O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/779 |
Resumo: | Produção acadêmica na modalidade de artigo publicada pelos autores na Revista Cientifica Contribuciones a las Ciencias Sociales. |
id |
IFRO-1_4d325705854a7c62a376e4d9ff2f79f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/779 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidadePsicopedagogiaBrincarOrientaçãoIFROpsychopedagogyplayorientationIFROProdução acadêmica na modalidade de artigo publicada pelos autores na Revista Cientifica Contribuciones a las Ciencias Sociales.O presente artigo teve o objetivo de compreender o porquê do brincar tornar-se uma importante ferramenta na atuação psicopedagógica no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para estudantes com perfilde vulnerabilidade. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo no IFRO. Propõe-se que as atividades lúdicas devem ter espaço exclusivo na vida de todo ser humano, independente de qual seja a idade. Com o apoio de uma rica bibliografia na fundamentação, pode-se constatar que, de fato, o brincar possibilita ao sujeito um espaço para atuar como protagonista, além, é claro, de poder ressignificar as experiências vividas e mudar o destino de sua própria história. Na política socioeducativa a escolarização tem posição fundamental, por isso o adolescente precisa receber apoio para continuar estudando e obter êxito. No caso dos estudantes vulneráveis matriculados nos cursos técnicos do IFRO, analisamos como deve ser o atendimento a estes, baseando-se na experiência da Psicopedagogia e nos princípios da orientação socioeducativa, para efetivar ações educativas inclusivas.The objective of this paper was to understand why play has become an important tool in psychopedagogical work at the Instituto Federal de Rondônia (IFRO) for students with a vulnerability profile. The methodology involved bibliographic research and field research at IFRO. It is proposed that recreational activities should have an exclusive place in the life of every human being, regardless of their age. With the support of a rich bibliography, it was possible to verify that, in fact, playing allows the subject a space to act as a protagonist, besides, of course, being able to give new meaning to the experiences lived and change the destiny of his own history. In the socio-educational policy, schooling has a fundamental position, so the adolescent needs to receive support to continue studying and be successful. In the case of vulnerable students enrolled in technical courses at IFRO, we analyze how they should be cared for, based on the experience of psychopedagogy and the principles of socio-educational guidance, in order to effect inclusive educational actions.Campus Porto Velho Calama2024-02-23T14:04:27Z2024-02-23T14:04:27Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTelles, L. C. M. dos S., Telles, A. T., & Valim, R. (2023). O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(1), 290–304. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.1-019http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/77910.55905/revconv.16n.1-019Valim, RicardoTelles, Anderson TeixeiraTelles, Lívia Catarina Matoso dos Santosporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T18:11:54Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/779Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T18:11:54Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade |
title |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade |
spellingShingle |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade Valim, Ricardo Psicopedagogia Brincar Orientação IFRO psychopedagogy play orientation IFRO |
title_short |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade |
title_full |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade |
title_fullStr |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade |
title_full_unstemmed |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade |
title_sort |
O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade |
author |
Valim, Ricardo |
author_facet |
Valim, Ricardo Telles, Anderson Teixeira Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Telles, Anderson Teixeira Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valim, Ricardo Telles, Anderson Teixeira Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Brincar Orientação IFRO psychopedagogy play orientation IFRO |
topic |
Psicopedagogia Brincar Orientação IFRO psychopedagogy play orientation IFRO |
description |
Produção acadêmica na modalidade de artigo publicada pelos autores na Revista Cientifica Contribuciones a las Ciencias Sociales. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-02-23T14:04:27Z 2024-02-23T14:04:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Telles, L. C. M. dos S., Telles, A. T., & Valim, R. (2023). O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(1), 290–304. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.1-019 http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/779 10.55905/revconv.16n.1-019 |
identifier_str_mv |
Telles, L. C. M. dos S., Telles, A. T., & Valim, R. (2023). O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(1), 290–304. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.1-019 10.55905/revconv.16n.1-019 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Calama |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Porto Velho Calama |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585781825536 |