Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lenon Maycon Pires de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/265
Resumo: Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.
id IFRO-1_71ebaf12327ecb770fcc6de3ff1d78b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/265
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticasEducational gamesMultiplicationTeaching and learningJogos educativosMultiplicaçãoEnsino e aprendizagemArtigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.Este artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades dos jogos educativos no desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e concentração nas operações básicas da matemática, e aprimorar o domínio do conhecimento de multiplicação, por meio do lúdico. Relatar a importância dos jogos didáticos nas aulas de matemática, com a finalidade específica em multiplicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos. As aplicações de jogos matemáticos ao ensinar a multiplicação despertam de forma significativa o interesse dos estudantes ao realizarem as operações de multiplicação, assim como contribuem para aprimorar o domínio nas operações de multiplicação, colaborando no processo ensino-aprendizagem dos estudantes, por meio do lúdico.This article aims to present the possibilities of educational games in the development of logical reasoning, attention and concentration in the basic operations of mathematics, and to improve the domain of multiplication knowledge, through play. Report the importance of didactic games in mathematics classes, with the specific purpose in multiplication. This is a bibliographic research developed from the reading of articles, magazines and books where the authors exposed their experiences with the use of games. The applications of mathematical games by teaching multiplication significantly arouse the interest of students when performing multiplication operations, as well as contribute to improve the domain in multiplication operations, collaborating in the teaching-learning process of students, through play.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaMatos, Marcos PinheiroCarvalho, Lenon Maycon Pires de2023-03-20T12:16:51Z2023-03-20T12:16:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Lenon Maycon Pires de. Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/265porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:32:57Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/265Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:32:57Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
title Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
spellingShingle Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
Carvalho, Lenon Maycon Pires de
Educational games
Multiplication
Teaching and learning
Jogos educativos
Multiplicação
Ensino e aprendizagem
title_short Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
title_full Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
title_fullStr Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
title_full_unstemmed Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
title_sort Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas
author Carvalho, Lenon Maycon Pires de
author_facet Carvalho, Lenon Maycon Pires de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Marcos Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lenon Maycon Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Educational games
Multiplication
Teaching and learning
Jogos educativos
Multiplicação
Ensino e aprendizagem
topic Educational games
Multiplication
Teaching and learning
Jogos educativos
Multiplicação
Ensino e aprendizagem
description Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-20T12:16:51Z
2023-03-20T12:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Lenon Maycon Pires de. Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/265
identifier_str_mv CARVALHO, Lenon Maycon Pires de. Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275584202670080