Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação. |
id |
IFRO-1_f1e23fbe114ed3f6d3119f25fab8bcc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/934 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima AvelinoTecnologia assistivaGamificação escolarInclusãoEducacionalSocialArtigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.A tecnologia assistiva e a gamificação estão sendo utilizadas com sucesso na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino para promover a inclusão social e educacional de alunos com deficiências. A tecnologia assistiva oferece ferramentas e dispositivos que ajudam alunos com necessidades especiais a superar barreiras e participar ativamente do processo de aprendizagem. A gamificação, por sua vez, utiliza elementos de jogos para tornar o ensino mais envolvente e motivador. Neste órgão governamental de ensino, essas duas abordagens se combinam de maneira eficaz. Este estudo tem o objetivo de investigar o impacto da utilização da tecnologia assistiva e da gamificação em prol da inclusão social e educacional na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino. Esta pesquisa é inicialmente bibliográfica, mas também envolve a participação dos estudantes, onde após ministradas algumas aulas gamificadas, foram fornecidos questionários de entrevistas a alguns alunos para se entender o impacto dessas abordagens. O texto aborda diferentes perspectivas de autores, conceitos, definições, características e procedimentos que ajudam a compreender adequadamente uma pesquisa baseada na produção teórica de outros autores. Os resultados observados na instituição mostram melhorias significativas no desempenho do ensino-aprendizado dos alunos, bem como no seu desenvolvimento social e emocional. Isso demonstra como a combinação da tecnologia assistiva e da gamificação pode transformar o ambiente educacional, criando oportunidades igualitárias para todos os alunos, independentemente de suas limitações. Este exemplo da Escola Joaquim de Lima Avelino destaca a importância de adotar abordagens inovadoras para promover a inclusão social e educacional nas escolas, visando criar um ambiente educacional mais acessível e inclusivo para todos.Campus Ji-ParanáEspecialização em Informática na Educação (EaD)Escudero, Danilo PereiraSoares, Hélio Menezes2024-07-04T15:59:23Z2024-07-04T15:59:23Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Hélio Menezes. Tecnologia assistiva: a gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino. Orientador: Danilo Pereira Escudero. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná-RO, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-06T03:00:19Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/934Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-07-06T03:00:19Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino |
title |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino Soares, Hélio Menezes Tecnologia assistiva Gamificação escolar Inclusão Educacional Social |
title_short |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino |
title_full |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino |
title_sort |
Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino |
author |
Soares, Hélio Menezes |
author_facet |
Soares, Hélio Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Escudero, Danilo Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Hélio Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Gamificação escolar Inclusão Educacional Social |
topic |
Tecnologia assistiva Gamificação escolar Inclusão Educacional Social |
description |
Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-04T15:59:23Z 2024-07-04T15:59:23Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Hélio Menezes. Tecnologia assistiva: a gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino. Orientador: Danilo Pereira Escudero. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná-RO, 2023. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934 |
identifier_str_mv |
SOARES, Hélio Menezes. Tecnologia assistiva: a gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino. Orientador: Danilo Pereira Escudero. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Ji-Paraná-RO, 2023. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Ji-Paraná Especialização em Informática na Educação (EaD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Ji-Paraná Especialização em Informática na Educação (EaD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275585768194048 |