Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favacho, Ana Márcia Moraes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/712
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, submetido na Revista: Internacional para Educação e Pesquisa em Inovação, Vol. 11 Nº 5 (2023). Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais, apresentado a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso.
id IFRO-1_959a44e08d942a6ecc0337c5b9d99d71
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/712
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuaisPeças de didática inclusivaImpressora 3dBraillePieces of inclusive didactics3D printerBrailleTrabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, submetido na Revista: Internacional para Educação e Pesquisa em Inovação, Vol. 11 Nº 5 (2023). Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais, apresentado a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso.O ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.The teaching of some contents of the disciplines of the exact sciences and the earth are considered complex and this scenario worsens when the student has some disability, among these visual deficiencies is one that presents a higher degree of complexity, because the student cannot see what is being demonstrated. Based on this panorama, this article has as its central objective to present some three-dimensional pieces of inclusive didactics, which were developed in software that design three-dimensional objects and later printing in 3D printers, a process that resulted in handleable parts and with information of dimensions, shapes and writings in braille, this set of information aggregated in the construction of these pieces aims to collaborate in the process of teaching and learning of content related to exact disciplines.Campus Porto Velho CalamaLicenciatura em FísicaStein, Cléver ReisFavacho, Ana Márcia Moraes2024-01-31T13:03:35Z2024-01-31T13:03:35Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFavacho, Ana Márcia Moraes, Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais. International Journal for Innovation Education and Research, Vol. 11 No. 5 (2023), pg. 45. DOI: https://doi.org/10.31686/ijier.vol11.iss5.4112, Disponível em: https://scholarsjournal.net/index.php/ijier/issue/view/117.2411-2933http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/712engreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-01T03:00:27Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/712Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-01T03:00:27Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
title Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
spellingShingle Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
Favacho, Ana Márcia Moraes
Peças de didática inclusiva
Impressora 3d
Braille
Pieces of inclusive didactics
3D printer
Braille
title_short Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
title_full Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
title_fullStr Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
title_full_unstemmed Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
title_sort Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
author Favacho, Ana Márcia Moraes
author_facet Favacho, Ana Márcia Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stein, Cléver Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Favacho, Ana Márcia Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Peças de didática inclusiva
Impressora 3d
Braille
Pieces of inclusive didactics
3D printer
Braille
topic Peças de didática inclusiva
Impressora 3d
Braille
Pieces of inclusive didactics
3D printer
Braille
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, submetido na Revista: Internacional para Educação e Pesquisa em Inovação, Vol. 11 Nº 5 (2023). Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais, apresentado a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-31T13:03:35Z
2024-01-31T13:03:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Favacho, Ana Márcia Moraes, Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais. International Journal for Innovation Education and Research, Vol. 11 No. 5 (2023), pg. 45. DOI: https://doi.org/10.31686/ijier.vol11.iss5.4112, Disponível em: https://scholarsjournal.net/index.php/ijier/issue/view/117.
2411-2933
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/712
identifier_str_mv Favacho, Ana Márcia Moraes, Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais. International Journal for Innovation Education and Research, Vol. 11 No. 5 (2023), pg. 45. DOI: https://doi.org/10.31686/ijier.vol11.iss5.4112, Disponível em: https://scholarsjournal.net/index.php/ijier/issue/view/117.
2411-2933
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/712
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
Licenciatura em Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585064599552