Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Dayane Cristina das
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66874
Resumo: Este trabalho tem os objetivos de identificar e discutir as dificuldades envolvidas no ensino e na aprendizagem da multiplicação de números negativos. Com esses objetivos, foram entrevistados futuros professores, licenciandos em Matemática, e também foi proposto a um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre que resolvessem uma lista de exercícios, buscando identificar os modos como operam e suas concepções sobre as operações com os números relativos. Os dados foram analisados tendo-se como referência teórica os campos conceituais de Gérard Vergnaud. A partir dessa análise, foi possível identificar que os licenciandos em Matemática não haviam refletido sobre os obstáculos envolvidos no ensino dos números relativos, principalmente no caso da multiplicação de números negativos, e que a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa não compreendem os números negativos e como operar com eles, apesar de sua escolaridade avançada.
id UFRGS-2_57a9083c6f170b9d9ef1681f484502cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66874
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neves, Dayane Cristina dasBurigo, Elisabete Zardo2013-02-22T01:39:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/66874000871985Este trabalho tem os objetivos de identificar e discutir as dificuldades envolvidas no ensino e na aprendizagem da multiplicação de números negativos. Com esses objetivos, foram entrevistados futuros professores, licenciandos em Matemática, e também foi proposto a um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre que resolvessem uma lista de exercícios, buscando identificar os modos como operam e suas concepções sobre as operações com os números relativos. Os dados foram analisados tendo-se como referência teórica os campos conceituais de Gérard Vergnaud. A partir dessa análise, foi possível identificar que os licenciandos em Matemática não haviam refletido sobre os obstáculos envolvidos no ensino dos números relativos, principalmente no caso da multiplicação de números negativos, e que a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa não compreendem os números negativos e como operar com eles, apesar de sua escolaridade avançada.The objective of this study was to identify and discuss the difficulties involved in the teaching, as well as learning of negative number multiplication. With these goals in mind, we have interviewed prospective teachers, math undergraduates and it has also been proposed to a group of third year students in a local Porto Alegre High School that they solve a list of exercises. We aimed to identify the ways in which they operate with regard to their processing and conceptual understanding of negative number multiplication. The data we obtained was analysed and referenced with regards to the theoretical conceptual fields of Gerard Vergnaud. From this analysis, it was possible to identify that the Math undergraduates did not reflect about the obstacles involved in the teaching of relative numbers. This was especially the case concerning negative number multiplication. We also found that most of the students who participated in our research do not fully understand negative numbers, or how to operate with them, in spite of their advanced academic achievements.application/pdfporMultiplicaçãoEnsino : AprendizagemEnsino de matemáticaMath teachingMultiplicationNegative numbersSobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871985.pdf000871985.pdfTexto completoapplication/pdf1664408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66874/1/000871985.pdfdcc8ccf40ecd89c86df29c2809cdb0e3MD51TEXT000871985.pdf.txt000871985.pdf.txtExtracted Texttext/plain90937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66874/2/000871985.pdf.txt7fd9c3ae062ae5e3e372eb952e0969b6MD52THUMBNAIL000871985.pdf.jpg000871985.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66874/3/000871985.pdf.jpgf785ad5b2613ce98e59404c0dade072dMD5310183/668742022-02-22 04:54:30.62841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66874Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:54:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
title Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
spellingShingle Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
Neves, Dayane Cristina das
Multiplicação
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Math teaching
Multiplication
Negative numbers
title_short Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
title_full Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
title_fullStr Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
title_full_unstemmed Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
title_sort Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos
author Neves, Dayane Cristina das
author_facet Neves, Dayane Cristina das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Dayane Cristina das
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Multiplicação
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
topic Multiplicação
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Math teaching
Multiplication
Negative numbers
dc.subject.eng.fl_str_mv Math teaching
Multiplication
Negative numbers
description Este trabalho tem os objetivos de identificar e discutir as dificuldades envolvidas no ensino e na aprendizagem da multiplicação de números negativos. Com esses objetivos, foram entrevistados futuros professores, licenciandos em Matemática, e também foi proposto a um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre que resolvessem uma lista de exercícios, buscando identificar os modos como operam e suas concepções sobre as operações com os números relativos. Os dados foram analisados tendo-se como referência teórica os campos conceituais de Gérard Vergnaud. A partir dessa análise, foi possível identificar que os licenciandos em Matemática não haviam refletido sobre os obstáculos envolvidos no ensino dos números relativos, principalmente no caso da multiplicação de números negativos, e que a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa não compreendem os números negativos e como operar com eles, apesar de sua escolaridade avançada.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66874
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871985
url http://hdl.handle.net/10183/66874
identifier_str_mv 000871985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66874/1/000871985.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66874/2/000871985.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66874/3/000871985.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dcc8ccf40ecd89c86df29c2809cdb0e3
7fd9c3ae062ae5e3e372eb952e0969b6
f785ad5b2613ce98e59404c0dade072d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438178381824