Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Weslayne Kalline da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/644
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
id IFRO-1_91e5a22473170c7aea7a89990a4fe451
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/644
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de RondôniaAcessibilidade WebAvaliaçãoeMAGASESWeb AccessibilityAssessmenteMAGASESTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.Discussões acerca da acessibilidade web é importante, pois a web surge como um recurso que facilita a visualizar e disponibilizar informações, permitir a troca de comunicação entre os usuários e a realizar diversas atividades cotidianas. A falta de acessibilidade em sites, como os que pertencem ao setor educacional, ocasiona limitações de acesso, também conhecidas como barreiras tecnológicas, que geram uma experiência negativa do ponto de vista do usuário, pois ao acessar um site diversas habilidades são utilizadas, como motora, cognitiva e interpretativa. No setor educacional, torna-se necessário que a acessibilidade web seja inserida, visto que por meio de sites de instituições de ensino diversas informações são disponibilizadas para a comunidade. Para tanto, este trabalho visa analisar a acessibilidade web dos sites das escolas municipais de Ji-Paraná apresentando melhorias para esses portais. Com relação à metodologia, adotou-se a pesquisa bibliométrica com os softwares Harzing’s Publish or Perish e VosViewer para a abordagem; a pesquisa bibliográfica para os procedimentos; e pesquisa descritiva para os objetivos. Para a análise de acessibilidade dos sites, optou-se pela ferramenta automática ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), que segue o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG), tendo como foco realizar a avaliação dos sites do Centro de Educação Infantil Cantinho do Céu, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Para Autismo, Centro Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Prof.ª Maria Antônia, e Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros. Diante disso, foi feita seleção de páginas de cada site para a avaliação e verificou-se que nenhuma possui o nível máximo recomendado de acessibilidade pelo eMAG. Através dos resultados, foram exibidos erros relacionados ao conteúdo, textos, imagens, links e outros. Para tanto, efetuou-se o levantamento dos problemas identificados e as recomendações para as correções que poderão ser feitas visando a melhoria nos sites.Discussions about web accessibility are important, as the web emerges as a resource that facilitates viewing and making information available, allowing the exchange of communication between users and performing various daily activities. The lack of accessibility on websites, such as those belonging to the educational sector, causes access limitations, also known as technological barriers, which generate a negative experience from the user's point of view, since when accessing a website several skills are used, such as motor skills, cognitive and interpretive. In the educational sector, it becomes necessary that web accessibility is inserted, since through the websites of educational institutions, various information is made available to the community. Therefore, this work aims to analyze the web accessibility of the websites of the municipal schools of Ji-Paraná, presenting improvements for these portals. Regarding the methodology, bibliometric research was adopted with Harzing's Publish or Perish and VosViewer software for the approach; the bibliographic research for the procedures; and descriptive research for the objectives. For the analysis of the accessibility of the websites, the automatic tool ASES (Evaluator and Simulator of Accessibility in Websites) was chosen, which follows the Accessibility Model of the Electronic Government (eMAG), focusing on evaluating the websites of the Centro de Educação Cantinho do Céu Kindergarten, Municipal Center for Specialized Educational Assistance for Autism, Municipal Center for Infant Education and Elementary Education Prof.ª Maria Antônia, and Municipal Center for Infant Education and Elementary Education Parque dos Pioneiros. In view of this, a selection of pages from each site was made for evaluation and it was found that none have the maximum recommended level of accessibility by eMAG. Through the results, errors related to content, texts, images, links and others were displayed. To this end, a survey was carried out of the identified problems and recommendations for corrections that could be made in order to improve the sites.Campus Ji-ParanáTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasFausto, Ilma Rodrigues de SouzaSilva, Weslayne Kalline da2023-12-14T12:52:16Z2023-12-14T12:52:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Weslayne Kalline da. Avaliação Técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia. Orientador(a): Ilma Rodrigues de Souza Fausto. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Análise em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/644porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T09:13:58Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/644Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-14T09:13:58Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
title Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
spellingShingle Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
Silva, Weslayne Kalline da
Acessibilidade Web
Avaliação
eMAG
ASES
Web Accessibility
Assessment
eMAG
ASES
title_short Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
title_full Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
title_fullStr Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
title_full_unstemmed Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
title_sort Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia
author Silva, Weslayne Kalline da
author_facet Silva, Weslayne Kalline da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fausto, Ilma Rodrigues de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Weslayne Kalline da
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade Web
Avaliação
eMAG
ASES
Web Accessibility
Assessment
eMAG
ASES
topic Acessibilidade Web
Avaliação
eMAG
ASES
Web Accessibility
Assessment
eMAG
ASES
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T12:52:16Z
2023-12-14T12:52:16Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Weslayne Kalline da. Avaliação Técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia. Orientador(a): Ilma Rodrigues de Souza Fausto. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Análise em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/644
identifier_str_mv SILVA, Weslayne Kalline da. Avaliação Técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia. Orientador(a): Ilma Rodrigues de Souza Fausto. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Análise em Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Ji-Paraná
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
publisher.none.fl_str_mv Campus Ji-Paraná
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585770291200