Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Hélio Menezes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.
id IFRO-1_f1e23fbe114ed3f6d3119f25fab8bcc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/934
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima AvelinoTecnologia assistivaGamificação escolarInclusãoEducacionalSocialArtigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.A tecnologia assistiva e a gamificação estão sendo utilizadas com sucesso na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino para promover a inclusão social e educacional de alunos com deficiências. A tecnologia assistiva oferece ferramentas e dispositivos que ajudam alunos com necessidades especiais a superar barreiras e participar ativamente do processo de aprendizagem. A gamificação, por sua vez, utiliza elementos de jogos para tornar o ensino mais envolvente e motivador. Neste órgão governamental de ensino, essas duas abordagens se combinam de maneira eficaz. Este estudo tem o objetivo de investigar o impacto da utilização da tecnologia assistiva e da gamificação em prol da inclusão social e educacional na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino. Esta pesquisa é inicialmente bibliográfica, mas também envolve a participação dos estudantes, onde após ministradas algumas aulas gamificadas, foram fornecidos questionários de entrevistas a alguns alunos para se entender o impacto dessas abordagens. O texto aborda diferentes perspectivas de autores, conceitos, definições, características e procedimentos que ajudam a compreender adequadamente uma pesquisa baseada na produção teórica de outros autores. Os resultados observados na instituição mostram melhorias significativas no desempenho do ensino-aprendizado dos alunos, bem como no seu desenvolvimento social e emocional. Isso demonstra como a combinação da tecnologia assistiva e da gamificação pode transformar o ambiente educacional, criando oportunidades igualitárias para todos os alunos, independentemente de suas limitações. Este exemplo da Escola Joaquim de Lima Avelino destaca a importância de adotar abordagens inovadoras para promover a inclusão social e educacional nas escolas, visando criar um ambiente educacional mais acessível e inclusivo para todos.Campus Ji-ParanáEspecialização em Informática na Educação (EaD)Escudero, Danilo PereiraSoares, Hélio Menezes2024-07-04T15:59:23Z2024-07-04T15:59:23Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Hélio Menezes. Tecnologia assistiva: a gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino. Orientador: Danilo Pereira Escudero. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná-RO, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-06T03:00:19Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/934Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-07-06T03:00:19Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
title Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
spellingShingle Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
Soares, Hélio Menezes
Tecnologia assistiva
Gamificação escolar
Inclusão
Educacional
Social
title_short Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
title_full Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
title_fullStr Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
title_sort Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
author Soares, Hélio Menezes
author_facet Soares, Hélio Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escudero, Danilo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Hélio Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Gamificação escolar
Inclusão
Educacional
Social
topic Tecnologia assistiva
Gamificação escolar
Inclusão
Educacional
Social
description Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-04T15:59:23Z
2024-07-04T15:59:23Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Hélio Menezes. Tecnologia assistiva: a gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino. Orientador: Danilo Pereira Escudero. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná-RO, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934
identifier_str_mv SOARES, Hélio Menezes. Tecnologia assistiva: a gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino. Orientador: Danilo Pereira Escudero. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná-RO, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Ji-Paraná
Especialização em Informática na Educação (EaD)
publisher.none.fl_str_mv Campus Ji-Paraná
Especialização em Informática na Educação (EaD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585768194048