Decolonizando metodologias: a implementação do projeto “costurando saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valim, Ricardo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Domingos Perpétuo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/824
Resumo: Trabalho foi submetido, aprovado, comunicado e publicado nos Anais do II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED realizado de 11 a 14 de dezembro de 2023.
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A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do Projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente a produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos regional, nacionais e internacional. Também há perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do Projeto “Costurando Saberes”. Conclui-se que projetos que visem o estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a serem melhor aceitos e compreendidos. Projetos que partem da realidade de cada discente como é o caso do Projeto “Costurando Saberes” são bem sucedidos porque simplesmente fazem sentido e permitem que cada discente seja ele mesmo o protagonista de sua pesquisa. Desta forma decoloniza-se os saberes reconhecendo as epistemologias próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.The objective of this research is to make an analysis of the implementation of the Project "Sewing Knowledge" at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Porto Campus Old Calama in the year 2023. It is justified by the potential for scientific initiation that the referred to The project aims to stimulate the training of new researchers.The methodology used In this project, specialized books were made available to the community student of the Higher Course in Chemical Engineering at IFRO Campus Porto Velho Calama, in addition to other materials collected in research carried out by the students themselves. Was It was also a concern of the Project's coordination that the students had spaces to attendance and sharing of information whose use would contribute to the deepening of the discussions and, consequently, the scientific production.The Results obtained so far reveal a process of initiation and academic production that It has been appreciated at regional, national and international events. There is also the prospect of production of a book by the end of this semester composed of articles prepared by the student community of the Higher Course in Chemical Engineering at IFRO Campus Porto Old Calama who participated in the "Sewing Knowledge" Project.It is concluded that projects that aimed at stimulating creativity and valuing the knowledge of the student community tend to to be better accepted and understood. Projects that start from the reality of each student as is the case of the "Sewing Knowledge" Project, they are successful because simply They make sense and allow each student to be the protagonist of their own research.In this way, knowledge is decolonized, recognizing the epistemologies of each revealing their potential and stimulating them for the experiences of the scientific world without the the prospect of blocking your intelligence.Campus Porto Velho Calama2024-03-15T14:24:14Z2024-03-15T14:24:14Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfValim, R; Soares, D. P. A. (2023). Decolonizando metodologias: a implementação do projeto “costurando saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente ISSN: 2675-813X / v. 4, n. 4 (2023).http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/82410.51189/cinped2023/24339Valim, RicardoSoares, Domingos Perpétuo Alvesporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T13:49:54Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/824Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T13:49:54Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
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