Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitor Mendes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/671
Resumo: Trabalho de Conclusão de curso elaborado como requisito para obtenção do título de Licenciado em Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena. Sob a orientação do professor Dr. Edilberto Fernandes Syryczyk.
id IFRO-1_a1354f448aca11c17e2ac746a4e763cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/671
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemáticaAprendizagemDesinteresseMatemáticaDisinterestLearningMathematicsTrabalho de Conclusão de curso elaborado como requisito para obtenção do título de Licenciado em Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena. Sob a orientação do professor Dr. Edilberto Fernandes Syryczyk.Este artigo tem por intenção identificar os fatores que levam o estudante possuir desinteresse pela aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Assim a expectativa que por meio deste, possa ser formuladas ações para diminuir a distância do aluno com o que é ensinado. A discussão de tal tema se dá pelas dificuldades que educandos comentam ter na disciplina, visto que elas podem estar ou não interligadas com o ambiente da instituição de ensino. O estudo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, esta que permite uma grande abrangência do assunto por se basear em produções acadêmicas já existentes e, por meio de uma pesquisa de campo para obtenção de dados da região em que foi desenvolvido. Uma vez destacando os motivos do desinteresse por intermédio da literatura, fez-se a elaboração do questionário, este que possibilitou coletar dados que evidenciasse as falas dos autores presentes, de modo a consolidar os fatores de desinteresse encontrados ao decorrer da investigação dos mesmos, assim viabilizando a construção de propostas para solucioná-los, com isso melhorando a assimilação do discente por parte do que a ele é apresentado em cada disciplina. Estes, que podem estar intimamente ligados a um déficit em metodologia e didática de ensino, no ambiente que se insere, ou até mais em fragilidades socioemocionais.This article aims to identify the factors that lead students to lack interest in learning mathematical content. Thus, the expectation that through this, actions can be formulated to reduce the student’s distance from what is taught. The discussion of this topic takes place due to the difficulties that students comment on having in the subject, as they may or may not be interconnected with the environment of the educational institution. The study was carried out through bibliographical research, which allows a wide scope of the subject as it is based on existing academic productions and, through field research to obtain data from the region in which it was developed. Once the reasons for lack of interest were highlighted through the literature, the questionnaire was prepared, which made it possible to collect data that highlighted the statements of the present authors, in order to consolidate the factors of lack of interest found during the course of their investigation, thus enabling the construction of proposals to solve them, thereby improving the student’s assimilation of what is presented to them in each subject. These, which may be closely linked to a deficit in teaching methodology and didactics, in the environment in which it operates, or even more so in socio-emotional weaknesses.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaSyryczyk, Edilberto FernandesSilva, Vitor Mendes da2023-12-20T17:10:31Z2023-12-20T17:10:31Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Vitor Mendes da. Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Eduacação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/671porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:41:44Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/671Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:41:44Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
title Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
spellingShingle Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
Silva, Vitor Mendes da
Aprendizagem
Desinteresse
Matemática
Disinterest
Learning
Mathematics
title_short Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
title_full Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
title_fullStr Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
title_full_unstemmed Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
title_sort Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática
author Silva, Vitor Mendes da
author_facet Silva, Vitor Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Syryczyk, Edilberto Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vitor Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Desinteresse
Matemática
Disinterest
Learning
Mathematics
topic Aprendizagem
Desinteresse
Matemática
Disinterest
Learning
Mathematics
description Trabalho de Conclusão de curso elaborado como requisito para obtenção do título de Licenciado em Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena. Sob a orientação do professor Dr. Edilberto Fernandes Syryczyk.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T17:10:31Z
2023-12-20T17:10:31Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vitor Mendes da. Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Eduacação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/671
identifier_str_mv SILVA, Vitor Mendes da. Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Eduacação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120970567155712