Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263053 |
Resumo: | A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa. |
id |
UFRGS-2_68029f2a0ff192bee5eb9ba63cad27d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263053 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Eleneide MenezesNogueira, Romildo de AlbuquerqueFenner, Roniere dos Santos2023-08-02T03:34:17Z20232525-8761http://hdl.handle.net/10183/263053001166438A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.Nanobiotechnology is a theme that is not adequately contemplated in the textbooks of basic education and, therefore, has rarely been the object of a teaching approach. In this research, we seek to identify how teacher training has been worked to develop this theme in the classroom. The methodology used was to conduct a literature review on nanoscience and nanotechnology focused on academic documents referenced through the databases of Scielo, Google Academic and Science Direct. In the analysis of the documents, we created categories of analysis, such as: results obtained, methodology employed, authors, development of the work and importance given to teacher training for the teaching of nanobiotechnology. The bibliographic research allowed us to identify that teacher education was mentioned in some studies, but it was not exactly the object of research.application/pdfporBrazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 9, n. 3 (Mar. 2023), p. 11242-11256.NanociênciaNanotecnologiaProfessor : FormaçãoNanoscienceNanotechnologyTeacher educationNanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médioNanoscience and nanotechnology : teaching perspectives for teaching and learning through the implementation of transdisciplinary projects for high schoolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166438.pdf.txt001166438.pdf.txtExtracted Texttext/plain36239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/2/001166438.pdf.txt907b12aef9498687f1c686d156eaa73fMD52ORIGINAL001166438.pdfTexto completoapplication/pdf270502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/1/001166438.pdfd1121d775b8656642f4daff049073426MD5110183/2630532023-08-03 03:35:04.113271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263053Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-08-03T06:35:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Nanoscience and nanotechnology : teaching perspectives for teaching and learning through the implementation of transdisciplinary projects for high school |
title |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio |
spellingShingle |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio Alves, Eleneide Menezes Nanociência Nanotecnologia Professor : Formação Nanoscience Nanotechnology Teacher education |
title_short |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio |
title_full |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio |
title_fullStr |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio |
title_sort |
Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio |
author |
Alves, Eleneide Menezes |
author_facet |
Alves, Eleneide Menezes Nogueira, Romildo de Albuquerque Fenner, Roniere dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Romildo de Albuquerque Fenner, Roniere dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Eleneide Menezes Nogueira, Romildo de Albuquerque Fenner, Roniere dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nanociência Nanotecnologia Professor : Formação |
topic |
Nanociência Nanotecnologia Professor : Formação Nanoscience Nanotechnology Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nanoscience Nanotechnology Teacher education |
description |
A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-02T03:34:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263053 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-8761 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166438 |
identifier_str_mv |
2525-8761 001166438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 9, n. 3 (Mar. 2023), p. 11242-11256. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/2/001166438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263053/1/001166438.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
907b12aef9498687f1c686d156eaa73f d1121d775b8656642f4daff049073426 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725168832741376 |