Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13222 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se nas ações docentes dos professores de matemática da educação básica que tem em suas turmas alunos surdos incluídos Tem como objetivo compreender a realidade de tais contextos educacionais inclusivos e contribuir com os debates e estudos sobre o processo de inclusão de alunos surdos na educação básica Foram utilizadas entrevistas estruturadas com quinze professores de Andirá-PR e municípios vizinhos, que trabalhavam em 211 com alunos surdos incluídos em suas aulas de matemática As transcrições das entrevistas foram submetidas aos procedimentos e conceitos apresentados pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977) até a sua estruturação e após a organização das informações, na fase da análise, migrou-se para uma interpretação utilizando-se da Metanálise, proposta por Fiorentini e Lorenzato (29) As respostas dos professores de matemática da região pesquisada possibilitou a compreensão de seus conhecimentos sobre a surdez, sobre as políticas de inclusão e sobre as ações educativas na educação inclusiva do aluno surdo Foi possível também levantar informações sobre a necessidade de maiores investimentos na formação continuada dos professores para que os mesmos possam participar da construção de currículos inclusivos como solicita as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos Inclusivos (PARANÁ, 26) Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para o avanço dos estudos referentes à educação inclusiva de alunos surdos de maneira geral Em suma, o presente trabalho adentrou os ambientes inclusivos e verificou que ainda são muitas as dificuldades vivenciadas pelos professores com a inclusão do aluno surdo pois existe falta de aprofundamento teórico desses profissionais da educação e os ambientes educacionais não estão gerenciados e estruturados de acordo com as leis de inclusão |
id |
UEL_08447419a991e92ed62752dc06920dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13222 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básicaMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaEducação inclusivaEducação inclusivaMathematicsMathematicsInclusive educationDeaf - educationEducation - BrazilStudy and teachingInclusive educationResumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se nas ações docentes dos professores de matemática da educação básica que tem em suas turmas alunos surdos incluídos Tem como objetivo compreender a realidade de tais contextos educacionais inclusivos e contribuir com os debates e estudos sobre o processo de inclusão de alunos surdos na educação básica Foram utilizadas entrevistas estruturadas com quinze professores de Andirá-PR e municípios vizinhos, que trabalhavam em 211 com alunos surdos incluídos em suas aulas de matemática As transcrições das entrevistas foram submetidas aos procedimentos e conceitos apresentados pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977) até a sua estruturação e após a organização das informações, na fase da análise, migrou-se para uma interpretação utilizando-se da Metanálise, proposta por Fiorentini e Lorenzato (29) As respostas dos professores de matemática da região pesquisada possibilitou a compreensão de seus conhecimentos sobre a surdez, sobre as políticas de inclusão e sobre as ações educativas na educação inclusiva do aluno surdo Foi possível também levantar informações sobre a necessidade de maiores investimentos na formação continuada dos professores para que os mesmos possam participar da construção de currículos inclusivos como solicita as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos Inclusivos (PARANÁ, 26) Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para o avanço dos estudos referentes à educação inclusiva de alunos surdos de maneira geral Em suma, o presente trabalho adentrou os ambientes inclusivos e verificou que ainda são muitas as dificuldades vivenciadas pelos professores com a inclusão do aluno surdo pois existe falta de aprofundamento teórico desses profissionais da educação e os ambientes educacionais não estão gerenciados e estruturados de acordo com as leis de inclusãoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work has a qualitative nature and it is based on the actions of mathematics teachers of basic education that have included deaf students in their classes It aims to understand the reality of these inclusive educational contexts and to contribute to the debates and studies on the process of inclusion of deaf students in basic education Structured interviews were used with fifteen teachers from Andirá-PR and neighbouring municipalities, that have worked in 211 with deaf students in their classes The transcripts of the interviews were submitted to the procedures and concepts presented by Content Analysis (AC) proposed by Bardin (1977) until its structuring, and after the organization of information, during the analysis phase, they were analised trough an interpretation using the meta-analysis, proposed by Fiorentini and Lorenzato (29) The answers of math teachers in the region searched enabled the understanding of their knowledge about deafness, inclusion policies and educational activities in inclusive education of the deaf student It was also possible to get infotmation about the need of increasing the investments in continuing training of teachers so that they can participate in the construction of inclusive curricula as it is placed in the Special education curriculum guidelines for the construction of Inclusive curricula (PARANÁ, 26) It is hoped with the search results to contribute to the advancement of studies regarding inclusive education of deaf students in general In short, the present work broached the inclusive environments and found that there are still many difficulties experienced by teachers dealing with the inclusion of the deaf student, since there is lack of theoretical deepening of these education professionals and, besides, the educational environments are not managed and structured in accordance with the laws of inclusionSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Nogueira, Clélia Maria IgnatiusLorencini Junior, ÁlvaroSouza, Márcia Cristina de2024-05-01T14:09:50Z2024-05-01T14:09:50Z2013.0030.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13222porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica |
title |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica |
spellingShingle |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica Souza, Márcia Cristina de Matemática Estudo e ensino Matemática Educação inclusiva Educação inclusiva Mathematics Mathematics Inclusive education Deaf - education Education - Brazil Study and teaching Inclusive education |
title_short |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica |
title_full |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica |
title_fullStr |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica |
title_full_unstemmed |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica |
title_sort |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos : ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica |
author |
Souza, Márcia Cristina de |
author_facet |
Souza, Márcia Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] Nogueira, Clélia Maria Ignatius Lorencini Junior, Álvaro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcia Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Matemática Educação inclusiva Educação inclusiva Mathematics Mathematics Inclusive education Deaf - education Education - Brazil Study and teaching Inclusive education |
topic |
Matemática Estudo e ensino Matemática Educação inclusiva Educação inclusiva Mathematics Mathematics Inclusive education Deaf - education Education - Brazil Study and teaching Inclusive education |
description |
Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se nas ações docentes dos professores de matemática da educação básica que tem em suas turmas alunos surdos incluídos Tem como objetivo compreender a realidade de tais contextos educacionais inclusivos e contribuir com os debates e estudos sobre o processo de inclusão de alunos surdos na educação básica Foram utilizadas entrevistas estruturadas com quinze professores de Andirá-PR e municípios vizinhos, que trabalhavam em 211 com alunos surdos incluídos em suas aulas de matemática As transcrições das entrevistas foram submetidas aos procedimentos e conceitos apresentados pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977) até a sua estruturação e após a organização das informações, na fase da análise, migrou-se para uma interpretação utilizando-se da Metanálise, proposta por Fiorentini e Lorenzato (29) As respostas dos professores de matemática da região pesquisada possibilitou a compreensão de seus conhecimentos sobre a surdez, sobre as políticas de inclusão e sobre as ações educativas na educação inclusiva do aluno surdo Foi possível também levantar informações sobre a necessidade de maiores investimentos na formação continuada dos professores para que os mesmos possam participar da construção de currículos inclusivos como solicita as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos Inclusivos (PARANÁ, 26) Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para o avanço dos estudos referentes à educação inclusiva de alunos surdos de maneira geral Em suma, o presente trabalho adentrou os ambientes inclusivos e verificou que ainda são muitas as dificuldades vivenciadas pelos professores com a inclusão do aluno surdo pois existe falta de aprofundamento teórico desses profissionais da educação e os ambientes educacionais não estão gerenciados e estruturados de acordo com as leis de inclusão |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013.00 2024-05-01T14:09:50Z 2024-05-01T14:09:50Z 30.04.2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13222 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823310992637952 |