“O (des) fascínio da poesia”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Susana Maria Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1596
Resumo: O presente trabalho de investigação integra um estudo intitulado “O (des) fascínio da poesia”, e que foi realizado numa turma do sexto ano de escolaridade, constituída por catorze discentes e teve como principal objetivo investigar as preferências literárias deste grupo de alunos, ou seja, averiguar se as suas preferências recaem no género literário da narrativa ou no género literário da poesia. Assim, definiram-se como principais objetivos: i) compreender as principais razões que levam os discentes a escolher determinado género literário; ii) tentar contornar os motivos que os levam a não gostar desse tipo de texto; iii) desenvolver atividades que motivem para esse género literário. Para o fluir deste estudo foram aplicadas tarefas no próprio contexto educativo, que incidiram na prática de atividades relacionadas com o género literário pelo qual os discentes revelaram desinteresse e, até desagrado, a poesia. Deste modo, as tarefas propostas foram ao encontro dos objetivos traçados e contribuíram para o esclarecimento pormenorizado das razões que determinavam a sua escolha. Posto isto, é possível aferir que o texto poético é retratado com uma menor importância, quando em comparação com outros géneros literários, principalmente se comparado com a narrativa, e que esse aspeto influencia as escolhas dos alunos. Para além desta situação,verifica-se que os aprendentes não sentem motivação nem entusiasmo, quando em contacto com o discurso poético, apresentando dificuldades na leitura e interpretação deste tipo de texto e, também, desconhecimento face às diversas circunstâncias que este preconiza, enquanto vertente mais lúdica de aprendizagem. Todo o trabalho desenvolvido conseguiu, então, desconstruir desinteresses e ideias pré-concebidas dos alunos face ao texto poético, demonstrando-lhes o seu lado mais dinâmico e, também, a diversidade de circunstâncias nas quais está presente. Apesar de não se poderem comprovar concretamente os resultados, dado que o tempo de atuação foi curto, foi possível percecionar as razões que determinam as escolhas dos alunos, bem como as influências que recaem sobre as suas escolhas. Assim, este estudo aponta ainda para o que deve eventualmente ser mudado, para que os discentes atinjam uma aprendizagem mais enriquecedora e abrangente.
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Para o fluir deste estudo foram aplicadas tarefas no próprio contexto educativo, que incidiram na prática de atividades relacionadas com o género literário pelo qual os discentes revelaram desinteresse e, até desagrado, a poesia. Deste modo, as tarefas propostas foram ao encontro dos objetivos traçados e contribuíram para o esclarecimento pormenorizado das razões que determinavam a sua escolha. Posto isto, é possível aferir que o texto poético é retratado com uma menor importância, quando em comparação com outros géneros literários, principalmente se comparado com a narrativa, e que esse aspeto influencia as escolhas dos alunos. Para além desta situação,verifica-se que os aprendentes não sentem motivação nem entusiasmo, quando em contacto com o discurso poético, apresentando dificuldades na leitura e interpretação deste tipo de texto e, também, desconhecimento face às diversas circunstâncias que este preconiza, enquanto vertente mais lúdica de aprendizagem. Todo o trabalho desenvolvido conseguiu, então, desconstruir desinteresses e ideias pré-concebidas dos alunos face ao texto poético, demonstrando-lhes o seu lado mais dinâmico e, também, a diversidade de circunstâncias nas quais está presente. Apesar de não se poderem comprovar concretamente os resultados, dado que o tempo de atuação foi curto, foi possível percecionar as razões que determinam as escolhas dos alunos, bem como as influências que recaem sobre as suas escolhas. Assim, este estudo aponta ainda para o que deve eventualmente ser mudado, para que os discentes atinjam uma aprendizagem mais enriquecedora e abrangente.This current research study integrates a study called “The (un) fascination of poetry”, and it was carried out by a class in the sixth grade, constituted by fourteen students and had as a main goal to research on the literary preferences of this group of students, that is, to look into whether their preferences lean more to the literary gender of narrative or the literary gender of poetry. Thus, two main goals were defined: i) to understand the main reasons that drive students to choose a certain literary gender; ii) to try to get round the motives that make them not liking that type of text; iii) to develop activities that motivate them to that literary gender. In order for this study to flow, tasks were applied in the educational context itself, which focused on the practice of activities related to the literary gender for which the students showed disinterest and displeasure even, poetry. Thus, the proposed tasks met the planned goals and contributed to the detailed clarification of the reasons that determined their choices. It is, then, possible to assess that the poetic text is portrayed with a lower importance, while comparing it to other literary genders, especially when compared to the narrative, and that this aspect has an influence on the students. Besides this situation, it turns out that the learners feel no motivation or enthusiasm as they get in touch with the poetic speech and, also, lack of knowledge, considering the diverse circumstances that it praises, as a more recreational side of learning. All the work developed consequently managed to deconstruct the students’ disinterests and preconceived ideas as far as the poetic text is concerned, showing them a more dynamic side to it and, also, the diversity of circumstances in which it is present. Even though it is not possible to concretely prove the results, given the short period of action, it was possible to perceive the reasons that determine the choices of the students, as well as the way that the influence weighs on their choices. Thus, this study also points out what must be changed eventually, in order for the students to reach a more enriching and comprehensive learning.2016-06-29T08:45:35Z2012-09-27T00:00:00Z2012-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1596porFerreira, Susana Maria Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:57Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:59.944432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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