O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andreia Mendes Ortiz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/409
Resumo: Artigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ciências e Matemática, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
id IFRO-1_5a008092e2cf585906d5831633e55ece
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/409
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopiaMatemáticaEnsinoAprendizagemMathematicsTeachingLearningArtigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ciências e Matemática, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.Este artigo foi idealizado com a finalidade de levar o leitor a uma reflexão sobre o Ensino Aprendizagem da Matemática para crianças das Séries Iniciais. Sabemos que a Educação no Brasil vem sofrendo fortes críticas quanto a formação de nossos alunos principalmente pelo baixo desempenho em matemática nas avaliações externas que são submetidos. Temos presenciado, enquanto docentes, em nossas salas de aula, cada vez mais crianças despreparadas e com alto grau de dificuldade nos pré -requisitos básicos da disciplina. E não podemos negar que encontramos também docentes despreparados para o ensino da matemática. O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber.This article was designed with the purpose of taking the reader to a reflection on the Teaching-Learning of Mathematics for children of the Initial Series.We know that Education in Brazil has suffered strong criticism regarding the training of our students mainly due to the low performance in mathematics in the external evaluations they are submitted to.We have witnessed, as teachers, in our classrooms, more and more children unprepared and with a high degree of difficulty in the basic prerequisites of the discipline. And we cannot deny that we also find teachers unprepared for teaching mathematics. The teaching of mathematics has been the subject of many studies and debates, since the quality of education is related to the full development of students, and mathematics is thus an instrument that enables, among many others, the full performance of the subject in the environment in which he lives. . About this, we can point out that, nowadays, the way in which the doing of mathematics in the relationship between teachers and students are being reflected and constructed,contribute to another way of thinking about teaching and learning in this field of knowledge.Campus Guajará-MirimEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaRodrigues, MarileiOliveira, Andreia Mendes Ortiz de2023-06-26T20:25:05Z2023-06-26T20:25:05Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Andreia Mendes Ortiiz de. O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia. Orientadora: Marilei Rodrigues. 2020. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/409porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T15:18:24Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/409Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-27T15:18:24Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
title O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
spellingShingle O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
Oliveira, Andreia Mendes Ortiz de
Matemática
Ensino
Aprendizagem
Mathematics
Teaching
Learning
title_short O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
title_full O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
title_fullStr O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
title_sort O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia
author Oliveira, Andreia Mendes Ortiz de
author_facet Oliveira, Andreia Mendes Ortiz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marilei
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andreia Mendes Ortiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Aprendizagem
Mathematics
Teaching
Learning
topic Matemática
Ensino
Aprendizagem
Mathematics
Teaching
Learning
description Artigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ciências e Matemática, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-06-26T20:25:05Z
2023-06-26T20:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Andreia Mendes Ortiiz de. O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia. Orientadora: Marilei Rodrigues. 2020. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2020.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/409
identifier_str_mv OLIVEIRA, Andreia Mendes Ortiiz de. O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia. Orientadora: Marilei Rodrigues. 2020. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2020.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Guajará-Mirim
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120970673061888