Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eleneide Menezes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nogueira, Romildo de Albuquerque, Fenner, Roniere dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263053
Resumo: A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.
id UFRGS-2_68029f2a0ff192bee5eb9ba63cad27d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263053
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Eleneide MenezesNogueira, Romildo de AlbuquerqueFenner, Roniere dos Santos2023-08-02T03:34:17Z20232525-8761http://hdl.handle.net/10183/263053001166438A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.Nanobiotechnology is a theme that is not adequately contemplated in the textbooks of basic education and, therefore, has rarely been the object of a teaching approach. In this research, we seek to identify how teacher training has been worked to develop this theme in the classroom. The methodology used was to conduct a literature review on nanoscience and nanotechnology focused on academic documents referenced through the databases of Scielo, Google Academic and Science Direct. In the analysis of the documents, we created categories of analysis, such as: results obtained, methodology employed, authors, development of the work and importance given to teacher training for the teaching of nanobiotechnology. The bibliographic research allowed us to identify that teacher education was mentioned in some studies, but it was not exactly the object of research.application/pdfporBrazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 9, n. 3 (Mar. 2023), p. 11242-11256.NanociênciaNanotecnologiaProfessor : FormaçãoNanoscienceNanotechnologyTeacher educationNanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médioNanoscience and nanotechnology : teaching perspectives for teaching and learning through the implementation of transdisciplinary projects for high schoolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166438.pdf.txt001166438.pdf.txtExtracted Texttext/plain36239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/2/001166438.pdf.txt907b12aef9498687f1c686d156eaa73fMD52ORIGINAL001166438.pdfTexto completoapplication/pdf270502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/1/001166438.pdfd1121d775b8656642f4daff049073426MD5110183/2630532023-08-03 03:35:04.113271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263053Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-08-03T06:35:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Nanoscience and nanotechnology : teaching perspectives for teaching and learning through the implementation of transdisciplinary projects for high school
title Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
spellingShingle Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
Alves, Eleneide Menezes
Nanociência
Nanotecnologia
Professor : Formação
Nanoscience
Nanotechnology
Teacher education
title_short Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_full Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_fullStr Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_full_unstemmed Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
title_sort Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
author Alves, Eleneide Menezes
author_facet Alves, Eleneide Menezes
Nogueira, Romildo de Albuquerque
Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
author2 Nogueira, Romildo de Albuquerque
Fenner, Roniere dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Eleneide Menezes
Nogueira, Romildo de Albuquerque
Fenner, Roniere dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Nanociência
Nanotecnologia
Professor : Formação
topic Nanociência
Nanotecnologia
Professor : Formação
Nanoscience
Nanotechnology
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Nanoscience
Nanotechnology
Teacher education
description A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-02T03:34:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263053
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166438
identifier_str_mv 2525-8761
001166438
url http://hdl.handle.net/10183/263053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 9, n. 3 (Mar. 2023), p. 11242-11256.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/2/001166438.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/1/001166438.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 907b12aef9498687f1c686d156eaa73f
d1121d775b8656642f4daff049073426
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725168832741376