A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal:
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Jaqueline Hupp dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/186
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_9e4d955a4b1ccff2785f7cdcfea84cea
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/186
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalAnsiedadeEnsino-aprendizagemMatemáticaAnxietyMathematicsTeaching-learningTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.A matemática é considerada incompreensível e temida por muitos alunos nos diversos níveis educacionais. Mas de acordo com Carmo (2013) isso não poderia estar acontecendo, uma vez que essa disciplina faz parte da vida de cada aluno e é uma ferramenta muito útil na resolução de problemas. A matemática é uma disciplina considerada difícil pelos alunos e muitos a detestam e a temem desenvolvendo um bloqueio mental em sua aprendizagem, assim desencadeando uma ansiedade pela matemática. Nesse sentido, este trabalho apresenta, de acordo com Oliveira (2008), o conceito e sintomas da ansiedade bem, como seus efeitos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua identificação dentro do contexto escolar, de forma que medidas possam ser tomadas, a fim de melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos (SILVA, 2011). O trabalho se fundamenta basicamente em revisão bibliográfica. Esse trabalho tem por objetivo uma reflexão e uma análise por parte dos envolvidos no processo e ensino aprendizagem na ansiedade frente ao processo de ensino aprendizagem da matemática pelos seus alunos.Mathematics is considered incomprehensible and feared by many students at different educational levels. But according to Carmo (2013) this could not be happening, since this discipline is part of every student's life and is a very useful tool in problem solving. Mathematics is a subject considered difficult by students and many hate it and fear it developing a mental block in their learning, thus triggering an anxiety for mathematics. In this sense, this work presents, according to Oliveira (2008), the concept and symptoms of anxiety as well as its effects on mathematics learning in the early years of elementary school, and its identification within the school context, so that measures can be taken in order to improve student learning performance (SILVA, 2011). The work is basically based on a bibliographic review. This work aims at a reflection and an analysis by those involved in the process and teaching-learning in the anxiety facing the teaching-learning process of mathematics by their students.Campus CacoalLicenciatura em MatemáticaBarboza, Claudemir MirandaAbreu, Michelle AyresSantos, Jaqueline Hupp dos2023-03-10T17:18:41Z2023-03-10T17:18:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Jaqueline Hupp dos; BARBOZA, Claudemir Miranda; ABREU, Michelle Ayres. A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 201. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/186porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-19T14:59:37Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/186Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-19T14:59:37Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Matemática
Anxiety
Mathematics
Teaching-learning
title_short A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.creator.none.fl_str_mv
author
author_facet
Santos, Jaqueline Hupp dos
author_role author
author2 Santos, Jaqueline Hupp dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Claudemir Miranda
Abreu, Michelle Ayres
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline Hupp dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Matemática
Anxiety
Mathematics
Teaching-learning
topic Ansiedade
Ensino-aprendizagem
Matemática
Anxiety
Mathematics
Teaching-learning
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-10T17:18:41Z
2023-03-10T17:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jaqueline Hupp dos; BARBOZA, Claudemir Miranda; ABREU, Michelle Ayres. A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 201. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.
https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/186
identifier_str_mv SANTOS, Jaqueline Hupp dos; BARBOZA, Claudemir Miranda; ABREU, Michelle Ayres. A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 201. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.
url https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585120174080