Alfabetização digital docente e o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fábio Chaves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/279
Resumo: Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_e435b85dd08fb42eef3f4170dca3a96f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/279
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Alfabetização digital docente e o ensino de matemáticaAlfabetização digitalLetramento digitalEnsino de matemáticaTecnologia digitalDigital literacyDigital LiteracyMathematics teachingDigital technologyArtigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática.O presente trabalho busca discutir a importância da alfabetização digital do professor de matemática, desde a formação docente, para que o profissional possa desempenhar, além dos aspectos operacionais de uso, uma reflexão maior, que inclui indagações de como e por que usar o suporte digital em suas intervenções pedagógicas. Teve como objetivo principal mostrar e discutir ideias tecnológicas e a alfabetização digital do docente, visto que há a necessidade de aprimorar a conexão entre os meios tecnológicos de ensino, a formação docente e o processo de ensino aprendizagem por meio dos mais variados suportes tecnológicos. Para este estudo foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de apresentar a importância da formação tecnológica do professor de matemática, já que este tem o papel de mediar o ensino e promover a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que teve como base artigos, dissertações e teses, disponíveis nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) Brasil, Google Livros, anais de eventos e sites. Nota-se que apesar do avanço das tecnologias digitais mostrarem seus efeitos ao auxiliar para o desenvolvimento da educação, ainda há uma resistência na formação de profissionais capacitados para usá-las com propriedade e sucesso.The present work seeks to discuss the importance of digital literacy for Mathematics teachers, from teacher training, so that the professional can perform, in addition to the operational aspects of use, for a greater reflection, which includes questions about how and why to use digital support in their pedagogical interventions. Its main objective was to show and discuss technological ideas and the digital literacy of teachers, since there is a need to improve the connection between technological means of teaching, teacher training and the teaching-learning process through the most varied technological supports. For this study, a bibliographical survey was carried out through a detailed scan in order to present the importance of the technological training of the mathematics teacher, since this has the role of mediating teaching through digital inclusion. This is qualitative bibliographical research that was based on articles, dissertations, theses available in the databases of the Scientific Electronic Library Online (Scielo) Brazil, Google Books, annals of events and websites. It is noted that despite the advancement of digital technologies showing their effects in helping to develop education, there is still resistance in the training of trained professionals to use them properly and success.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaCampos, Jean PeixotoAlmeida, Fábio Chaves de2023-03-23T19:52:33Z2023-03-23T19:52:33Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Fábio Chaves de. Alfabetização digital docente e o ensino de matemática. Orientador: Jean Peixoto Campos. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/279porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:01:45Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/279Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:01:45Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
title Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
spellingShingle Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
Almeida, Fábio Chaves de
Alfabetização digital
Letramento digital
Ensino de matemática
Tecnologia digital
Digital literacy
Digital Literacy
Mathematics teaching
Digital technology
title_short Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
title_full Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
title_fullStr Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
title_full_unstemmed Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
title_sort Alfabetização digital docente e o ensino de matemática
author Almeida, Fábio Chaves de
author_facet Almeida, Fábio Chaves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Jean Peixoto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fábio Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização digital
Letramento digital
Ensino de matemática
Tecnologia digital
Digital literacy
Digital Literacy
Mathematics teaching
Digital technology
topic Alfabetização digital
Letramento digital
Ensino de matemática
Tecnologia digital
Digital literacy
Digital Literacy
Mathematics teaching
Digital technology
description Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-23T19:52:33Z
2023-03-23T19:52:33Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Fábio Chaves de. Alfabetização digital docente e o ensino de matemática. Orientador: Jean Peixoto Campos. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/279
identifier_str_mv ALMEIDA, Fábio Chaves de. Alfabetização digital docente e o ensino de matemática. Orientador: Jean Peixoto Campos. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585870954496