Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cléia da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Karling, Sandra Aleixo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1180
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
id IFRO-1_ec559eae0e12f800afa378bca9185f16
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1180
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidadesGestão escolar democráticaDesafiosPossibilidadesSchool management democraticChallengesPossibilitiesTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Refletindo sobre as atuais demandas da sociedade, não se pode ignorar o quanto é desafiador para a gestão escolar lidar com as novas perspectivas relacionadas ao ensino. São muitos os desafios e as possibilidades, dentre as quais, pode-se destacar o desafio de formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. O objetivo deste estudo é entender os principais desafios e possibilidades da gestão escolar democrática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica realizada a partir da seleção de artigos científicos na base de dados Scielo e livros com temáticas pertinentes ao assunto em questão. Conclui-se que é necessário pensar na coletividade, da formação de alunos autônomos e com capacidades de refletir sobre a realidade da sua comunidade e transformá-la a partir de suas ações ativas, buscando sempre conscientizar a toda a comunidade escolar acerca dos seus papéis e responsabilidades na sociedade como um todo. Existem muitas estratégias que podem ser desenvolvidas pelos gestores no sentido de, não somente ensinar o aluno a ler e escrever, mas principalmente de formar cidadãos conscientes acerca dos seus papéis, direitos e deveres na sociedade. A gestão escolar democrática e participativa é uma abordagem que tem o potencial de melhorar a educação e o funcionamento das escolas, promovendo a participação de todos os envolvidos. No entanto, é importante reconhecer e superar os desafios, como a resistência à mudança e a desigualdade de poder, para colher os benefícios da democratização da gestão escolar.Reflecting on the current demands of society, one cannot ignore how challenging it is for school management to deal with the new perspectives related to education. There are many challenges and possibilities, among which the challenge of educating autonomous and participatory citizens in society can be highighted. The objective of this study is to understand the main challenges and possibilities of democratic school management. This is a qualitative and bibliographical research conducted by selecting scientific articles from the Scielo database and as books with relevant themes on the subject. It is concluded that it is necessary to think collectively, fostering the formation of autonomous students with the ability to reflect on the reality of their community and transform it through their active actions, always seeking to raise awareness within the entire school community about their roles and responsibilities in society as a whole. There are many strategies that can be developed by school managers not only to teach students how to read and write but, most importantly, to educate conscious citizens about their roles, rights, and responsibilities in society. Democratic and participatory school management is an approach that has the potential to improve education and the functioning of schools by promoting the participation of all those involved. However, it is important to recognize and overcome challenges, such as resistance to change and power inequality to reap the benefits of democratizing school management.Campus Porto Velho Zona NorteTecnologia em Gestão Pública (EaD)Barbosa, Sandra Carla PereiraAbreu, Cléia da SilvaKarling, Sandra Aleixo2024-08-26T15:25:09Z2024-08-26T15:25:09Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfABREU, Cléia da Silva; KARLING, Sandra Aleixo. Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades. Orientadora: Sandra Carla Pereira Barbosa. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1180porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T03:00:18Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1180Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T03:00:18Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
title Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
spellingShingle Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
Abreu, Cléia da Silva
Gestão escolar democrática
Desafios
Possibilidades
School management democratic
Challenges
Possibilities
title_short Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
title_full Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
title_fullStr Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
title_sort Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades
author Abreu, Cléia da Silva
author_facet Abreu, Cléia da Silva
Karling, Sandra Aleixo
author_role author
author2 Karling, Sandra Aleixo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Sandra Carla Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cléia da Silva
Karling, Sandra Aleixo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar democrática
Desafios
Possibilidades
School management democratic
Challenges
Possibilities
topic Gestão escolar democrática
Desafios
Possibilidades
School management democratic
Challenges
Possibilities
description Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-08-26T15:25:09Z
2024-08-26T15:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Cléia da Silva; KARLING, Sandra Aleixo. Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades. Orientadora: Sandra Carla Pereira Barbosa. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1180
identifier_str_mv ABREU, Cléia da Silva; KARLING, Sandra Aleixo. Gestão escolar democrática e participativa: desafios e possibilidades. Orientadora: Sandra Carla Pereira Barbosa. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Zona Norte
Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579658141696