Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Valeria Calixto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/650
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo submetido a Revista Científica Semana Acadêmica - ISSN 2236-6717 Conforme a NBR 6023:2002. Transformando o ensino de Química: Experiências com o construtivismo piagetiano no PIEX do IFRO, apresentado a Coordenação de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química.
id IFRO-1_f3ab1a5e68edda47855c6a86593ea514
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/650
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFROQuímicaEJAConstrutivismoPIEXChemistryAdult EducationConstructivismPIEXTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo submetido a Revista Científica Semana Acadêmica - ISSN 2236-6717 Conforme a NBR 6023:2002. Transformando o ensino de Química: Experiências com o construtivismo piagetiano no PIEX do IFRO, apresentado a Coordenação de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química.A química é uma disciplina fundamental para entender e solucionar problemas do mundo real, no entanto, muitos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldades para aprender e se interessar pela matéria. Este artigo relata uma experiência realizada no âmbito do Projeto Integrador de Extensão (PIEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco na abordagem mais lúdica e participativa do ensino de Química. Utilizando metodologias ativas e concepções do Construtivismo Piagetiano, o projeto buscou proporcionar atividades objetivando melhorar a aprendizagem dos alunos, especificamente aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi possível perceber ao longo do desenvolvimento do projeto que as abordagens inovadoras, lúdicas, ativas que envolvem o desenvolvimento de trabalho de forma coletiva, em cooperação torna o ensino da Química mais envolvente e eficaz, promovendo resultados positivos na compreensão e no engajamento dos alunos. Os conteúdos abordados por meio de metodologias que contemplavam as concepções piagetianas, alcançaram os objetivos propostos.Chemistry is a fundamental discipline for understanding and solving real-world problems. However, many students in Adult Education (EJA) face challenges in learning and developing an interest in the subject. This article reports on an experience conducted within the scope of the Integrated Extension Project (PIEX) at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rondônia (IFRO), focusing on a more playful and participatory approach to teaching Chemistry. Using active methodologies and concepts from Piagetian Constructivism, the project aimed to provide activities aimed at improving the learning of students, specifically those in Adult Education. Throughout the development of the project, it became evident that innovative, playful, and active approaches that involve cooperative work make the teaching of Chemistry more engaging and effective, leading to positive outcomes in student comprehension and engagement. Contents covered through methodologies that embraced Piagetian concepts achieved the proposed objectives.Semana AcademicaCampus Ji-ParanáLicenciatura em QuímicaPereira, Leiva CustódioCosta, Valeria Calixto2023-12-14T15:49:30Z2023-12-14T15:49:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta, Valeria Calixto; Pereira, Leiva Custódio. Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 11, n.240, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/transformando-o-ensino-de-quimica-experiencias-com-o-construtivismo-piagetiano-no-piex-do22366717http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/650porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T16:13:15Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T16:13:15Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
title Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
spellingShingle Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
Costa, Valeria Calixto
Química
EJA
Construtivismo
PIEX
Chemistry
Adult Education
Constructivism
PIEX
title_short Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
title_full Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
title_fullStr Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
title_full_unstemmed Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
title_sort Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
author Costa, Valeria Calixto
author_facet Costa, Valeria Calixto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Leiva Custódio
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Valeria Calixto
dc.subject.por.fl_str_mv Química
EJA
Construtivismo
PIEX
Chemistry
Adult Education
Constructivism
PIEX
topic Química
EJA
Construtivismo
PIEX
Chemistry
Adult Education
Constructivism
PIEX
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo submetido a Revista Científica Semana Acadêmica - ISSN 2236-6717 Conforme a NBR 6023:2002. Transformando o ensino de Química: Experiências com o construtivismo piagetiano no PIEX do IFRO, apresentado a Coordenação de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T15:49:30Z
2023-12-14T15:49:30Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa, Valeria Calixto; Pereira, Leiva Custódio. Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 11, n.240, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/transformando-o-ensino-de-quimica-experiencias-com-o-construtivismo-piagetiano-no-piex-do
22366717
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/650
identifier_str_mv Costa, Valeria Calixto; Pereira, Leiva Custódio. Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 11, n.240, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/transformando-o-ensino-de-quimica-experiencias-com-o-construtivismo-piagetiano-no-piex-do
22366717
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Semana Academica
Campus Ji-Paraná
Licenciatura em Química
publisher.none.fl_str_mv Semana Academica
Campus Ji-Paraná
Licenciatura em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581567598592