Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestão escolar, no trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo no contexto escolar. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral, analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de sete questõestema configuradas previamente. Participaram desse estudo a coordenadora e a gestora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz na Paraíba. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar. Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola. Nessa perspectiva, compreendesse que é necessário cada vez mais resgatar os espaços de debate e diálogo no contexto escolar, como um caminho para se chegar a uma reflexão coletiva das ações educativas desenvolvidas.
id UFCG_547a8fe71e7e861ce9a39056d0762a15
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23809
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.Democratic and participative school management in school: between challenges and possibilities.Gestão escolar democráticaDemocráticaParticipativaDesafiosPossibilidadesManagementDemocraticParticipatoryChallengesPossibilitiesAdministração Educacional.O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestão escolar, no trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo no contexto escolar. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral, analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de sete questõestema configuradas previamente. Participaram desse estudo a coordenadora e a gestora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz na Paraíba. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar. Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola. Nessa perspectiva, compreendesse que é necessário cada vez mais resgatar os espaços de debate e diálogo no contexto escolar, como um caminho para se chegar a uma reflexão coletiva das ações educativas desenvolvidas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, José Amiraldo Alves da Silva.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510SILVA, José Amiraldo Alves.SARMENTO, Mayrla Marla Lima.20162022-03-08T19:42:37Z2022-03-082022-03-08T19:42:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809SARMENTO, Mayrla Marla Lima. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-12T02:15:58Zoai:localhost:riufcg/23809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-12T02:15:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
Democratic and participative school management in school: between challenges and possibilities.
title Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
spellingShingle Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
Gestão escolar democrática
Democrática
Participativa
Desafios
Possibilidades
Management
Democratic
Participatory
Challenges
Possibilities
Administração Educacional.
title_short Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
title_full Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
title_fullStr Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
title_sort Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades.
author SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
author_facet SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, José Amiraldo Alves da Silva.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
SILVA, José Amiraldo Alves.
dc.contributor.author.fl_str_mv SARMENTO, Mayrla Marla Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar democrática
Democrática
Participativa
Desafios
Possibilidades
Management
Democratic
Participatory
Challenges
Possibilities
Administração Educacional.
topic Gestão escolar democrática
Democrática
Participativa
Desafios
Possibilidades
Management
Democratic
Participatory
Challenges
Possibilities
Administração Educacional.
description O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão escolar democrática e como questão de pesquisa as principais possibilidades e desafios enfrentados pela gestão escolar, no trabalho com uma gestão de cunho democrático e participativo no contexto escolar. A partir desse delineamento, se definiu como objetivo geral, analisar as possibilidades e desafios do gestor em efetivar um trabalho de cunho democrático e participativo no âmbito escolar, e como objetivos específicos, identificar as dificuldades enfrentadas no trabalho com uma gestão escolar democrática e participativa; refletir a importância do Projeto Político Pedagógico da escola em relação ao trabalho da gestão escolar e averiguar a relação entre a existência de uma gestão democrática na escola e a qualidade das práticas que são desenvolvidas na instituição. A pesquisa teve um caráter exploratório, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação e de questionário como instrumento de coleta de dados, constituído a partir de sete questõestema configuradas previamente. Participaram desse estudo a coordenadora e a gestora de uma instituição de ensino da cidade de Santa Cruz na Paraíba. Os resultados apontaram que os desafios da gestão democrática estão ligados a diferentes questões como a falta de participação dos professores, pouca visibilidade da relevância da coletividade em prol das questões relativas à qualidade educativa da instituição, bem como que este tipo de gestão seja um instrumento que dê sustentação para as diferentes vivências, conflitos e desafios do âmbito escolar. Os resultados demonstraram também que existem possibilidades de exercício de uma gestão democrática, desde que sejam permeadas por um trabalho coletivo e que leve em consideração a diversidade de interesses dos sujeitos da instituição, como forma de democratizar os processos decisórios efetivados na escola. Nessa perspectiva, compreendesse que é necessário cada vez mais resgatar os espaços de debate e diálogo no contexto escolar, como um caminho para se chegar a uma reflexão coletiva das ações educativas desenvolvidas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-03-08T19:42:37Z
2022-03-08
2022-03-08T19:42:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809
SARMENTO, Mayrla Marla Lima. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23809
identifier_str_mv SARMENTO, Mayrla Marla Lima. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528133849088