Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Raquel Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1129
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_3056974876489ce766bbe82a8fded299
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1129
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de QuímicaMetodologiasQuímicaMúsicaMethodologyChemistryMúsicTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.A procura por metodologias que contribuam com ensino e aprendizagem é uma busca incessante daqueles que acreditam que a educação seja a ferramenta chave para o desenvolvimento do indivíduo. A música se apresenta como uma opção para desenvolver o aluno de forma lúdica e satisfatória, pois, além de dinamizar as aulas, que mostre a utilização na metodologia no Brasil, bem como sua aplicabilidade e nível de contribuição aos alunos, pois não exige muitos recursos financeiros e colabora com a fixação do conteúdo. O presente trabalho tem a finalidade de averiguar a partir de uma revisão bibliográfica se esta técnica é utilizada no Brasil, se a mesma é aplicável e contribui de fato para que os alunos compreendam o conteúdo.The search for methodologies that contribute to teaching and learning is an incessant search for those who believe that education is the key tool for individual development. Music presents itself as an option to develop the student in a playful and satisfying way, because, in addition to streamlining the classes, which shows the use in methodology in Brazil, as well as its applicability and level of contributionto students, as it does not require many resources. And contributes to the setting of the content. This paper aims to verify from a bibliographic review if this technique is used in Brazil, if it is applicable and actually contributes for thestudents to understand the content.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasEspirito Santo, Joelson Barral doFerreira, Raquel Duarte2024-08-21T15:11:03Z2024-08-21T15:11:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Raquel Duarte Ferreira. Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química. 2019.17f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1129porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:18Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1129Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:18Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
title Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
spellingShingle Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
Ferreira, Raquel Duarte
Metodologias
Química
Música
Methodology
Chemistry
Músic
title_short Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
title_full Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
title_fullStr Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
title_full_unstemmed Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
title_sort Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
author Ferreira, Raquel Duarte
author_facet Ferreira, Raquel Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espirito Santo, Joelson Barral do
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Raquel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Química
Música
Methodology
Chemistry
Músic
topic Metodologias
Química
Música
Methodology
Chemistry
Músic
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-08-21T15:11:03Z
2024-08-21T15:11:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Raquel Duarte Ferreira. Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química. 2019.17f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1129
identifier_str_mv FERREIRA, Raquel Duarte Ferreira. Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química. 2019.17f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579699036160