Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Alexandra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13078
Resumo: A literacia em diabetes parece ser uma das ferramentas fundamentais para combater o aumento de prevalência desta patologia crónica que tem crescido exponencialmente ao longo dos anos quer a nível mundial, quer a nível nacional. Com este estudo pretendeu-se avaliar o nível de literacia em diabetes nos estudantes do ensino superior público do concelho de Mirandela, para, em consequência, fornecer algumas diretrizes para a proposta de um projeto de intervenção nesta comunidade. Teve como objetivos específicos: validar o questionário dos conhecimentos da Diabetes (QCD); relacionar os níveis de conhecimento sobre diabetes com as variáveis sociodemográficas e clinicas. A amostra estudada compreende 432 alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela que reponderam ao questionário no período de 15 de fevereiro a 18 de março de 2016. Verificou-se que a aplicação do questionário dos conhecimentos da diabetes (QCD; Sousa & McIntyre, 2003) que avalia os conhecimentos das pessoas acerca da diabetes e seu tratamento, parece ser aceitável na população em geral e o modelo bidimensional obtido com a análise fatorial confirmatória revelou bons índices de ajustamento. Os resultados indicaram um reduzido nível de literacia em diabetes na amostra de participantes e o seu desconhecimento está associado a mitos e falsos conceitos mais do que a incerteza; que o conhecimento na dimensão duração da doença era maior que na dimensão conhecimento global da diabetes (causas, controlo, tratamento e complicações); os alunos mais novos possuem mais conhecimento sobre a diabetes, o género feminino parece revelar maior conhecimento do que o masculino, que os alunos que residem no concelho de Mirandela apresentam menor conhecimento do que os restantes e que os alunos que possuem e residem com familiares com diabetes possuem mais conhecimento do que os outros, embora apresentem igualmente elevado desconhecimento por mitos e falsos conceitos. Conclui-se que existe uma necessidade de aposta em projetos educacionais comunitários para aumentar a literacia em diabetes.
id RCAP_032718b39ab4d0c4bc418832bbd28c33
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de MirandelaDiabetesLliteraciaConhecimentoLiteracyKnowledgeUnfamiliarityDesconhecimentoDomínio/Área Científica::Ciências MédicasA literacia em diabetes parece ser uma das ferramentas fundamentais para combater o aumento de prevalência desta patologia crónica que tem crescido exponencialmente ao longo dos anos quer a nível mundial, quer a nível nacional. Com este estudo pretendeu-se avaliar o nível de literacia em diabetes nos estudantes do ensino superior público do concelho de Mirandela, para, em consequência, fornecer algumas diretrizes para a proposta de um projeto de intervenção nesta comunidade. Teve como objetivos específicos: validar o questionário dos conhecimentos da Diabetes (QCD); relacionar os níveis de conhecimento sobre diabetes com as variáveis sociodemográficas e clinicas. A amostra estudada compreende 432 alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela que reponderam ao questionário no período de 15 de fevereiro a 18 de março de 2016. Verificou-se que a aplicação do questionário dos conhecimentos da diabetes (QCD; Sousa & McIntyre, 2003) que avalia os conhecimentos das pessoas acerca da diabetes e seu tratamento, parece ser aceitável na população em geral e o modelo bidimensional obtido com a análise fatorial confirmatória revelou bons índices de ajustamento. Os resultados indicaram um reduzido nível de literacia em diabetes na amostra de participantes e o seu desconhecimento está associado a mitos e falsos conceitos mais do que a incerteza; que o conhecimento na dimensão duração da doença era maior que na dimensão conhecimento global da diabetes (causas, controlo, tratamento e complicações); os alunos mais novos possuem mais conhecimento sobre a diabetes, o género feminino parece revelar maior conhecimento do que o masculino, que os alunos que residem no concelho de Mirandela apresentam menor conhecimento do que os restantes e que os alunos que possuem e residem com familiares com diabetes possuem mais conhecimento do que os outros, embora apresentem igualmente elevado desconhecimento por mitos e falsos conceitos. Conclui-se que existe uma necessidade de aposta em projetos educacionais comunitários para aumentar a literacia em diabetes.Alfabetización en la diabetes parece ser una de las herramientas clave para combatir la creciente prevalencia de las enfermedades crónicas que ha crecido exponencialmente en los últimos años y en el mundo a nivel nacional. Este estudio tuvo como objetivo evaluar el nivel de conocimientos en la diabetes en los estudiantes de la educación superior pública municipio de Mirandela, por lo tanto, a proporcionar algunas pautas para la propuesta de un proyecto de intervención en esta comunidad. Sus objetivos específicos: validar el cuestionario de conocimientos de la Diabetes (QCD); relacionar los niveles de conocimiento sobre la diabetes con las variables sociodemográficas y clínicas. La muestra comprende 432 estudiantes de la educación superior pública del condado Mirandela que ellos respondieron al cuestionario en el período del 15 de febrero al 18 de marzo de 2016. Se encontró que el cuestionario de conocimientos sobre la diabetes (QCD; Sousa y McIntyre, 2003) que evalúa el conocimiento de la gente acerca de la diabetes y su tratamiento, parece ser aceptable en la población general y el modelo bidimensional obtenido a partir del análisis factorial confirmatorio reveló buenos niveles de ajuste. Los resultados mostraron un bajo nivel de alfabetización de la diabetes que participan en la muestra y se asocia con sus mitos y conceptos erróneos falta más incertidumbre; el conocimiento de que la duración de la enfermedad fue dimensión mayor que la dimensión de la diabetes generalmente conocidos (causas, control, tratamiento y complicaciones); los estudiantes más jóvenes tienen más conocimientos sobre la diabetes, el sexo femenino parece revelar un mayor conocimiento que los hombres, los estudiantes que residen en el municipio de Mirandela tienen menos conocimientos que los demás y que los estudiantes que poseen y viven con parientes diabetes tienen más conocimiento que otros, mientras que también lleva completa ignorancia sobre los mitos y conceptos erróneos. Llegamos a la conclusión de que existe una necesidad de inversión en proyectos de educación comunitaria para aumentar los conocimientos en la diabetes.Literacy in diabetes appears to be one of the key tools to combat the increasing prevalence of chronic disease that has grown exponentially over the years and globally at national level. This study aimed to evaluate the level of literacy in diabetes in students of public higher education Mirandela municipality, to therefore provide some guidelines for the proposal of an intervention project in this community. Its specific objectives: to validate the questionnaire knowledge of Diabetes (QCD); relate the levels of knowledge about diabetes with the sociodemographic and clinical variables. The sample comprises 432 students of public higher education Mirandela county that They replied to the questionnaire in the period from 15 February to 18 March 2016. It was found that the questionnaire of knowledge of diabetes (QCD; Sousa & McIntyre, 2003) that evaluates the knowledge of people about diabetes and its treatment, seems to be acceptable in the general population and the two-dimensional model obtained from the confirmatory factor analysis revealed good levels of adjustment. The results showed a low level of literacy diabetes participating in the sample and is associated with their lack myths and misconceptions more uncertainty; the knowledge that the dimension disease duration was greater than the dimension generally known diabetes (causes, monitoring, treatment and complications); younger students have more knowledge about diabetes, female gender seems to reveal greater knowledge than men, students residing in Mirandela municipality have less knowledge than the others and that students who own and live with relatives diabetes have more knowledge than others, while also carrying full ignorance on myths and misconceptions. We conclude that there is a need for investment in community education projects to increase literacy in diabetes.Mata, Maria AugustaBrás, ManuelBiblioteca Digital do IPBNeto, Alexandra2016-07-22T14:36:57Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13078TID:201453355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:16.181053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
title Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
spellingShingle Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
Neto, Alexandra
Diabetes
Lliteracia
Conhecimento
Literacy
Knowledge
Unfamiliarity
Desconhecimento
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
title_full Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
title_fullStr Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
title_full_unstemmed Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
title_sort Literacia em diabetes nos alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela
author Neto, Alexandra
author_facet Neto, Alexandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria Augusta
Brás, Manuel
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes
Lliteracia
Conhecimento
Literacy
Knowledge
Unfamiliarity
Desconhecimento
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Diabetes
Lliteracia
Conhecimento
Literacy
Knowledge
Unfamiliarity
Desconhecimento
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description A literacia em diabetes parece ser uma das ferramentas fundamentais para combater o aumento de prevalência desta patologia crónica que tem crescido exponencialmente ao longo dos anos quer a nível mundial, quer a nível nacional. Com este estudo pretendeu-se avaliar o nível de literacia em diabetes nos estudantes do ensino superior público do concelho de Mirandela, para, em consequência, fornecer algumas diretrizes para a proposta de um projeto de intervenção nesta comunidade. Teve como objetivos específicos: validar o questionário dos conhecimentos da Diabetes (QCD); relacionar os níveis de conhecimento sobre diabetes com as variáveis sociodemográficas e clinicas. A amostra estudada compreende 432 alunos do ensino superior público do concelho de Mirandela que reponderam ao questionário no período de 15 de fevereiro a 18 de março de 2016. Verificou-se que a aplicação do questionário dos conhecimentos da diabetes (QCD; Sousa & McIntyre, 2003) que avalia os conhecimentos das pessoas acerca da diabetes e seu tratamento, parece ser aceitável na população em geral e o modelo bidimensional obtido com a análise fatorial confirmatória revelou bons índices de ajustamento. Os resultados indicaram um reduzido nível de literacia em diabetes na amostra de participantes e o seu desconhecimento está associado a mitos e falsos conceitos mais do que a incerteza; que o conhecimento na dimensão duração da doença era maior que na dimensão conhecimento global da diabetes (causas, controlo, tratamento e complicações); os alunos mais novos possuem mais conhecimento sobre a diabetes, o género feminino parece revelar maior conhecimento do que o masculino, que os alunos que residem no concelho de Mirandela apresentam menor conhecimento do que os restantes e que os alunos que possuem e residem com familiares com diabetes possuem mais conhecimento do que os outros, embora apresentem igualmente elevado desconhecimento por mitos e falsos conceitos. Conclui-se que existe uma necessidade de aposta em projetos educacionais comunitários para aumentar a literacia em diabetes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22T14:36:57Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13078
TID:201453355
url http://hdl.handle.net/10198/13078
identifier_str_mv TID:201453355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135275428872192