A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920
Resumo: Este trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes.
id UFCG_65d28a54c7db84dbd0bb97255f4cacab
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36920
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.Music as a teaching methodology: a classroom experience.Sociologia – Estudo e EnsinoMúsica - Metodologia de EnsinoSociabilidadeSociology – Study and TeachingMusic - Teaching MethodologySociabilitySociologiaEste trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes.This paper addresses the teaching of Sociology in basic education, primary education and elementary education, proposes the use of music as a methodology to promote greater participation and interest from students during classroom discussions. The research included a pedagogical intervention at the State School Francisco Apolinário da Silva, where music was adopted as a didactic resource. The results demonstrated that this approach sparked curiosity and engagement among the students, fostering the development of critical, analytical, and problemsolving skills. Furthermore, the use of music facilitated the development of social skills and strengthened sociability through group activities. It is concluded that music is an effective pedagogical strategy to enrich the teaching of Sociology and other disciplines, providing a more dynamic and appealing approach for the students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Mauricio Maia.AGUIAR, M. M.http://lattes.cnpq.br/4428982360681863PAULO, Maria de Assunção Lima de.PAULO, M. A. L.http://lattes.cnpq.br/8362829612160567NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.NASCIMENTO, R. H. Z.http://lattes.cnpq.br/5211310903653654OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.2023-07-172024-07-29T17:49:01Z2024-07-292024-07-29T17:49:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-29T17:49:01Zoai:localhost:riufcg/36920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-29T17:49:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
Music as a teaching methodology: a classroom experience.
title A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
spellingShingle A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.
Sociologia – Estudo e Ensino
Música - Metodologia de Ensino
Sociabilidade
Sociology – Study and Teaching
Music - Teaching Methodology
Sociability
Sociologia
title_short A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
title_full A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
title_fullStr A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
title_full_unstemmed A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
title_sort A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
author OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.
author_facet OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Mauricio Maia.
AGUIAR, M. M.
http://lattes.cnpq.br/4428982360681863
PAULO, Maria de Assunção Lima de.
PAULO, M. A. L.
http://lattes.cnpq.br/8362829612160567
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
NASCIMENTO, R. H. Z.
http://lattes.cnpq.br/5211310903653654
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia – Estudo e Ensino
Música - Metodologia de Ensino
Sociabilidade
Sociology – Study and Teaching
Music - Teaching Methodology
Sociability
Sociologia
topic Sociologia – Estudo e Ensino
Música - Metodologia de Ensino
Sociabilidade
Sociology – Study and Teaching
Music - Teaching Methodology
Sociability
Sociologia
description Este trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2024-07-29T17:49:01Z
2024-07-29
2024-07-29T17:49:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920
OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920
identifier_str_mv OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744630694019072