Costurando Saberes - Novas Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Valim
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/746
Resumo: Este livro é resultado do Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, teve como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas.
id IFRO-1_fa49ff762878b2e56b1e23b80542a52c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/746
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Costurando Saberes - Novas PerspectivasEducaçãoFilosofiaInterdisciplinaridade na educaçãoEducationPhilosophyInterdisciplinarity in educationEste livro é resultado do Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, teve como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas.Após o período pandêmico, constatamos impactos na saúde mental da comunidade escolar, ocasionando ansiedade, confusão mental, depressão, sentimentos de isolamento, falta de perspectivas, baixa expectativas com o amanhã. Infere-se que o estado letárgico no interior das instituições de ensino, ocorre em virtude da readaptação à vida normal, resguardadas as proporções, do que seja um novo normal. Difícil seguir em frente, diante das perdas de entes queridos, exaustão, baixa produtividade no trabalho, na academia, este adoecimento é difícil de dimensionar, precisaremos redimensionar nossos currículos a partir de novos elementos que se incorporaram sem permissão ao cotidiano escolar. As ações escolares tornaram-se minimalistas, há um desassossego e um sentimento de incerteza para onde caminhar. Retomar as discussões sobre a importância da formação humanística para a formação da sociedade é imprescindível. São notórios os ataques vorazes aos currículos escolares, a proliferação de cursos que fomentam a aceleração da formação cidadã e profissional e que se resumem a poucos momentos de interação entre os professores e alunos; impactam consideravelmente na formação dos brasileiros e na resiliência das pessoas ao lidarem com conflitos e adversidades citadas nas ideias preliminares deste texto.After the pandemic period, we found impacts on the mental health of the school community, causing anxiety, mental confusion, depression, feelings of isolation, lack of prospects, low expectations for tomorrow. It is inferred that the lethargic state within educational institutions occurs due to the readaptation to normal life, safeguarding the proportions, of what is a new normal. It is difficult to move on, in the face of the loss of loved ones, exhaustion, low productivity at work, in the gym, this illness is difficult to measure, we will need to resize our curricula based on new elements that have been incorporated without permission into the school routine. School actions have become minimalist, there is a restlessness and a feeling of uncertainty where to go. It is essential to resume discussions on the importance of humanistic formation for the formation of society. The voracious attacks on school curricula, the proliferation of courses that foster the acceleration of citizenship and professional training and that are limited to a few moments of interaction between teachers and students are notorious; They have a considerable impact on the education of Brazilians and on people's resilience when dealing with conflicts and adversities mentioned in the preliminary ideas of this text.Seven Publicações AcadêmicasCampus Porto Velho CalamaBacharelado em Engenharia QuímicaSouza, Alecsandra Oliveira deRicardo ValimSoares, Domingos Perpetuo Alves et. al.2024-02-16T17:27:49Z2024-02-16T17:27:49Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfVALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpetuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2024. 99 p.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/74610.56238/costssbernovasperporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T13:52:20Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/746Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T13:52:20Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Costurando Saberes - Novas Perspectivas
title Costurando Saberes - Novas Perspectivas
spellingShingle Costurando Saberes - Novas Perspectivas
Ricardo Valim
Educação
Filosofia
Interdisciplinaridade na educação
Education
Philosophy
Interdisciplinarity in education
title_short Costurando Saberes - Novas Perspectivas
title_full Costurando Saberes - Novas Perspectivas
title_fullStr Costurando Saberes - Novas Perspectivas
title_full_unstemmed Costurando Saberes - Novas Perspectivas
title_sort Costurando Saberes - Novas Perspectivas
author Ricardo Valim
author_facet Ricardo Valim
Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al.
author_role author
author2 Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Alecsandra Oliveira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Valim
Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Interdisciplinaridade na educação
Education
Philosophy
Interdisciplinarity in education
topic Educação
Filosofia
Interdisciplinaridade na educação
Education
Philosophy
Interdisciplinarity in education
description Este livro é resultado do Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, teve como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-16T17:27:49Z
2024-02-16T17:27:49Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpetuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2024. 99 p.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/746
10.56238/costssbernovasper
identifier_str_mv VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpetuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2024. 99 p.
10.56238/costssbernovasper
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Seven Publicações Acadêmicas
Campus Porto Velho Calama
Bacharelado em Engenharia Química
publisher.none.fl_str_mv Seven Publicações Acadêmicas
Campus Porto Velho Calama
Bacharelado em Engenharia Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275579662336000