O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávia de Oliveira Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/725
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_451d6a62dab7cc41cb004b2d4245be17
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/725
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem DesenvolvimentalTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.O presente trabalho pretende abordar a teoria da aprendizagem Desenvolvimental, apresentada por Davydov (1988), com base nos estudos de Vygotsky (2001, 2003), tendo também como respaldo as ideias de Saviani (1983, 2009, 2011) a respeito do ensino. O objetivo da pesquisa é compreender as contribuições da teoria da Aprendizagem Desenvolvimental para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. O trabalho vem de modo a contrapor o ensino tradicional presente nas escolas, uma vez que são priorizados o conhecimento científico e a construção pelo sujeito/aluno que aprende. O estudo contou com pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, teses, monografias e artigos, e a pesquisa documental por meio de cadernos de aluno e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Cacoal (RO) de 2019 a 2022. Com esses cadernos, foram delineados o perfil curricular dos conteúdos matemáticos para indicar/sugerir de que maneira a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental pode contribuir com o ensino de matemática. Após a análise constatou-se a presença de um ensino de matemática que segue um caráter mecanizado, em que a sequência da aula se constitui de enunciado, fórmula, exemplo e exercício. Tal constatação sugere a necessidade de repensar o processo de ensino e aprendizagem a partir dos pressupostos da teoria Desenvolvimental, visto que ela contribui para a superação do empirismo inerente à lógica tradicional.The present work intends to address the theory of Developmental learning, presented by Davydov (1988), based on the studies of Vygotsky (2001, 2003), also supported by the ideas of Saviani (1983, 2009, 2011) regarding teaching. The objective of the research is to understand the contributions of Developmental Learning theory to the process of teaching and learning mathematics. The work aims to oppose the traditional teaching present in schools, since scientific knowledge and construction by the subject/student who learn are prioritized. The study included bibliographical research in books, dissertations, theses, monographs and articles, and documentary research through notebooks of students and former high school students from public schools in the city of Cacoal (RO) from 2019 to 2022. With In these notebooks, the curricular profile of mathematical content was outlined to indicate/suggest how Developmental Learning theory can contribute to the teaching of mathematics. After the analysis, it was verified the presence of mathematics teaching that follows a mechanized nature, in which the class sequence consists of a statement, formula, example and exercise. This finding suggests the need to rethink the teaching and learning process based on the assumptions of Developmental theory, as it contributes to overcoming the empiricism inherent to traditional logic.Campus CacoalLicenciatura em MatemáticaSantos, Gabriel Tenório dosSouza, Flávia de Oliveira Santos2024-02-08T20:44:19Z2024-02-08T20:44:19Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Flávia de Oliveira Santos Souza. O ensino e aprendizagem de matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da aprendizagem desenvolvimental. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/725porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-09T03:00:17Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/725Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-09T03:00:17Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
title O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
spellingShingle O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
Souza, Flávia de Oliveira Santos
title_short O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
title_full O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
title_fullStr O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
title_sort O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
author Souza, Flávia de Oliveira Santos
author_facet Souza, Flávia de Oliveira Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gabriel Tenório dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávia de Oliveira Santos
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-08T20:44:19Z
2024-02-08T20:44:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Flávia de Oliveira Santos Souza. O ensino e aprendizagem de matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da aprendizagem desenvolvimental. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/725
identifier_str_mv SOUZA, Flávia de Oliveira Santos Souza. O ensino e aprendizagem de matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da aprendizagem desenvolvimental. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120970494803968