Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Giliane da Silva Feitoza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1185
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância (UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.
id IFRO-1_2936a256f6715843cac1624ea22f753f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1185
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021AlfabetizaçãoLerDizerPrática pedagógicaLiteracyTo readTo sayPedagogical practiceTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância (UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.As considerações apresentadas neste trabalho, tem como objetivo principal analisar os diálogos e a práticas pedagógicas em torno da alfabetização veiculado pelo boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) Vez e voz às crianças, publicado por iniciativa de educadores que promovem debates em defesa de uma alfabetização humanizadora. A periodização eleita abrange o intervalo entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Isto posto, temos como objetivos específicos, realizar uma revisão de literatura sobre a diferenciação entre o ler e o dizer; identificar a importância e as implicações que essa diferenciação tem para a prática pedagógica e explorar os diálogos envolvidos no boletim Alfabetização Humanizadora, na sessão De professor para professor Para a realização da pesquisa utilizou como metodologia, a análise documental, baseada em pressupostos estabelecidos por Ludke (2013). Outrossim, a pesquisa baseou-se em fundamentos estabelecidos por Bajard (2014), Ferreira (2010), Freinet (1996), Freire (1989), Foucambert (1994), Soares (2021) e Vigotskii (2010).Os resultados da pesquisa mostram que uma alfabetização humanizadora, requer que compreendamos a criança com ser sócio-histórico e que para ser alfabetizada precisa se apropriar de atos da leitura e da escrita por meio dos enunciados.The considerations presented in this work have as main objective to analyze the dialogues and pedagogical practices around literacy published by the newsletter Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) Vez e voz aos Crianças, published by the initiative of educators who promote debates in defense of literacy humanizing. The chosen periodization covers the interval between December 2020 and December 2021. That said, we have as specific objectives, to carry out a literature review on the differentiation between reading and saying; to identify the importance and implications that this differentiation has for the pedagogical practice and explore the dialogues involved in the newsletter Alfabetização Humanizadora, in the session "From teacher to teacher". To carry out the research, document analysis was used as a methodology, based on assumptions established by Ludke (2013). Furthermore, the research was based on foundations established by Barjard (2014), Ferreira (2010), Freinet (1996), Freire (1989), Foucambert (1994), Soares (2021) and Vigotskii (2010). show that humanizing literacy requires us to understand the child as a socio-historical being and that in order to be literate, it needs to appropriate acts of reading and writing through utterances.Campus Porto Velho Zona NorteLicenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)Medeiros, Telma FortesGomes, Giliane da Silva Feitoza2024-08-27T00:00:36Z2024-08-27T00:00:36Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Giliane da SIlva Feitoza. Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021. Orientadora: Telma Fortes Medeiros. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UAB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Porto Velho, 2022http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1185porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T03:00:20Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1185Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T03:00:20Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
title Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
spellingShingle Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
Gomes, Giliane da Silva Feitoza
Alfabetização
Ler
Dizer
Prática pedagógica
Literacy
To read
To say
Pedagogical practice
title_short Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
title_full Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
title_fullStr Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
title_full_unstemmed Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
title_sort Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021
author Gomes, Giliane da Silva Feitoza
author_facet Gomes, Giliane da Silva Feitoza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Telma Fortes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Giliane da Silva Feitoza
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ler
Dizer
Prática pedagógica
Literacy
To read
To say
Pedagogical practice
topic Alfabetização
Ler
Dizer
Prática pedagógica
Literacy
To read
To say
Pedagogical practice
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância (UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-27T00:00:36Z
2024-08-27T00:00:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Giliane da SIlva Feitoza. Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021. Orientadora: Telma Fortes Medeiros. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UAB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Porto Velho, 2022
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1185
identifier_str_mv GOMES, Giliane da SIlva Feitoza. Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021. Orientadora: Telma Fortes Medeiros. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância UAB). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Porto Velho, 2022
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579747270656