A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Andréa Cimini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Andressa Fernandes Bathe dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/997
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
id IFRO-1_bd9ef03a08aa87e644b76f4c2d834878
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/997
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em RondôniaAcolhimentoLegislaçãoInclusãoDesconhecimentoReceptionLegislationInclusionUnfamiliarityTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.O presente artigo aborda o tema da gestão escolar e sua devida atuação perante a inserção do cuidador escolar ao acolhimento dos alunos que necessitam de cuidados especiais nas unidades educacionais, evidenciando a necessidade de legislação pertinente aos cuidadores escolar. Primou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário que serviram para explicitar algumas dificuldades e desconhecimentos relacionados ao papel do cuidador dentro da escola. Esse estudo teve então como problemática compreender qual o papel do gestor diante da inclusão dos cuidadores escolares para o auxílio aos alunos com necessidades especiais no ambiente escolar. E, se há legislação específica para as funções realizada por estes. O gestor escolar ou diretor é o responsável por manter toda a escola em bom funcionamento bem como pelos planejamentos que norteiam as atividades pedagógicas, possibilitando a comunidade escolar a vivência dos novos desafios e aprendizagens, envolvendo a participação ativa dos demais indivíduos, para isso, é necessário que a escola esteja aberta para novas mudanças como viabilizar a inclusão de alunos com necessidades especiais, fornecendo todo o suporte educacional de acordo com a lei. Obteve-se o resultado de que não há legislação específica e quase não há capacitação adequada a essas pessoas que se doam como auxiliares no ambiente escolar. Percebeu-se, a necessidade de a família estar inserida no cotidiano para assim acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, e logo tem-se a participação do gestor promovendo adaptações necessárias ao ambiente escolar.This article addresses the theme of school management and its proper performance in relation to the inclusion of school caregivers in welcoming students who need special care in educational units, highlighting the need for relevant legislation for school caregivers. Priority was given to bibliographical and field research with the application of a questionnaire that served to explain some difficulties and lack of knowledge related to the role of the caregiver within the school. This study then had as a problem to understand the role of the manager in the face of the inclusion of school caregivers to help students with special needs in the school environment. And, if there is specific legislation for the functions performed by them. The school manager or director is responsible for keeping the entire school in good working order, as well as for planning the pedagogical activities, enabling the school community to experience new challenges and learning, involving the active participation of other individuals. It is necessary that the school is open to new changes, such as enabling the inclusion of students with special needs, providing all educational support in accordance with the law. The result was that there is no specific legislation and there is almost no adequate training for those people who donate themselves as assistants in the school environment. It was noticed the need for the family to be inserted in the daily life in order to accompany the development of learning, and soon there is the participation of the manager promoting necessary adaptations to the school environment.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Santos, Sheila Castro dosSilva, Marialva de SouzaCardoso, Andréa CiminiSantos, Andressa Fernandes Bathe dos2024-08-06T01:30:12Z2024-08-06T01:30:12Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARDOSO, Andréa Cimini. SANTOS, Andressa Fernandes Bathe dos. A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. Coorientadora: Marialva de Souza Silva. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/997porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T03:00:16Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/997Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-06T03:00:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
title A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
spellingShingle A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
Cardoso, Andréa Cimini
Acolhimento
Legislação
Inclusão
Desconhecimento
Reception
Legislation
Inclusion
Unfamiliarity
title_short A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
title_full A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
title_fullStr A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
title_full_unstemmed A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
title_sort A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia
author Cardoso, Andréa Cimini
author_facet Cardoso, Andréa Cimini
Santos, Andressa Fernandes Bathe dos
author_role author
author2 Santos, Andressa Fernandes Bathe dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sheila Castro dos
Silva, Marialva de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Andréa Cimini
Santos, Andressa Fernandes Bathe dos
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento
Legislação
Inclusão
Desconhecimento
Reception
Legislation
Inclusion
Unfamiliarity
topic Acolhimento
Legislação
Inclusão
Desconhecimento
Reception
Legislation
Inclusion
Unfamiliarity
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-06T01:30:12Z
2024-08-06T01:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Andréa Cimini. SANTOS, Andressa Fernandes Bathe dos. A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. Coorientadora: Marialva de Souza Silva. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/997
identifier_str_mv CARDOSO, Andréa Cimini. SANTOS, Andressa Fernandes Bathe dos. A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. Coorientadora: Marialva de Souza Silva. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275582455742464