A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Michele Cristine Garcias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/918
Resumo: Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas
id IFRO-1_32e0a68dd587fe9c5eb8157ca596b345
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/918
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-ROEnsinoLicenciaturaFormação docenteTeachingGraduationTeacher trainingArtigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências BiológicasEste trabalho tem como intuito apresentar as ideias que foram reformuladas no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFRO-Campus Colorado do Oeste, o referencial utilizado para que fosse coerente as perspectivas do trabalho, foram através de levantamento bibliográfico. Sendo assim, o principal objetivo do artigo está relacionado em entender as reais mudanças do PPC. Com base nisto o método utilizado foi através de uma comparação entre os dois PPCs do curso no Campus, desta forma discutindo então e entendendo os motivos pelos quais foram necessárias tal alteração. Os dados com relação às disciplinas e suas inserções e modificações foram apresentados por meio de uma tabela na qual detalhadamente explica uma das reais mudanças no projeto pedagógico. O trabalho ainda se trata de alterações quanto às horas complementares e modificações no estágio. Através deste processo de observação e análise entre os PPCs que tenta explicar como através dessa reformulação será modificado o processo de formação dos discentes, visando que o conhecimento e o ensino sempre exigem andar lado a lado. Percebe-se com isso como o PPC se adapta conforme as necessidades da educação já que se trata de um curso de Licenciatura, buscando sempre adequar da melhor forma a formação docente.This work aims to present the ideas that were reformulated in the Pedagogical Project of degree course in Biological Sciences at IFRO-Campus Colorado do Oeste, The reference used to To ensure that the perspectives of the work were coherent, they were carried out through a bibliographical survey. Therefore, the The main objective of the article is related to understanding the real changes in PPC. Based on this the method used was through a comparison between the two PPCs of the course on campus, thus discussing and understanding the reasons why such a change was necessary. Data regarding disciplines and their insertions and modifications were presented through a table in which one of the real changes in the pedagogical project. The work still involves changes regarding additional hours and stage changes. Through this process of observation and analysis between PPCs that tries to explain how Through this reformulation, the student training process will be modified, with the aim that knowledge and teaching always requires walking side by side. It is clear from this how PPC adapts according to needs of education since it is a Bachelor's degree course, always seeking to best adapt the training teacher.Campus Colorado do OesteLicenciatura em Ciências BiológicasAlbuquerque, Gean Carlos de SousaCunha, Michele Cristine Garcias da2024-05-27T15:59:28Z2024-05-27T15:59:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Michele Cristine Garcias da. A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciênicas Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO. Orientador: Gean Carlos de Sousa Albuquerque. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/918porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-03T10:05:22Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/918Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-07-03T10:05:22Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
title A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
spellingShingle A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
Cunha, Michele Cristine Garcias da
Ensino
Licenciatura
Formação docente
Teaching
Graduation
Teacher training
title_short A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
title_full A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
title_fullStr A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
title_full_unstemmed A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
title_sort A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
author Cunha, Michele Cristine Garcias da
author_facet Cunha, Michele Cristine Garcias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Gean Carlos de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Michele Cristine Garcias da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Licenciatura
Formação docente
Teaching
Graduation
Teacher training
topic Ensino
Licenciatura
Formação docente
Teaching
Graduation
Teacher training
description Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-05-27T15:59:28Z
2024-05-27T15:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Michele Cristine Garcias da. A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciênicas Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO. Orientador: Gean Carlos de Sousa Albuquerque. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2021.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/918
identifier_str_mv CUNHA, Michele Cristine Garcias da. A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciênicas Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO. Orientador: Gean Carlos de Sousa Albuquerque. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2021.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275583437209600