Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valim, Ricardo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Soares, Domingos Perpétuo Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/846
Resumo: O trabalho intitulado Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama foi aprovado e apresentado no III Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado Online nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2024. O trabalho, na modalidade de resumo expandido, foi apresentado no Eixo Temático “Práticas Pedagógicas e Projetos Educativos”. A Comissão Científica considerou que o trabalho reúne elevado interesse científico na área da Educação e, por esse fato, tomou a decisão de atribuir a presente Menção Honrosa.
id IFRO-1_4dccd223af1d0f5bfb17ab996c5b15ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/846
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho CalamaEducaçãoProtagonismoAutoriaAutenticidadeEpistemologiasEducationRoleAuthorshipAuthenticityEpistemologiesO trabalho intitulado Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama foi aprovado e apresentado no III Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado Online nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2024. O trabalho, na modalidade de resumo expandido, foi apresentado no Eixo Temático “Práticas Pedagógicas e Projetos Educativos”. A Comissão Científica considerou que o trabalho reúne elevado interesse científico na área da Educação e, por esse fato, tomou a decisão de atribuir a presente Menção Honrosa.Objetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Campus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente à produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos de âmbito regional, nacional e internacional. Também há a perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do projeto Costurando Saberes. Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa. Desta forma, decoloniza-se os saberes reconhecendo as especificidades próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.O Seminário foi organizado em parceria com Programas de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil) e Universidade de Santiago (Cabo Verde).The objective of this research is to analyze the implementation of the "Sewing Knowledge" Project at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Porto Velho Calama Campus, in the year 2023. It is justified by the potential for scientific initiation that this project has to stimulate the training of new researchers.The methodology used in this project included the availability of specialized books for the student community of the Higher Course in Chemical Engineering at IFRO Campus Porto Velho Calama, in addition to other materials collected in research carried out by the students themselves.Foi também preocupação da coordenação do projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente à produção científica.The results obtained so far reveal a process of initiation and academic production that has been appreciated in regional, national and international events. There is also the prospect of producing a book by the end of this semester, composed of articles prepared by the student community of the Higher Course in Chemical Engineering at IFRO Campus Porto Velho Calama, who participated in the project Sewing Knowledge.Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa. In this way, knowledge is decolonized, recognizing the specificities of each student, revealing their potential and stimulating them for the experiences of the scientific world, without the perspective of blocking their intelligence.Campus Porto Velho Calama2024-03-20T18:01:54Z2024-03-20T18:01:54Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVALIM, Ricardo; SOARES, Domingos, P. Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama. In: III Seminário Luso-Brasileiro de Educação. Santa Maria-RS: UFSM, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/846Valim, RicardoSoares, Domingos Perpétuo Alvesporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T13:49:24Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/846Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T13:49:24Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
title Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
spellingShingle Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
Valim, Ricardo
Educação
Protagonismo
Autoria
Autenticidade
Epistemologias
Education
Role
Authorship
Authenticity
Epistemologies
title_short Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
title_full Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
title_fullStr Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
title_full_unstemmed Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
title_sort Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
author Valim, Ricardo
author_facet Valim, Ricardo
Soares, Domingos Perpétuo Alves
author_role author
author2 Soares, Domingos Perpétuo Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valim, Ricardo
Soares, Domingos Perpétuo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Protagonismo
Autoria
Autenticidade
Epistemologias
Education
Role
Authorship
Authenticity
Epistemologies
topic Educação
Protagonismo
Autoria
Autenticidade
Epistemologias
Education
Role
Authorship
Authenticity
Epistemologies
description O trabalho intitulado Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama foi aprovado e apresentado no III Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado Online nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2024. O trabalho, na modalidade de resumo expandido, foi apresentado no Eixo Temático “Práticas Pedagógicas e Projetos Educativos”. A Comissão Científica considerou que o trabalho reúne elevado interesse científico na área da Educação e, por esse fato, tomou a decisão de atribuir a presente Menção Honrosa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-20T18:01:54Z
2024-03-20T18:01:54Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos, P. Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama. In: III Seminário Luso-Brasileiro de Educação. Santa Maria-RS: UFSM, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/846
identifier_str_mv VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos, P. Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama. In: III Seminário Luso-Brasileiro de Educação. Santa Maria-RS: UFSM, 2024.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579794456576