Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sachini, Giani Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/619
Resumo: Trabalho de conclusão do curso em forma Artigo científico, apresentado a banca examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título em Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_9e4fca9af4876b0df28695a71e2bbb6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/619
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativaEducação especialInclusão educacionalEnsino matemáticoSpecial educationEducation InclusionMathematics TeachingTrabalho de conclusão do curso em forma Artigo científico, apresentado a banca examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título em Licenciatura em Matemática.Educação Inclusiva busca a integração dos alunos com necessidades especiais nas unidades de ensino regular, trazendo a experiência de uma educação sem discriminação, permitindo que todos os alunos se enquadrem em uma didática igualitária que envolve o nivelamento cultural, social e pedagógico. A educação especial tem suas ações voltadas para o atendimento às especificidades de cada aluno, promovendo atendimento às necessidades dos alunos com deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), tornando-se atuante na escola, em redes de apoio, formação continuada e serviços de desenvolvimento e práticas colaborativas. Esta pesquisa, dentro desse contexto, busca identificar as ferramentas utilizadas pelas escolas tanto para ofertar as disciplinas aos alunos especiais, quanto ao apoio e acompanhamento aos estudantes tomando como ênfase abordagens que envolvem o pensamento matemático. Tais dados foram coletados por meio de livros, artigos, artigos de jornais disponibilizados em sites indicados e também parte dos projetos pedagógicos disponibilizados pelas escolas Álvares de Azevedo e Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, atuantes na cidade de Vilhena, tipificando a investigação como qualitativa e documental. Escolas estas que são modelos de instituição inclusiva no município. É possível notar que, nas escolas públicas investigadas, as adaptações permitem que um ensino de qualidade seja ofertado aos alunos especiais, garantindo a esses estudantes possibilidades profissionais para o futuro.I Inclusive Education seeks the integration of students with special needs in regular education units, bringing the experience of an education without discrimination, allowing all students to fit into an egalitarian teaching approach that involves cultural, social and pedagogical leveling. Special education has its actions aimed at meeting the specificities of each student, promoting the needs of students with disabilities (hearing, visual, intellectual, physical or multiple), becoming active at school, in support networks, continuing education and development services and collaborative practices. This research, within this context, seeks to identify the tools used by schools both to offer subjects to special needs students and to support and monitor students, focusing on approaches that involve mathematical thinking. Such data were collected through books, articles, newspaper articles available on indicated websites and also part of the pedagogical projects made available by the schools Álvares de Azevedo and Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, operating in the city of Vilhena, typifying the investigation as qualitative and documentary. These schools are models of inclusive institutions in the municipality. It is possible to note that, in the public schools investigated, the adaptations allow quality education to be offered to special needs students, guaranteeing these students professional possibilities for the future.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaSyryczyk, Edilberto FernandesSachini, Giani Patrícia2023-12-11T18:57:30Z2023-12-11T18:57:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSACHINI, Giani Patrícia. Educação Inclusiva e ensino de matemática: Excertos necessários para uma aprendizagem significativa. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/619porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:01:10Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/619Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-14T17:01:10Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
title Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
spellingShingle Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
Sachini, Giani Patrícia
Educação especial
Inclusão educacional
Ensino matemático
Special education
Education Inclusion
Mathematics Teaching
title_short Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
title_full Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
title_fullStr Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
title_sort Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa
author Sachini, Giani Patrícia
author_facet Sachini, Giani Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Syryczyk, Edilberto Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sachini, Giani Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão educacional
Ensino matemático
Special education
Education Inclusion
Mathematics Teaching
topic Educação especial
Inclusão educacional
Ensino matemático
Special education
Education Inclusion
Mathematics Teaching
description Trabalho de conclusão do curso em forma Artigo científico, apresentado a banca examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título em Licenciatura em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T18:57:30Z
2023-12-11T18:57:30Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SACHINI, Giani Patrícia. Educação Inclusiva e ensino de matemática: Excertos necessários para uma aprendizagem significativa. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/619
identifier_str_mv SACHINI, Giani Patrícia. Educação Inclusiva e ensino de matemática: Excertos necessários para uma aprendizagem significativa. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1792625143825039360