Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/656
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Física.
id IFRO-1_5a90ab398be3be9db90ac7ee57966c17
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/656
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docenteNanociênciaNanotecnologiaFormação docenteNanoscienceNanotechnologyTeacher education.Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Física.O presente trabalho apresenta um relato de caso que explora a prática de síntese de nanopartículas magnéticas como uma metodologia inovadora na formação docente. Motivado pela crescente relevância do estudo de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio, o estudo visa observar de que forma a prática experimental no âmbito da N&N durante a formação docente pode contribuir para a capacitação de professores mais preparados para lidar com tais temáticas na educação básica, conforme sugerem os documentos normativos. A atividade consistiu na realização do processo de síntese através da coprecipitação de nanopartículas magnéticas, incluindo a avaliação de suas características qualitativas e aspecto visual. Inicialmente, os resultados não foram satisfatórios, mas, por meio de ajustes baseados em cálculos e experimentação, alcançou-se o sucesso na síntese e na obtenção do produto esperado. Os resultados destacam o desenvolvimento de competências docentes e a motivação renovada para abordar temas avançados e relevantes no contexto atual. Por fim, ressalta-se a eficácia da síntese de nanopartículas na formação de professores, fornecendo insights sobre o uso de métodos práticos na abordagem de temas relacionados a N&N e na preparação do docente para abordar conceitos fundamentais de Física Moderna no ensino médio, trazendo esta ciência para a perspectiva dos tempos atuais.The present work presents a case study that explores the practice of synthesizing magnetic nanoparticles as an innovative methodology in teacher education. Motivated by the growing relevance of the study of Nanoscience and Nanotechnology (N&N) in high school, the study aims to observe how experimental practice in the field of N&N during teacher education can contribute to the training of teachers better prepared to deal with such topics in basic education, as suggested by normative documents. The activity consisted of carrying out the synthesis process through the coprecipitation of magnetic nanoparticles, including the evaluation of their qualitative characteristics and visual appearance. Initially, the results were not satisfactory, but through adjustments based on calculations and experimentation, success was achieved in the synthesis and in obtaining the expected product. The results highlight the development of teaching skills and renewed motivation to address advanced and relevant topics in the current context. Finally, the effectiveness of nanoparticle synthesis in teacher education is emphasized, providing insights into the use of practical methods in addressing N&N-related topics and in preparing teachers to address fundamental concepts of Modern Physics in high school, bringing this science into the perspective of the present times.Campus Porto Velho CalamaLicenciatura em FísicaBezerra, Mauro Guilherme FerreiraBarbosa, Gabriel Marcos Rodrigues2023-12-18T15:24:55Z2023-12-18T15:24:55Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Gabriel Marcos Rodrigues. Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente. Orientador: Mauro Guilherme Ferreira Bezerra. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/656porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T16:21:38Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/656Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-19T16:21:38Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
title Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
spellingShingle Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Nanociência
Nanotecnologia
Formação docente
Nanoscience
Nanotechnology
Teacher education.
title_short Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
title_full Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
title_fullStr Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
title_full_unstemmed Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
title_sort Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
author Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
author_facet Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Nanociência
Nanotecnologia
Formação docente
Nanoscience
Nanotechnology
Teacher education.
topic Nanociência
Nanotecnologia
Formação docente
Nanoscience
Nanotechnology
Teacher education.
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T15:24:55Z
2023-12-18T15:24:55Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Gabriel Marcos Rodrigues. Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente. Orientador: Mauro Guilherme Ferreira Bezerra. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/656
identifier_str_mv BARBOSA, Gabriel Marcos Rodrigues. Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente. Orientador: Mauro Guilherme Ferreira Bezerra. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581650436096