Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1149
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_aaacb52178ebe95dee23d81aff3bcf1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1149
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicasEnsino da MatemáticaAutismoEducação inclusivaMathematicsTeachingInclusive educationTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.Este trabalho tem por objetivo analisar dados de artigos científicos, teses e dissertações sobre a ensino da matemática nas escolas públicas, visando compreender a melhor forma de incentivar a aprendizagem na matemática em alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA). É fundamental que a escola realize políticas públicas voltadas para atender os alunos que necessitam de um atendimento especializado. Com vistas à construção de um posicionamento crítico sobre o assunto, levantou-se informações sobre o TEA e metodologias de ensino que simplificam os conteúdos abordados no ambiente de estudo, a fim de delimitar as estratégias mais eficientes para propiciar o desenvolvimento e as habilidades do aluno autista.This work aims to analyze data from scientific articles, theses and dissertations on the teaching of mathematics in public schools, aiming to understand the best way to encourage learning in mathematics in students with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is essential that the school implement public policies aimed at serving students who need specialized care. With a view to building a critical position on the subject, information was collected about TEA and teaching methodologies that simplify the contents covered in the study environment, in order to delimit the most efficient strategies to promote the development and skills of the student. autistic.Campus CacoalLicenciatura em MatemáticaAlmeida, Adilson Miranda deLeão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes2024-08-23T14:04:33Z2024-08-23T14:04:33Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEAO, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes. Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas. 2024. 22f.Trabalho de Conclusão de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1149porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T16:44:36Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1149Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-26T16:44:36Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
title Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
spellingShingle Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
Leão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes
Ensino da Matemática
Autismo
Educação inclusiva
Mathematics
Teaching
Inclusive education
title_short Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
title_full Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
title_fullStr Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
title_full_unstemmed Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
title_sort Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
author Leão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes
author_facet Leão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Adilson Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Matemática
Autismo
Educação inclusiva
Mathematics
Teaching
Inclusive education
topic Ensino da Matemática
Autismo
Educação inclusiva
Mathematics
Teaching
Inclusive education
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-23T14:04:33Z
2024-08-23T14:04:33Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEAO, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes. Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas. 2024. 22f.Trabalho de Conclusão de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1149
identifier_str_mv LEAO, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes. Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas. 2024. 22f.Trabalho de Conclusão de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579739930624