O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valim, Ricardo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Telles, Anderson Teixeira, Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/779
Resumo: Produção acadêmica na modalidade de artigo publicada pelos autores na Revista Cientifica Contribuciones a las Ciencias Sociales.
id IFRO-1_4d325705854a7c62a376e4d9ff2f79f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/779
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidadePsicopedagogiaBrincarOrientaçãoIFROpsychopedagogyplayorientationIFROProdução acadêmica na modalidade de artigo publicada pelos autores na Revista Cientifica Contribuciones a las Ciencias Sociales.O presente artigo teve o objetivo de compreender o porquê do brincar tornar-se uma importante ferramenta na atuação psicopedagógica no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para estudantes com perfilde vulnerabilidade. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo no IFRO. Propõe-se que as atividades lúdicas devem ter espaço exclusivo na vida de todo ser humano, independente de qual seja a idade. Com o apoio de uma rica bibliografia na fundamentação, pode-se constatar que, de fato, o brincar possibilita ao sujeito um espaço para atuar como protagonista, além, é claro, de poder ressignificar as experiências vividas e mudar o destino de sua própria história. Na política socioeducativa a escolarização tem posição fundamental, por isso o adolescente precisa receber apoio para continuar estudando e obter êxito. No caso dos estudantes vulneráveis matriculados nos cursos técnicos do IFRO, analisamos como deve ser o atendimento a estes, baseando-se na experiência da Psicopedagogia e nos princípios da orientação socioeducativa, para efetivar ações educativas inclusivas.The objective of this paper was to understand why play has become an important tool in psychopedagogical work at the Instituto Federal de Rondônia (IFRO) for students with a vulnerability profile. The methodology involved bibliographic research and field research at IFRO. It is proposed that recreational activities should have an exclusive place in the life of every human being, regardless of their age. With the support of a rich bibliography, it was possible to verify that, in fact, playing allows the subject a space to act as a protagonist, besides, of course, being able to give new meaning to the experiences lived and change the destiny of his own history. In the socio-educational policy, schooling has a fundamental position, so the adolescent needs to receive support to continue studying and be successful. In the case of vulnerable students enrolled in technical courses at IFRO, we analyze how they should be cared for, based on the experience of psychopedagogy and the principles of socio-educational guidance, in order to effect inclusive educational actions.Campus Porto Velho Calama2024-02-23T14:04:27Z2024-02-23T14:04:27Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTelles, L. C. M. dos S., Telles, A. T., & Valim, R. (2023). O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(1), 290–304. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.1-019http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/77910.55905/revconv.16n.1-019Valim, RicardoTelles, Anderson TeixeiraTelles, Lívia Catarina Matoso dos Santosporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T18:11:54Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/779Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T18:11:54Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
title O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
spellingShingle O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
Valim, Ricardo
Psicopedagogia
Brincar
Orientação
IFRO
psychopedagogy
play
orientation
IFRO
title_short O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
title_full O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
title_fullStr O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
title_full_unstemmed O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
title_sort O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade
author Valim, Ricardo
author_facet Valim, Ricardo
Telles, Anderson Teixeira
Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
author_role author
author2 Telles, Anderson Teixeira
Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valim, Ricardo
Telles, Anderson Teixeira
Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Brincar
Orientação
IFRO
psychopedagogy
play
orientation
IFRO
topic Psicopedagogia
Brincar
Orientação
IFRO
psychopedagogy
play
orientation
IFRO
description Produção acadêmica na modalidade de artigo publicada pelos autores na Revista Cientifica Contribuciones a las Ciencias Sociales.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-23T14:04:27Z
2024-02-23T14:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Telles, L. C. M. dos S., Telles, A. T., & Valim, R. (2023). O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(1), 290–304. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.1-019
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/779
10.55905/revconv.16n.1-019
identifier_str_mv Telles, L. C. M. dos S., Telles, A. T., & Valim, R. (2023). O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(1), 290–304. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.1-019
10.55905/revconv.16n.1-019
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585781825536