giving a new meaning to evaluative practice.
title Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
SILVA, Michelly Braz da.
Avaliação da aprendizagem
Prática avaliativa
Learning assessment
Evaluative practice
title_short Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
title_full Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
title_sort Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa.
author SILVA, Michelly Braz da.
author_facet SILVA, Michelly Braz da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Michelly Braz da.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Prática avaliativa
Learning assessment
Evaluative practice
topic Avaliação da aprendizagem
Prática avaliativa
Learning assessment
Evaluative practice
description O trabalho de monografia que se desenvolve a seguir objetiva analisar a pratica avaliativa vivenciada na sala de aula, para a partir de então, buscar subsidies que possibilitem ao docente repensar e reorientar sua ação. Para melhor compreender como se da o processo de avaliação na sala de aula, alem de frequentes observações, contamos também como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário de 12 perguntas subjetivas, que contou com a colaboração das professaras da E. E E. I. E. F São Sebastião. A partir da analise das respostas obtidas foi possível perceber a imediata relação que os professores fazem entre avaliação e notas, bem como a dicotomia existente entre a teoria que apresentaram e a pratica que realmente vivenciam. Pratica esta que enfrenta grandes dificuldades como falta de material didático e apoio pedagógico, escola com estrutura física adequada, uma remuneração condizente com sua responsabilidade e importância social, que não lhe obriga a enfrentar a duplas ou ate mesmo triplas jornadas de trabalho, de modo que não disponha de tempo para planejar e avaliar sua ação, alem da ausência dos pais que pouco ou nada participam do processo de aprendizagem dos filhos, mas que por outro lado exigem da escola o que realmente lhes interessa: BOAS NOTAS. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir acerca da ação docente e dos desafios vivenciados na busca por uma avaliação que priorize a aprendizagem e não a mera aquisição de notas, que vise a descoberta de potencial, o desenvolvimento de um educando reflexivo que exerça sua cidadania de forma critica, mas participativa e não a seleção e exclusão destes. Esperamos com este trabalho abrir uma discussão acerca da avaliação de modo a contribuir de maneira significativa aos docentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-10
2020-07-13T14:59:14Z
2020-07-13
2020-07-13T14:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246
SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13246
identifier_str_mv SILVA, Michelly Braz da. Avaliação da aprendizagem: ressignificando a prática avaliativa. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892212439580672