Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Rahuana Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1107
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_231ac846374742158146d67dd6b76824
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1107
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da MatemáticaJogosMatemáticaEnsinoMetodologiaGamesMathematicsTeachingMethodologyTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.A aprendizagem matemática sempre enfrentou dificuldades com relação à assimilação de seus conceitos em sala de aula, pois alguns alunos não se sentem motivados a aprender matemática pelos métodos convencionais. No intuito de mudar este cenário, é que se propõe a utilização de metodologias alternativas, como a utilização de jogos didáticos. Esta proposta visa, mudar a forma de aprendizagem do aluno, que terá interesse em desenvolver os conceitos apresentados. Pensando nisso, é que se propôs neste artigo a utilização de jogos pedagógicos como recurso aos educadores no desenvolvimento da aprendizagem matemática dos alunos. Com objetivo de apresentar o jogo didático como instrumento facilitador na aprendizagem e diferencial metodológicos de ensino é que se trabalhou a construção do estudo. A partir da proposta e das discussões apresentadas levou à conclusão de que a metodologia desenvolvida a partir da utilização de jogos didáticos é uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem da matemática.Mathematics learning has always had difficulties regarding the assimilation of its concepts in the classroom, since some students were not motivated to use the resources of the conventional language. There is no way to change this scenario, it is proposed to use alternative methodologies, such as the use of didactic games. This proposal aims to change the way students learn, which has an interest in developing the concepts presented. Thinking about this, it is in this article that he used pedagogic games as a resource for educators in the development of students' mathematics learning. With the objective of presenting the didactic game as a facilitator in learning and the methodological results of teaching, we worked on the construction of the study. From the proposal and the discussions presented led to the conclusion that the methodology developed from the use of educational games is a viable alternative for the teaching and learning of mathematics.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasMilani, Samanta MargaridaFeitosa, Rahuana Martins2024-08-20T16:48:41Z2024-08-20T16:48:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFEITOSA, Rahuana Martins . Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoalhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1107porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T12:48:45Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1107Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T12:48:45Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
title Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
spellingShingle Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
Feitosa, Rahuana Martins
Jogos
Matemática
Ensino
Metodologia
Games
Mathematics
Teaching
Methodology
title_short Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
title_full Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
title_fullStr Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
title_full_unstemmed Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
title_sort Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática
author Feitosa, Rahuana Martins
author_facet Feitosa, Rahuana Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Samanta Margarida
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Rahuana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Matemática
Ensino
Metodologia
Games
Mathematics
Teaching
Methodology
topic Jogos
Matemática
Ensino
Metodologia
Games
Mathematics
Teaching
Methodology
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-20T16:48:41Z
2024-08-20T16:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, Rahuana Martins . Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1107
identifier_str_mv FEITOSA, Rahuana Martins . Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585056210944