CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Áurea Sandra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Stefanuto, Vanderlei A., Carvalho, Diego Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832
Resumo: Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.
id IFRO-1_972f5b54bdabc4499e0d518eb47d21e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/297
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetáriosCTSA in Integrated high school as liberating and building practice for planetary citizensCiênciaConscientizaçãoEducação profissionalSociedadeScienceAwarenessProfessional educationSocietyAtravés do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.Throughout the Professional Master’s in Professional and Technological Education in the National Network (PROFEPT), it was performed a bibliografic and documental study focused in Sciency, Techonology, Society and Enviroment (CTSA). The research tried to show up the really begining of CTSA approaches with the High School Technical Professional Education (EPTNM) integrated to Basic Education. Besides discuss scientific technological literacy based on CTSA, taking in to consideration that Sciency and Tecnology can not only free human being from hard work but also be ideological instrument of destruction of other human bening and also planet. The research has shown that the CTSA contributions focused to Integral Human Education in the EPTNM, because the focus referred has progressista and liberative basis, for having in its essence the critical and citizen Education, forming people of planetary consiousness.2023-04-14T18:32:18Z2023-04-14T18:32:18Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801.2447-1801http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832v. 1, n. 23, e11832;Araújo, Áurea SandraStefanuto, Vanderlei A.Carvalho, Diego Soaresporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T18:10:45Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/297Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T18:10:45Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
CTSA in Integrated high school as liberating and building practice for planetary citizens
title CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
spellingShingle CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
Araújo, Áurea Sandra
Ciência
Conscientização
Educação profissional
Sociedade
Science
Awareness
Professional education
Society
title_short CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
title_full CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
title_fullStr CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
title_full_unstemmed CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
title_sort CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
author Araújo, Áurea Sandra
author_facet Araújo, Áurea Sandra
Stefanuto, Vanderlei A.
Carvalho, Diego Soares
author_role author
author2 Stefanuto, Vanderlei A.
Carvalho, Diego Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Áurea Sandra
Stefanuto, Vanderlei A.
Carvalho, Diego Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Conscientização
Educação profissional
Sociedade
Science
Awareness
Professional education
Society
topic Ciência
Conscientização
Educação profissional
Sociedade
Science
Awareness
Professional education
Society
description Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14T18:32:18Z
2023-04-14T18:32:18Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801.
2447-1801
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832
identifier_str_mv ARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801.
2447-1801
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 1, n. 23, e11832;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581575987200