A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920 |
Resumo: | Este trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes. |
id |
UFCG_65d28a54c7db84dbd0bb97255f4cacab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36920 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.Music as a teaching methodology: a classroom experience.Sociologia – Estudo e EnsinoMúsica - Metodologia de EnsinoSociabilidadeSociology – Study and TeachingMusic - Teaching MethodologySociabilitySociologiaEste trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes.This paper addresses the teaching of Sociology in basic education, primary education and elementary education, proposes the use of music as a methodology to promote greater participation and interest from students during classroom discussions. The research included a pedagogical intervention at the State School Francisco Apolinário da Silva, where music was adopted as a didactic resource. The results demonstrated that this approach sparked curiosity and engagement among the students, fostering the development of critical, analytical, and problemsolving skills. Furthermore, the use of music facilitated the development of social skills and strengthened sociability through group activities. It is concluded that music is an effective pedagogical strategy to enrich the teaching of Sociology and other disciplines, providing a more dynamic and appealing approach for the students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Mauricio Maia.AGUIAR, M. M.http://lattes.cnpq.br/4428982360681863PAULO, Maria de Assunção Lima de.PAULO, M. A. L.http://lattes.cnpq.br/8362829612160567NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.NASCIMENTO, R. H. Z.http://lattes.cnpq.br/5211310903653654OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.2023-07-172024-07-29T17:49:01Z2024-07-292024-07-29T17:49:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-29T17:49:01Zoai:localhost:riufcg/36920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-29T17:49:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. Music as a teaching methodology: a classroom experience. |
title |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. |
spellingShingle |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. Sociologia – Estudo e Ensino Música - Metodologia de Ensino Sociabilidade Sociology – Study and Teaching Music - Teaching Methodology Sociability Sociologia |
title_short |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. |
title_full |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. |
title_fullStr |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. |
title_sort |
A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. |
author |
OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Mauricio Maia. AGUIAR, M. M. http://lattes.cnpq.br/4428982360681863 PAULO, Maria de Assunção Lima de. PAULO, M. A. L. http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino. NASCIMENTO, R. H. Z. http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia – Estudo e Ensino Música - Metodologia de Ensino Sociabilidade Sociology – Study and Teaching Music - Teaching Methodology Sociability Sociologia |
topic |
Sociologia – Estudo e Ensino Música - Metodologia de Ensino Sociabilidade Sociology – Study and Teaching Music - Teaching Methodology Sociability Sociologia |
description |
Este trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-17 2024-07-29T17:49:01Z 2024-07-29 2024-07-29T17:49:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920 OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744630694019072 |