CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297 https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832 |
Resumo: | Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária. |
id |
IFRO-1_972f5b54bdabc4499e0d518eb47d21e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/297 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetáriosCTSA in Integrated high school as liberating and building practice for planetary citizensCiênciaConscientizaçãoEducação profissionalSociedadeScienceAwarenessProfessional educationSocietyAtravés do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.Throughout the Professional Master’s in Professional and Technological Education in the National Network (PROFEPT), it was performed a bibliografic and documental study focused in Sciency, Techonology, Society and Enviroment (CTSA). The research tried to show up the really begining of CTSA approaches with the High School Technical Professional Education (EPTNM) integrated to Basic Education. Besides discuss scientific technological literacy based on CTSA, taking in to consideration that Sciency and Tecnology can not only free human being from hard work but also be ideological instrument of destruction of other human bening and also planet. The research has shown that the CTSA contributions focused to Integral Human Education in the EPTNM, because the focus referred has progressista and liberative basis, for having in its essence the critical and citizen Education, forming people of planetary consiousness.2023-04-14T18:32:18Z2023-04-14T18:32:18Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801.2447-1801http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832v. 1, n. 23, e11832;Araújo, Áurea SandraStefanuto, Vanderlei A.Carvalho, Diego Soaresporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T18:10:45Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/297Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T18:10:45Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários CTSA in Integrated high school as liberating and building practice for planetary citizens |
title |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários |
spellingShingle |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários Araújo, Áurea Sandra Ciência Conscientização Educação profissional Sociedade Science Awareness Professional education Society |
title_short |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários |
title_full |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários |
title_fullStr |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários |
title_full_unstemmed |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários |
title_sort |
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários |
author |
Araújo, Áurea Sandra |
author_facet |
Araújo, Áurea Sandra Stefanuto, Vanderlei A. Carvalho, Diego Soares |
author_role |
author |
author2 |
Stefanuto, Vanderlei A. Carvalho, Diego Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Áurea Sandra Stefanuto, Vanderlei A. Carvalho, Diego Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Conscientização Educação profissional Sociedade Science Awareness Professional education Society |
topic |
Ciência Conscientização Educação profissional Sociedade Science Awareness Professional education Society |
description |
Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-14T18:32:18Z 2023-04-14T18:32:18Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801. 2447-1801 http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297 https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801. 2447-1801 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297 https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 1, n. 23, e11832; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275581575987200 |